Em reunião, moradores da Vila Rio Branco recebem balanço de ações
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em reunião, moradores da Vila Rio Branco recebem balanço de ações

Ações na Saúde e Educação foram destaques

Publicado

em

Moradores se reuniram com membros do governo municipal na última quarta-feira (16). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Em mais uma edição de Prestação de Contas da Prefeitura de Jundiaí, os moradores da Vila Rio Branco receberam detalhes sobre os investimentos realizados na região e as expectativas. Este modelo de apresentação das ações municipais ocorre desde 2017 com o objetivo de promover o diálogo entre moradores, gestores e prefeito. O encontro ocorreu na noite da última quarta-feira (16), na Emeb Vereador José Pedro Raymundo.

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve no encontro e enumerou as conquistas, recebendo sugestões e opinião dos munícipes. “Fizemos e estamos fazendo vários investimentos na região da Vila Rio Branco. O Complexo Esportivo Pedro Raymundo já teve a troca de piso do ginásio e está recebendo a construção de vestiários e rampas de acessibilidade; 6 mil metros de vias do bairro receberam o recapeamento e ainda temos o projeto para a construção da Nova UBS Vila Rio Branco, num prédio de 500 metros quadrados. Para esse investimento estamos em busca de recursos, – possivelmente de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIVs) -, para a realização; sem contar os investimentos feitos nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) da região, que receberam manutenções corretivas e está em construção a maior unidade da rede, a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas”, detalha.

A reversão do processo de dívidas e o equilíbrio financeiro também foram pautas do encontro. O prefeito destacou dados da saúde, no Hospital São Vicente e na Educação. “As dívidas herdadas foram equacionadas ao longo do tempo. Tivemos de fazer escolhas, como priorizar o pagamento do vale-alimentação dos servidores e o 13º do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), ao custo de economias em contratos. Conseguimos regularizar a situação e investir, mas sabemos que há mais avanços a ser conquistados”, destacou.

Sebastião Gonçalves Granado, aposentado de 66 anos, entende o evento como de extrema importância. “Fiquei muito satisfeito pois fiquei sabendo sobre os investimentos que são previstos para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a ampliação dos exames laboratoriais, que era a minha dúvida”, comentou.

Edmilson Massagardi, 53 anos, comerciante, aproveitou a oportunidade para sugerir sobre ações no Hospital São Vicente, especialmente na questão de financiamento por outras cidades da região. “Eu entendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja universal, mas se os outros municípios usam aqui, devem ajudar no custeio. Jundiaí não pode arcar sozinha com o atendimento e financiamento para outras cidades. Já que o governo federal não faz o custeio adequado, quem usa, deve também pagar”, analisou.  A unidade hospitalar tem custo mensal de R$ 200 milhões por ano, sendo R$ 160 milhões custeados inteiramente por Jundiaí.

Aposentada e moradora na região da Vila Rio Branco, Fátima de Lima, elogiou a iniciativa. “É muito importante ter a oportunidade de conversar com o Prefeito no nosso bairro e saber, a partir dele, das ações que estão sendo realizadas aqui. Aproveitei a oportunidade para fazer uma sugestão ao Prefeito, para que desenvolva um projeto igual ao do Hospital São Vicente (Acolha um Quarto, Conforte Vidas), para as UBSs. Assim, a prefeitura arcaria com os recursos humanos, e a iniciativa privada, com a estrutura”, explicou.

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo

Jundiaí

Audiência Pública de revisão do Plano Diretor será realizada nesta quarta (22) na Câmara de Jundiaí

As alterações debatidas correspondem a correções no texto, para evitar ambiguidades ou dupla interpretação e de alterações dos mapas de zoneamento

Publicado

em

Por

Audiência será realizada nesta quarta (22). Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí promove nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, mais uma audiência pública de revisão do Plano Diretor. O encontro será realizado na própria Câmara, de forma presencial. O projeto tem por finalidade alterar a Lei nº 9.321, de 11 de novembro de 2019. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) estará…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia a campanha de arrecadação para crianças do Rio Grande do Sul

A campanha se baseia nos pilares da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças: o brincar e o sonhar como direitos fundamentais da infância.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. A iniciativa, lançada nesta quarta-feira (22), tem como objetivo arrecadar itens essenciais para crianças entre 0 e 12 anos das cidades de Canoas e Colinas. Ambas cidades foram fortemente impactadas pelas enchentes. Motivados pela situação das cidades gaúchas, o prefeito Luiz Fernando Machado entrou em…

Continuar lendo

Jundiaí

Vacina contra gripe ultrapassa 30% do grupo prioritário em Jundiaí

Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas.

Publicado

em

Vacinação em Jundiaí
Doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade. Veja como tomar a vacina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí alcança 34,72% de cobertura da vacina contra a gripe entre grupos prioritários. A campanha, iniciada em 25 de março para idosos, crianças, gestantes e puérperas, já aplicou 61.835 doses. Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas, com índices de apenas 11,75% e 6,55%, respectivamente. Além disso, a adesão de idosos está…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí e TVTEC promovem Festival da Economia Criativa

Evento irá reunir a 36ª edição do Galpão Criativo e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária

Publicado

em

Fundação Escola TVTEC. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC promovem nos dias 14 e 15 de junho o Festival da Economia Criativa de Jundiaí, reunindo a 36ª edição do Galpão Criativo – Faça Parte de Algo Maior e o 1º Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária. O encontro, que acontecerá no Complexo Argos, reunirá 200 criativos de diversos segmentos da economia…

Continuar lendo
Publicidade