Vítima de poliomelite na infância, ginecologista do HU fala sobre importância da vacinação
Connect with us

Saúde

Vítima de poliomelite na infância, ginecologista do HU fala sobre importância da vacinação

Ginecologista do HU que foi vítima da doença na infância fala sobre importância da vacinação e cita irresponsabilidade dos pais que se recusam a vacinar os filhos.

Published

on

Vítima de poliomelite na infância, ginecologista do HU fala sobre importância da vacinação
O médico Gilberto Lazaroni (Foto: Divulgação/Hospital Universitário)

Nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Combate à Pólio, com o objetivo de erradicar a pólio, ao unir esforços de pessoas de todos os locais do mundo.

Aos cinco meses, Gilberto Lazaroni, 51 anos, que hoje é ginecologista e obstetra do Hospital Universitário, contraiu poliomielite. Conhecida como paralisia infantil, embora também possa acometer adultos, a doença imediatamente paralisou suas pernas.

Gilberto morava com a família no interior de Minas Gerais. “Nessa época a vacina era dada após os três meses, e eu contrai a doença antes”. A situação levou a família para o Rio de Janeiro, onde ele passou a receber tratamento. Aos poucos, os movimentos foram sendo recuperados, começando a andar aos cinco anos. 

Mesmo com sete cirurgias o doutor Gilberto continuou com algumas sequelas. “As limitações existem, basta a pessoa saber lidar com isso. Depende muito de cada cabeça, da criação e da própria aceitação da pessoa. Se você se limitar e não procurar melhorar, você vai estagnar. Temos que nos adaptar a tudo”, acrescenta ele. 

Toda essa vivência de vida o levou a ser um profissional da saúde, e diante da recusa de muitos pais em vacinar seus filhos, dr. Gilberto é categórico.

“É uma irresponsabilidade! É reconhecido o benefício das vacinas, além de  ser comprovada a sua eficácia, esse pensamento está fazendo com que doenças que já foram erradicadas voltem a circular”, diz. 

Dr Gilberto comenta que uma criança não tem consciência sobre a importância de manter-se com as vacinas atualizadas, então é dever dos pais e responsáveis o cuidado sobre a saúde e vida dos filhos e menores sob sua proteção.

Histórias como esta eram comuns até meados dos anos 1980. Até então, a pólio paralisava quase 100 crianças por dia em 125 países ao redor do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foi apenas em 1985 que os países das Américas estabeleceram a meta de erradicar a pólio na região, com foco no combate ao vírus transmissor, o poliovírus. 

A doença

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se repentinamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. 

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por meio de objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus. 

 Não há tratamento específico para a poliomielite. Todos os casos devem ser hospitalizados, procedendo-se ao tratamento de suporte, de acordo com o quadro clínico do paciente.

 A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. Confira o esquema de proteção no Calendário Nacional de Vacinação.

Saúde

Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimentos de saúde ou estéticos

Decisão tem caráter preventivo e temporário, enquanto investigações sobre os riscos do fenol são conduzidas

Published

on

Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético
Foto: Canva

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso de produtos à base de fenol em procedimentos estéticos e de saúde em geral. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, tem caráter preventivo e temporário, enquanto investigações sobre os riscos do fenol são conduzidas. Morte em São Paulo acende alerta A proibição da Anvisa foi motivada, em parte,…

Continue Reading

Bem-estar

Consumo de álcool mata 2,6 milhões de pessoas todo ano, alerta OMS

O número de mortes decorrentes do consumo de álcool é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta.

Published

on

Consumo de álcool mata mais de 2 milhões por ano
Foto: Canva

O consumo de álcool representa um problema de saúde pública de grande escala, com 2,6 milhões de mortes anuais no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse número é equivalente a 4,7% de todas as mortes no planeta. Mortes por consumo de álcool De acordo com a OMS, a maioria das mortes por consumo de álcool ocorre na Europa…

Continue Reading

Saúde

Descubra os benefícios do leite para a sua saúde

A nutricionista Géssica Agiani explica que, diferente do que muitos pensam, este é um dos alimentos mais completos que podemos consumir

Published

on

Benefícios do leite para a saúde
O leite é um dos alimentos mais completos que podemos consumir. Foto: Canva

Muitas pessoas ainda consideram o leite um alimento inflamatório, mas conforme a nutricionista Géssica Agiani esclarece, ele é, na verdade, um dos alimentos mais completos que podemos consumir. Continue a leitura e descubra os inúmeros benefícios do leite para a saúde. Benefícios do leite para a saúde 1. Vitaminas e minerais essenciais "Uma prova da sua importância é que o…

Continue Reading

Saúde

Inverno chegou: especialista do Hospital São Vicente dá dicas para se proteger

Dr. Eduardo, médico pneumologista do HSV, orienta população sobre cuidados com a chegada da nova estação

Published

on

Hospital São Vicente orienta população sobre cuidados no inverno
Tosses e espirros são, geralmente, os sintomas iniciais. Foto: Hospital São Vicente

Com a chegada do inverno, que teve início no dia 20 de junho, e a intensificação da baixa umidade no Estado de São Paulo, o Hospital São Vicente (HSV) alerta a população sobre a importância de medidas preventivas para evitar doenças respiratórias e outros problemas de saúde comuns na estação. Atenção aos sintomas, alerta especialista do Hospital São Vicente O…

Continue Reading

Saúde

Covid-19: entenda a nova estrutura de vacinação

Vacina integra Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde janeiro

Published

on

Vacina contra Covid-19
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Desde janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O Ministério da Saúde orienta que estados e municípios priorizem a imunização de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas. Em maio, o governo brasileiro adquiriu 12,5 milhões de doses da vacina…

Continue Reading