Jundiaí pensa a longo prazo e já estabelece plano de combate à dengue para verão 2020/2021
Connect with us

Saúde Pública

Jundiaí pensa a longo prazo e já estabelece plano de combate à dengue para verão 2020/2021

Conjunto de ações será realizado de forma conjunta pelos órgãos públicos

Published

on

Atualizado há

Luiz Fernando fala a membros da Prefeitura
Plano de Arboviroses foi apresentada pela Zoonoses de Jundiaí. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Pensando a longo prazo, a Prefeitura de Jundiaí começa agora a planejar suas ações de combate a dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Criado em parceria com diversos profissionais, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) apresentou, nesta quinta-feira (21), o Plano de Vigilância das Arboviroses.

A meta é ampliar a conscientização da população e otimizar os recursos para o atendimento no verão 2020/2021.

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a administração está engajada. “Realizaremos todas as ações que se fizerem necessárias, seja na articulação com os demais Municípios para o combate, ou mobilização de pessoal para uma força-tarefa, assim como aconteceu durante a febre amarela, para levar a conscientização para a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação dos mosquitos”, comentou.

Para o gestor de Saúde, combater os mosquitos Aedes aegpty, que são os transmissores das arboviroses, é fundamental para evitar casos graves. “Somente com a união de toda a equipe, na conscientização da população, identificação e notificação dos casos suspeitos rapidamente e desenvolvimento imediato das ações de vigilância será possível superar mais uma temporada de aumento no número de casos. É importante destacar que, 80% dos criadouros dos mosquitos são localizados nas residências das pessoas”, detalhou.

Com o Plano de Vigilância, cada órgão público já tem uma lista de ações a serem realizadas, divididas por fases. Assim, espera-se que o número de 2.877 casos de dengue, registrados em 2019, reduzam.

“Não é somente a dengue que deve ser monitorada. Há estados próximos, como Rio de Janeiro, que estão com muitos casos de chikungunya, doença que pode matar tanto os mais jovens quanto os mais idosos”, alertou o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

Saúde Pública

Vacinação contra a dengue em Jundiaí começa na segunda-feira para crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão se vacinar em três postos de saúde na cidade.

Published

on

Profissional de saúde preparando seringa com vacina contra a dengue em Jundiaí, focada na imunização de crianças e adolescentes.
O esquema vacinal é de duas doses com intervalo de três meses entre elas - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na luta contra a dengue e inicia, na próxima segunda-feira (17), a vacinação contra a dengue em Jundiaí para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes da doença, que já acumula 21.651 casos e nove óbitos na cidade. Locais e horários de vacinação As doses…

Continue Reading

Saúde Pública

Dia D de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí tem grande adesão

Postos de vacinação registraram grande adesão da população, destacando a importância da imunização infantil.

Published

on

Profissional de saúde administra vacina oral contra poliomielite em uma criança, enquanto outras famílias aguardam na clínica.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Jundiaí, realizado neste sábado (8), registrou um movimento intenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quatro postos atenderam ao público ao longo de todo o dia, oferecendo a vacina para menores de 5 anos e realizando a atualização das carteirinhas de vacinação. Depoimentos emocionantes reforçam a importância da…

Continue Reading

Saúde Pública

Covid-19: Jundiaí desmente fake news sobre vacinação em escolas

A informação de que a Prefeitura de Jundiaí aplicaria vacina contra a Covid-19 em crianças sem a autorização dos pais tem circulado nas redes sociais. A informação não é verdadeira. Confira.

Published

on

Profissional da saúde aplicando vacina em criança no colo da mãe em Jundiaí
Prefeitura de Jundiaí desmente fake news sobre vacinação contra Covid-19 em escolas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí se manifestou para esclarecer informações falsas que estão circulando em grupos de mensagens sobre vacinação contra Covid-19 em escolas. De acordo com a gestão, há um áudio circulando com fake news. A mensagem diz que equipes de saúde aplicarão a vacinação contra a Covid-19 em unidades escolares de Jundiaí sem autorização dos pais e/ou responsáveis, utilizando…

Continue Reading

Saúde Pública

Combate à dengue em Jundiaí: Duas UBSs abertas neste sábado para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade podem buscar atendimento para sintomas leves e moderados das 8h às 17h neste sábado.

Published

on

Profissional de saúde em UBS de Jundiaí coleta sangue de paciente para diagnóstico da dengue.
Unidades de Saúde Jardim do Lago e Tamoio abertas no sábado para atendimento de casos leves e moderados de dengue em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em sua luta contínua contra a dengue, anuncia a abertura de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) neste sábado (8) para atendimento exclusivo de casos suspeitos da doença. A iniciativa visa ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento precoce, fundamentais para conter o avanço da dengue em Jundiaí. Unidades de Saúde participantes e horário de atendimento…

Continue Reading

Saúde Pública

Jundiaí: Hospital São Vicente busca certificação para integrar serviços de urgência e emergência

A iniciativa inédita, junto da Prefeitura de Jundiaí, busca integrar os serviços de Prontos Atendimentos, o SAMU, ambulatórios e UBSs sob selo de qualidade nacional.

Published

on

Prédio do Pronto Socorro do Hospital São Vicente
Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí buscam certificação em rede (Foto: HSV)

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e a Prefeitura de Jundiaí uniram forças para alcançar uma Certificação em Rede. Dessa forma, a iniciativa inédita busca integrar os serviços de urgência e emergência do HSV. Fazem parte destes serviços: quatro Prontos Atendimentos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), dois ambulatórios (Especialidades e Ortopedia), e seis Unidades Básicas de…

Continue Reading