Frente Parlamentar ouve Assistência Social sobre abordagem com população de rua
Conecte-se conosco

Política

Frente Parlamentar ouve Assistência Social sobre abordagem com população de rua

Hoje, Jundiaí tem 250 pessoas em situação de rua. Dessas, 40% são pessoas que nasceram no município ou estão na cidade há mais de cinco anos.

Publicado

em

Atualizado há

O diagnóstico das equipes da rede comprova que uma série de fatores pode levar a pessoa à permanência nas ruas (Foto: Divulgação)

Em nova reunião da Frente Parlamentar de Apoio às Pessoas em Situação de Rua, realizada no último dia 4, na Câmara Municipal de Jundiaí, vereadores foram apresentados ao trabalho realizado pela equipe de Assistência e Desenvolvimento Social na abordagem diária com a população de rua. Os parlamentares receberam informações a respeito do atual cenário: hoje, Jundiaí conta com 250 pessoas em situação de rua. Dessas, 40% são pessoas que nasceram no município ou estão na cidade há mais de cinco anos.

A reunião foi importante para que os próprios vereadores conhecessem a fundo o trabalho já desenvolvido pela rede municipal, destacou o vereador Faouaz Taha, que recebeu o representante da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social para o bate-papo, João Guilherme. “A frente também tem essa importância, de permitir o acesso dos parlamentares à realidade e ao conhecimento dos nossos instrumentos. Assim, podemos contribuir levando informações oficiais à população”, disse.

Segundo dados técnicos divulgados na reunião, das 250 pessoas em situação de rua, uma média de 90% são homens, com idade entre 18 e 40 anos. As mulheres correspondem a 7% e 3% são pessoas LGBTQIA+. Segundo João, os recambios (encaminhamentos de pessoas de fora de Jundiaí às suas cidades de origem) ocorrem diariamente e, ao ano, chegam a uma média de 1500. O direcionamento é realizado pelo Centro POP, que encaminha os casos para o recâmbio ou para a casa de passagem, abrigos e república.

O diagnóstico das equipes da rede comprova que uma série de fatores pode levar a pessoa à permanência nas ruas, entre eles, o desemprego, falta de escolaridade, o uso de álcool e drogas, o rompimento do laço familiar e os ‘benefícios’ encontrados na rua, por meio de doações ou dinheiro. “Por isso, nós como sociedade também temos que entender que a esmola não recupera a vida de ninguém. Temos que nos informar para que essa pessoa acesse os serviços municipais e tenha o devido acolhimento”, afirmou ainda Faouaz.

Os vereadores ainda esclareceram dúvidas sobre os casos de dependência química e decidiram que, para a próxima reunião prevista para agosto, serão convidados os representantes da Unidade de Gestão de Saúde para abordar essa questão com profundidade.

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo