Com aproximação dos dias frios, vacina contra gripe deve ser priorizada
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Com aproximação dos dias frios, vacina contra gripe deve ser priorizada

A Prefeitura alerta que o ideal é que os grupos de risco estejam vacinados antes das quedas na temperatura

Publicado

em

Atualizado há

vacina da gripe deve ser tomada
A previsão do encerramento da campanha é 31 de maio (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A vacina contra a gripe, pela Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, do Ministério da Saúde, está disponível desde o dia 10 de abril para os públicos formados por crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores em saúde e doentes crônicos, em toda a rede de atenção básica de Jundiaí.

Com a queda na temperatura, o ideal é que a população preconizada esteja imunizada para se prevenir contra os agravos causados pelos vírus da influenza.

Em pessoas com a imunidade comprometida, idosos ou crianças, a não adesão à vacinação amplia o risco de, em caso de contaminação, evoluir para agravos como pneumonias e até Síndrome de Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente, a vacinação demora até 15 dias para ser assimilada pelo sistema imunológico e garantir a proteção às variantes dos vírus de gripe circulante.

LEIA MAIS 

Número de aplicações da vacina contra a gripe está abaixo do esperado, diz Prefeitura

UBS Caxambu realiza oficina sobre chás e xaropes

“Pelo tempo necessário para o efeito da dose, é ideal que as pessoas dos públicos determinados recebam a vacina antes da queda na temperatura. Entre as crianças, somente 51,9% do público (26 mil) foi imunizado. Os idosos alcançaram 60,6% do público (50 mil), segundo último dado aferido no dia 8 de maio”, comenta.

O público com maior imunização é formado pelas puérperas, com 87% das 700 mulheres estimadas, vacinadas. Já as gestantes, das 4 mil mulheres, 49,5% já receberam a dose.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Novas UBSs e Clínica da Família, durante o horário de funcionamento de cada equipamento.

A previsão do encerramento da campanha é 31 de maio. No último sábado (4) foi realizado o Dia D, em todo o território nacional.

Saúde Pública

Prefeitura de Jundiaí orienta sobre atendimento médico de crianças em caso de urgência

Publicado

em

Por

Clínica da Família Hortolândia em Jundiaí
Saiba onde buscar atendimento pediátrico e de urgência em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta a população sobre onde buscar atendimento pediátrico no município, em caso de necessidade. Em caso de urgência e emergência, as crianças podem ser encaminhadas ao Pronto Atendimento Hortolândia (rua Campinas, 58, Vila Hortolândia), das 7h às 22h (fechamento dos portões às 21h), aos PAs Ponte São João (rua Santo Antônio,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Duas UBSs ficam abertas para atendimento de dengue neste sábado em Jundiaí

Descubra onde e quando buscar ajuda para sintomas leves, moderados ou graves de dengue na sua região neste fim de semana.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Profissionais de saúde prontos para atender casos de dengue nas unidades básicas e prontos atendimentos locais. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (4), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue.A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Prontos Atendimentos do HSV fortalecem estrutura para aumento na procura

Unidades do HSV em Jundiaí se preparam para enfrentar alta em casos de dengue e doenças respiratórias.

Publicado

em

Por

PA do Retiro em Jundiaí
HSV adapta unidades para atender ao crescente número de casos de dengue e síndromes respiratórias em Jundiaí. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dengue e síndrome respiratória impulsionam crescimento de 31% nas unidades O Brasil enfrenta um surto de dengue em grande parte do território nacional, com mais de 478 mil casos confirmados no Estado de São Paulo. Em Jundiaí, esse cenário se reflete no aumento significativo da demanda por atendimento nos Prontos Atendimentos (PAs) administrados pelo Hospital de Caridade São Vicente de…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo
Publicidade