Pacientes cardíacos precisam redobrar cuidados com dengue, recomenda Sociedade de Cardiologia
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Pacientes cardíacos precisam redobrar cuidados com dengue, recomenda Sociedade de Cardiologia

Prevenção é o melhor remédio e vai de encontro à recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde

Publicado

em

Atualizado há

Paciente tendo pressão arterial aferida
Assistência médica imediata é recomendação da Sociedade Brasileira. (Foto: pixabay)

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) divulgou que o continente americano registrou recorde de casos de dengue em 2019. Foram 2,7 milhões até o fim de outubro de 2019, destes, 2.070.170 apenas no Brasil. Em Jundiaí, até o mês de novembro, os casos de dengue ultrapassaram 2.800.

Para o verão 2019/2020, os cuidados redobram. A recomendação é que os governos ampliem suas campanhas e as fortaleçam com ações de prevenção. Pensando nisso, o médico José Franciscico Kerr Saraiva, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), também faz um alerta: pacientes cardíacos precisam de cuidados preventivos ainda mais eficazes, pois a dengue pode, facilmente, agravar-se em casos de doenças pré-existentes.

O risco maior, como explica Saraiva, está relacionado a pacientes portadores de doenças coronarianas, fibrilação atrial e próteses valvares, tratadas com o ácido acetilsalicílico.

Este tipo de substância, no mercado conhecido como Aspirina e AAS, tem o objetivo de afinar o sangue e diminuir o risco do coágulos quanto utilizado no tratamento de problemas cardíacos. Na dengue, a ingestão destes remédios pode ter efeito contrário, aumentando a probabilidade de hemorragia. O mesmo acontece com antiagregantes (como Clopidogrel, Ticagrelor) e anticoagulantes (portadores de próteses valvares, fibrilação atrial).

Nesses casos, a saída é procurar assistência médica imediatamente, assim que os primeiros sintomas aparecerem. Assim, o médico infectologista, especialista que cuida da dengue, vai trabalhar em conjunto com o cardiologista, procurando pela melhor opção de tratamento.

“A recomendação do Ministério da Saúde é para suspender o uso de medicamentos com essa substância em casos de dengue, uma vez que agrava o potencial de hemorragias da doença”, diz Saraiva. “É muito importante alertar a população sobre esses riscos e a necessidade de buscar ajuda médica imediata, para que se equilibre os pacientes cardíacos durante o acometimento da dengue”, ressalta.

Os sintomas mais comuns, normalmente manifestados após três dias da picada do mosquito Aedes aegypti, são febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. A dengue hemorrágica é a forma mais grave, pois pode causar sangramento e apresenta risco de morte.

 

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde Pública

Vacinação contra gripe continua nas UBSs de Jundiaí

Publicado

em

Por

Vacinação de gripe em Jundiaí
A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí segue ativa. A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), reforça a importância da imunização para todos a partir de seis meses de idade, especialmente para os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes. Vacina disponível nas UBSs: Doses disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de…

Continuar lendo