Fisioterapia reduz tempo de internação e agiliza recuperação de pacientes da UTI do São Vicente
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Fisioterapia reduz tempo de internação e agiliza recuperação de pacientes da UTI do São Vicente

Reuniões mensais com equipe de profissionais busca trazer mais eficiência aos tratamentos

Publicado

em

Equipe de fisioterapeutas do hospital se reúne para discutir casos e artigos. (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de melhorar a rotina de tratamentos dos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o grupo de fisioterapeutas do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) se reúne mensalmente para discutir casos e artigos e assim, levar mais atualizações e eficiências aos pacientes internados.

O coordenador da fisioterapia, Daniel Gimenez Rocha, explica que os encontros tem como principal objetivo a mobilização precoce. “Esses pacientes requerem longos períodos de internação, estando submetidos à perda significativa de massa muscular e força, além de serem acometidos por efeitos adversos sistêmicos e complicações como a úlcera de decúbito, atrofia muscular, pneumonia, entre outros problemas”.

A terapia, considerada elemento fundamental na maioria dos casos da UTI, consiste em uma variedade de exercícios que previnem fraquezas e deformidades. A medida também reduz a utilização de recursos de assistência durante a hospitalização.

Para isso, Daniel conta que o principal recurso utilizado é o cicloergômetro, equipamento que permite rotações cíclicas, por meio de exercícios passivos, ativos e resistidos com os pacientes. “Os benefícios são diversos. A literatura mostra claramente que pacientes submetidos a esse protocolo apresentam menor tempo de internação, menos complicações associadas ao cuidado, ganho de força muscular e melhora na qualidade de vida, além de redução da mortalidade. A ideia é ampliar para todos os setores do hospital”, conclui.

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo
Publicidade