Sobe para 4 o número de mortes por febre maculosa; todos estiveram no mesmo evento em Campinas
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Sobe para 4 o número de mortes por febre maculosa; todos estiveram no mesmo evento em Campinas

Duas mulheres, um homem – que era de Jundiaí – e agora uma adolescente de 16 anos morreram dias após participarem da festa em uma fazenda.

Publicado

em

Atualizado há

carrapato-estrela
Segundo o Ministério da Saúde, "a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável" (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta terça-feira (13), a Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a morte de uma adolescente de 16 anos que estava internada com suspeita de febre maculosa. De acordo com as informações, a jovem esteve internada desde o dia 9 de junho. Dias antes, ela compareceu à mesma festa que o piloto de Jundiaí, Douglas Costa, sua namorada, Mariana Giordano, e outra mulher, que também faleceram.

O Instituto Adolfo Lutz confirmou essa semana que a febre maculosa foi a causa das mortes dos três. Segundo a Secretaria de Saúde, a menina estava em um hospital particular de Campinas. Mas, até o momento, não houve confirmação da causa da morte da adolescente.

O que é a febre maculosa?

De acordo com o Ministério da Saúde, “a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável”, ou seja, há formas clínicas leves e formas graves. Além disso, a doença tem “elevada taxa de letalidade”.

A febre maculosa é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia, e a transmissão ocorre através da picada de carrapato, principalmente do “carrapato estrela”. No entanto, a febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa, por contato. Os sintomas são comumente confundidos com outras doenças que causam febre alta. O tratamento é realizado com antibiótico específico.

Em alerta, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pede para que pessoas que moram ou se deslocam por áreas de transmissão fiquem atentas. Ao menor sinal de febre, dor no corpo, desânimo, náuseas, vômito, diarreia e dor abdominal, procurem um serviço médico. No local, devem informar que estiveram nessas regiões, para evitar o agravamento do quadro.

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo
Publicidade