Suspeito de matar adolescente em Campo Limpo Paulista é preso dois anos após o crime
Conecte-se conosco

Polícia

Suspeito de matar adolescente em Campo Limpo Paulista é preso dois anos após o crime

Lara Maria, de 12 anos, desapareceu no dia 16 de março de 2022. Seu corpo foi encontrado três dias depois em um terreno em Francisco Morato.

Publicado

em

Atualizado há

Suspeito de matar adolescente em Campo Limpo Paulista é preso dois anos após o crime
Wellington foi preso em Foz do Iguaçu, no Paraná (Foto: Divulgação/Polícia Civil/Arquivo Pessoal)

Nesta quinta-feira (21), a Polícia Federal prendeu Wellington Galindo de Queiroz (42), principal suspeito de matar a adolescente Lara Maria Oliveira Nascimento, de 12 anos, em Campo Limpo Paulista. A prisão acontece dois anos após o crime.

As autoridades prenderam Wellington em Foz do Iguaçu, no Paraná, próximo à região da Ponte Internacional da Amizade. Há algumas semanas, a PF recebeu informações sobre o possível paradeiro do foragido, na região da Tríplice Fronteira.

Durante abordagem, o suspeito se apresentou com nome falso e foi encaminhando para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu. No local, confessou que fugiu de São Paulo para Foz na intenção de ir para o Paraguai. No entanto, ao chegar à cidade paranaense, decidiu morar ali, com o nome de Diego e realizando pequenos serviços manuais.

Além do mandado de prisão preventiva pelos crimes de homicídio e estupro de vulnerável, ocorridos em Campo Limpo Paulista, havia um mandado de prisão aberto pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, expedido pela Vara de Execuções do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Ivalda Aleixo, Wellington já assinou o mandado de prisão e deve passar por audiência de custódia nesta sexta-feira (22). Agora, a Delegacia Seccional de Jundiaí cuida da logística para buscar o suspeito no Paraná.

Caso Lara

O desaparecimento e morte da adolescente Lara Maria Oliveira Nascimento, de 12 anos, em Campo Limpo Paulista, causaram comoção em todo o Brasil. Lara desapareceu no dia 16 de março de 2022, quando saiu de casa para comprar refrigerante. Três dias depois, encontraram seu corpo em um terreno localizado em Francisco Morato, com marcas de violência.

De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), Lara morreu por traumatismo craniano causado por ao menos quatro golpes na cabeça. Além disso, o legista citou a presença de sinais de crueldade e disse que o criminoso possivelmente usou um martelo ou uma picareta.

O documento confirmou também a presença de cal no corpo da adolescente. A Polícia Civil confirmou, no dia 19 de maio, que os laudos descartaram abuso sexual e uso de entorpecentes na morte da adolescente.

Wellington Galindo de Queiroz, de 42 anos, é considerado o principal suspeito do crime. A polícia já havia sido ouvido Wellington informalmente por telefone e o intimou a prestar esclarecimentos na delegacia, mas ele se negou. Após a intimação, no entanto, a polícia não conseguiu mais contato com o suspeito, até sua prisão nesta quinta-feira (21).

Wellington tem passagens na polícia por tráfico de drogas, crime contra o patrimônio, associação criminosa e receptação. As autoridades o consideravam foragido desde o dia 28 de março de 2022, quando a Justiça decretou a prisão temporária dele por 30 dias pelo assassinato da adolescente.

Em agosto de 2022, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) concluiu o inquérito do caso com um relatório que apontou que a adolescente teria negado qualquer contato com o homem. Assim, ele acabou dando vários golpes na cabeça dela para que ela não o denunciasse.

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade