Centro de Línguas ensina italiano com a utilização do 'fotoromanzo'
Conecte-se conosco

Educação

Centro de Línguas ensina italiano com a utilização do ‘fotoromanzo’

Professores apostam em aulas dinâmicas e atrativas do início ao fim do curso

Publicado

em

Atualizado há

Trabalho resultará em uma fotonovela em italiano. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Além de oferecer, gratuitamente, cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Italiano, o Centro de Línguas Antonio Houaiss, localizado no Complexo Argos, também se destaca por investir em atividades dinâmicas para ajudar no aprendizado dos alunos, como é o caso do ‘fotoromanzo’.

O ‘fotoromanzo’ é uma espécie de fotonovela. No Centro de Línguas, a atividade é totalmente elaborada pelos alunos do 1º semestre de italiano. O método facilita o início da aprendizagem e promove a interação entre os estudantes.

“O fotoromanzo é o primeiro trabalho que os alunos desenvolvem, já que iniciaram as aulas no final de julho e estão iniciando o idioma. A apropriação a partir do fazer e da interação com os demais faz parte da metodologia. O trabalho é realizado tanto nas turmas da manhã, quanto nas da noite”, explica a professora do idioma, Maria Eugênia Savietto.

Isabel Cristina Soares, estudante, estava adiantada com o desenvolvimento do projeto do ‘fotoromanzo’. Com o roteiro pronto, figurino escolhido e locação organizada, ela e o grupo desenvolveram as imagens na manhã de quarta-feira (2). “Colocando o que aprendemos em sala de aula em prática, fica mais fácil aprender. Compartilhamos conhecimento entre os integrantes”, comenta, enquanto direciona as imagens do grupo, que reproduz um pique-nique entre amigos.

A aposentada Romilda Della Antonia Taveira é aposentada e começou a estudar o idioma dos antepassados no final do mês de julho para agilizar o processo de cidadania. Ela aprova as atividades dinâmicas realizadas pela equipe. “As aulas são muito atrativas, com preocupação pedagógica. A iniciativa de oferecer aulas de idiomas gratuitas é importante para a população, pois é mais uma oportunidade para que as pessoas possam desenvolver o conhecimento”, explica a aluna.

Centro de Línguas

No dia 28 de outubro, serão disponibilizadas novas vagas para as próximas turmas dos cursos de idiomas. O cadastro pode ser feito pelo Portal da Prefeitura ou pessoalmente, no Complexo Argos. A classificação das vagas ocorre através de um sorteio eletrônico.

De acordo com Cícera Escoura Bueno, supervisora do Centro de Línguas Antonio Houaiss, a formação em outros idiomas, além do inglês, é diferencial para o mercado do trabalho. “Com o mundo globalizado, a necessidade de conhecimento é cada vez maior. A Educação de Jundiaí, oferece a oportunidade gratuita da aprendizagem de línguas para pessoas maiores de 14 anos, com o ensino fundamental completo ou estar no 9º ano, pelo Centro de Línguas. Mas o ensino para as crianças, a partir da Escola Inovadora começa aos 4 anos, com a adoção das aulas de inglês na grade de atendimento”, ressalta.

Educação Pública

Tarcísio de Freitas assina lei para criação de escolas cívico-militares em SP

Programa deve abranger até 100 unidades de ensino no início de 2025

Publicado

em

Governador Tarcísio de Freitas segurando e exibindo um documento assinado, rodeado por um grupo de pessoas aplaudindo
Governador Tarcísio de Freitas sanciona lei que cria até 100 escolas cívico-militares em SP, promovendo segurança e disciplina no ensino. (Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP)

O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta segunda-feira (27) a lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino. A partir da publicação da nova norma no Diário Oficial do Estado, o Governo de São Paulo iniciará uma ampla consulta pública para definir as unidades estaduais e municipais de ensino que poderão aderir ao modelo. A expectativa…

Continuar lendo

Educação Pública

Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Inscrições vão até 7 de junho, com opções de pagamento variadas e possibilidade de isenção; provas acontecem em novembro.

Publicado

em

Estudantes fazem prova em sala de aula, preenchendo gabaritos de múltipla escolha. Educação, exames escolares, estudo.
Estudantes podem se inscrever para o Enem 2024 a partir de 27 de maio e escolher entre inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira. (Foto: Canva)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terão início na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, e se estenderão até o dia 7 de junho. Os interessados em participar do exame devem realizar sua inscrição através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br. O Instituto Nacional de…

Continuar lendo

Educação Pública

Projeto “Eu Tenho Voz” em Jundiaí: enfrentando a violência infantil através da arte e informação

A peça “Marcas da Infância” e uma rede de apoio levam informação e acolhimento às escolas municipais.

Publicado

em

Alunos da EMEB Luzia Francisca apresentam peça teatral "Eu Tenho Voz" para idosos no CECE Mário Milani, promovendo integração.
Peça teatral “Marcas da Infância”, roteirizada e encenada pela Cia. NarrAr Histórias Teatralizadas, foi apresentada às famílias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um sábado de conscientização na EMEB Luzia Francisca No último sábado, 25 de maio, a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, localizada no bairro Ivoturucaia em Jundiaí, abriu suas portas para um evento especial: o projeto "Eu Tenho Voz". Reunindo famílias, crianças e profissionais da educação, a iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE) busca fortalecer a identificação e…

Continuar lendo

Educação

Fusão de fibra óptica: Jundiaí terá curso gratuito com AWS

O curso abordará os fundamentos da tecnologia de fibra ótica, a preparação de cabos e fibras para fusão, testes e solução de problemas, conectividade, aplicações de fibra ótica e mais.

Publicado

em

Técnico realiza fusão de fibra óptica, utilizando equipamento especializado para unir cabos em procedimento de instalação.
Foto: Canva

A Amazon Web Services (AWS), em parceria com a Sumitomo Electric Lightwave, promoverá um curso gratuito sobre Processo de Fusão de Fibras Ópticas, em Jundiaí. O curso acontecerá na UniAnchieta e abordará os fundamentos da tecnologia de fibra ótica, a preparação de cabos e fibras para fusão, o processo de fusão em si, testes e solução de problemas, conectividade e…

Continuar lendo

Educação

SENAI Jundiaí terá curso gratuito de Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos

O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica.

Publicado

em

Foto: SENAI Jundiaí

O SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Aprendizagem Industrial em Mecânica de Usinagem para Moldes Plásticos. O curso é gratuito e destina-se a jovens que buscam capacitação para o primeiro emprego na área de indústria plástica. Requisitos para inscrição Ter no mínimo 16 anos ao iniciar o curso; Idade máxima que permita concluir o curso…

Continuar lendo