Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Saiba como proteger seu pet dos barulhos dos fogos de artifício

Muitos cães encaram os rojões como uma ameaça e ficam muito assustados com os ruídos; mas, como ajudá-los?

Publicado

em

Cachorro vira-lata coberto com edredom
Deixar o seu bichinho em um local confortável e seguro é uma das dicas (Foto: Lindsay_Helms/iStock)

Dentre os motivos que fazem os cães terem tanto medo dos rojões é que, é que eles os encaram como uma ameaça, por ser algo bastante ruidoso. Nisso, alguns cães podem até ficar mais agressivos a fim de tentar se proteger. Outros tendem a fugir ou se esconder.

Além de traumas, alguns cães possuem também uma pré-disposição genética a serem mais medrosos. Para esses animais, qualquer coisa pode ser motivo para se assustarem.

Mas, como acalmá-los?

A principal dica para acalmar o seu bichinho é ficar calmo e encarar a situação numa boa, já que eles são capazes de te sentir.

Ou seja: nada de pânico ou estresse para não aumentar o temor dele. Suas ações devem ser somente positivas, fazendo carinho, entretendo ele com brinquedos e petiscos durante a ocasião. Vale apelar para as comidinhas especiais, que o seu bichinho gosta muito.

Uma das formas de induzir o animal ao relaxamento e tranquilidade é com a sua respiração. Quando respiramos profundamente, nosso coração bate mais devagar. Isso ajuda o cachorro a regular com o nosso estado e se acalmar. Se ele permitir e quiser, coloque-o próximo ao seu peito para ele sentir as batidas do seu coração.

É muito importante também que o cachorro se sinta seguro e protegido em momentos de medo e estresse. Por isso, prepare uma casinha ou um esconderijo para ele poder se abrigar. Coloque cobertores nas janelas e portas para abafar o som de fora. Tire do ambiente objetos perigosos e cubra quinas de móveis.

Para não deixar o peludo sozinho em casa, algumas pessoas optam por levar o animal para a praia, para a rua ou local que forem passar a virada. Nada disso é recomendável. O ideal é ficar em casa com o animal, em um local conhecido, com todos os recursos já mencionados. Levar ele para fora só irá aumentar o medo e a chance de fuga.

Há, ainda, playlists no Youtube e no Spotify com músicas relaxantes específicas para cães, chamada Relax My Dog, para ouvir enquanto ele estiver nesse ambiente mais tranquilo. Se colocada com volume mais elevado pode ajudar a criar um clima mais relaxante para o cão, amenizando um pouco o barulho dos fogos. Também há a mesma para gatos, chamada Relax My Cat.

Outra dica é não sedar o animal, já que medicar o bichinho por conta própria pode ou não surtir efeitos, ou surtir efeitos reversos, deixando o animal ainda mais excitado. Nesse caso, o cão pode até relaxar e dormir, mas acordar ainda mais assustado durante os fogos.

Para finalizar, existe ainda uma técnica chamada tellington touch. Ela se baseia colocar faixas em pontos específicos do corpo do animal. Se treinada com antecedência, pode ajudar muito a relaxar o animal. Mas nada de inventar de amarrar o cachorro somente na hora! Faça antes.

Se preferir, também existem os coletes contra medo. Eles ajudam o animal a se sentir abraçado e protegido – mas não vale para os cães que odeiam roupinhas.

Mundo Pet

Cachorro salsicha chega ao abrigo tão gordinho que mal conseguia andar

O pequeno cachorro pesava oito quilos, quando deveria pesar cerca de quatro e meio. Para um cão tão pequeno, isso é muito peso extra.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Marin Humane/The Dodo

Quando o cachorro salsicha Jammy chegou ao abrigo Marin Humane, uma das primeiras coisas que todos notaram foi seu sorriso adorável e sua personalidade alegre. A segunda coisa que notaram foi que o pobre cão era muito, muito gordinho. Jammy foi entregue ao abrigo pois seu tutor não tinha mais condições de cuidar dele. O pequeno cachorro pesava oito quilos,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Resgate com final feliz: Cachorro é retirado de telhado em ruínas e encontra nova família

Publicado

em

Foto: Facebook/Austin Animal Center

Em fevereiro, os moradores de um complexo de apartamentos em Austin avistaram um pequeno filhote de cachorro marrom no telhado em ruínas de uma garagem. Uma pessoa ligou para o Austin Animal Center, um abrigo municipal, para pedir ajuda para resgatar o cachorrinho. Staci Figueroa, uma oficial de proteção animal do Austin Animal Center, chegou ao local com sua colega,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo