Universidade busca pessoas com dores nos ombros
Conecte-se conosco

Saúde

Universidade busca pessoas com dores nos ombros

Programa de Pesquisa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFSCar oferecerá novos tratamento aos voluntários

Publicado

em

Dores nos ombros
Voluntários receberão novos tratamentos (Foto: Freepik)

O Laboratório de Avaliação e Intervenção do Ombro do Departamento de Fisioterapia (DFisio), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece, gratuitamente, consulta profissional e encaminhamento de exames para pessoas que sofrem com dores em um dos ombros.

Os resultados dos exames serão utilizados pelo Rodrigo Py Barreto, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), para elaboração de sua tese “Dor no ombro: paradoxo entre modelo patoanatômico e disfunção de movimento”, sob orientação da docente Paula Rezende Camargo, do DFisio.

LEIA TAMBÉM:

UBSs de Jundiaí oferecem oficinas de chás e xaropes

Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

O objetivo da pesquisa é analisar a associação entre testes clínicos, movimentos realizados pela escápula e achados da ressonância magnética em indivíduos com dor no ombro.

Os participantes serão submetidos à consulta fisioterapêutica, com esclarecimento e orientações de condutas domiciliares para amenizar as dores.

“Além disso, é fornecido o exame de ressonância magnética, atualmente o melhor exame de imagem disponível para avaliação de tecidos moles. Todos os exames serão avaliados por um radiologista especialista em musculoesquelética”, salienta Rodrigo.

Rodrigo explica que, atualmente, a avaliação padrão do ombro é baseada em testes especiais e exames de imagem, mas é pouco explorada. Ele ainda diz que manobras modificadoras de sintomas e na qualidade do movimento, podem também ajudar a melhorar a forma como os pacientes são diagnosticados.

Como participar do estudo?

O voluntário deve apresentar a capacidade de levantar o braço, não deve ter sido submetido à cirurgia ou fraturado o braço nas proximidades da articulação, não ter implantes metálicos, como hastes ou placas no corpo, e não estar em tratamento fisioterapêutico.

Podem participar pessoas de ambos os sexos e idades, com índice de massa corpórea de até 28kg/cm².

Os candidatos devem se inscrever pelos telefones (16) 3306-6695/ (16) 99633-9258, ou pelo e-mail: [email protected].

Dores nos ombros

Fisioterapeuta Rodrigo Py Barreto (Foto: Reprodução/São Carlos Agora)

Fonte: São Carlos Agora

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Saúde de Jundiaí inicia campanha de busca ativa de novos casos de tuberculose

A ação visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Confira os principais sintomas suspeitos e saiba mais.

Publicado

em

Por

Neste ano, até o momento, a cidade registra 36 casos da doença, sem óbitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Vigilância Epidemiológica de Jundiaí iniciou a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de tuberculose. A primeira fase vai até o dia 30 deste mês. A ação, desencadeada pela Secretaria de Estado da Saúde, visa o diagnóstico de novos casos para a oferta de tratamento adequado. Em Jundiaí, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e…

Continuar lendo

Saúde

Conheça oito fatores que podem causar lapsos de memória e saiba como evitá-los  

Na maioria das vezes, os esquecimentos fazem parte da rotina e acontecem por fatores comportamentais. *Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein.

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

A maioria das pessoas tem lapsos de memória de vez em quando. Não é difícil encontrar quem comente que saiu para fazer compras no supermercado, por exemplo, e voltou sem vários itens. Ou alguém que diga que não se recorda onde deixou os óculos ou as chaves do carro. Alguém que abra a geladeira, mas não lembre exatamente o que…

Continuar lendo

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo
Publicidade