Setembro Vermelho: entenda a importância da fisioterapia na recuperação cardiovascular
Connect with us

Bem-estar

Setembro Vermelho: entenda a importância da fisioterapia na recuperação cardiovascular

O movimento é destinado aos cuidados com o coração, e no dia 8 de setembro é comemorado Dia Mundial da Fisioterapia.

Published

on

Atualizado há

Médicos fisioterapeutas com leito no Hospital São Vicente
Daniel Gimenez, do Hospital São Vicente de Paulo, esclarece importância da fisioterapia no tratamento de doenças cardiovasculares (Foto: Divulgação/HSV)

Um dos movimentos relacionados à saúde celebrados neste mês é o Setembro Vermelho, dedicado aos cuidados do coração e conscientização sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares.

As iniciativas conscientizam sobre cuidados com a saúde do coração, adoção de hábitos saudáveis e ainda ressaltam a importância do acompanhamento com um profissional, principalmente os portadores de doenças cardiovasculares, que são a maior causa de óbitos no Brasil e no mundo.

Além disso, neste dia 8 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, data instituída em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia, entidade que conta com mais de 250 mil profissionais pelo mundo.

Importância da fisioterapia para recuperação cardiovascular

O coordenador da equipe de fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Daniel Gimenez, trabalha na instituição há 17 anos e aproveitou as datas para explicar como a fisioterapia pode atuar no auxílio à pessoas que vivem com doenças cardiovasculares.

“O fisioterapeuta é um promotor da saúde. É um profissional que possui formação e conhecimento das doenças que podem levar a aquisição de problemas cardíacos como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e tabagismo, ou seja, o paciente que possui histórico de tais patologias, precisam de um acompanhamento fisioterapêutico”, explica.

Daniel Gimenez esclarece importância da fisioterapia na reabilitação cardiovascular (Foto: Divulgação/HSV)

“Temos um papel importante na vida desses pacientes, principalmente em casos que necessitam de reabilitação cardíaca”, ressalta o profissional, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória.

De acordo com Gimenez, a prevenção de doenças cardiovasculares começa com pequenas mudanças em hábitos diários, como monitoramento regular da diabetes e interrupção do tabagismo. Além disso, a prática de atividades físicas é fundamental para a redução de agravamento das doenças.

A equipe realiza exercícios específicos, com intuído de evitar complicações respiratórias devido tempo de internação uma vez que o paciente está sujeito a adquirir complicações como pneumonia ou infecção.

“O paciente pós-infarto exemplificando, se encontra acamado por um longo período, e hoje sabemos que, a cada semana internado, o indivíduo pode perder até 30% da sua massa muscular, podendo ter dificuldades até mesmo para se movimentar, necessitando também do auxílio de um profissional fisioterapeuta, que utiliza de atividades físicas no leito, mudanças de decúbito e até pequenas caminhadas pela unidade, afim de evitar a perda de força muscular”, explica.

Benefícios da fisioterapia

“Após sofrer um infarto agudo do miocárdio, muitos pacientes seguem com acompanhamento médico apenas com um profissional cardiologista. Porém, o acompanhamento fisioterapêutico para o tratamento é de muita importância neste processo”, diz Gimenez.

“Entre os benefícios da fisioterapia para a reabilitação cardíaca, está principalmente a diminuição das internações hospitalares, a redução de agravamentos dos casos e quadros de descompensação clínica”, cita o médico.

Daniel Gimenez ressalta que outros principais benefícios da fisioterapia são a qualidade de vida e o bem-estar, já que uma das consequências das doenças cardiovasculares são a diminuição da performance dos pacientes.

“Nosso maior objetivo é poder reinseri-lo novamente ao seu convívio social, ambiente de trabalho e principalmente em suas atividades de lazer. Quando realizamos exercícios de força muscular para membros inferiores e superiores ou em aparelhos como esteira e bike, o próprio paciente é capaz de perceber sua evolução clínica e assim se sente melhor do ponto de vista mental e social”, destaca.

Tratamento

O profissional ainda explica que o tratamento para reabilitação cardiovascular deve ser iniciado no ambiente hospitalar. No local, a equipe especializada promove quatro fases do programa de reabilitação, focada nos aspectos físicos do tratamento. O objetivo do tratamento é minimizar os efeitos da perda de condicionamento prejudicado pelo repouso no leito e intensificar o funcionamento cardiovascular e músculo-esquelético.

A primeira fase consiste em abordagens na unidade hospitalar. Após receber alta, a segunda fase, chamada “fase ambulatorial”, começa, com atividades físicas monitoradas semanalmente por um fisioterapeuta na casa do paciente.

Em seguida, a equipe aplica a terceira etapa, com a avaliação do paciente. Dependendo da sua evolução, a equipe passa a acompanha-lo poucas vezes ao mês. “Em outras palavras, realizamos o processo de ‘desmame’ dessa assistência”, explica Gimenez.

A última etapa é o estágio de acompanhamento ambulatorial não supervisionado, onde o paciente é orientado a procurar um educador físico para manter atividades regulares como caminhadas, e realizar acompanhamento com consultas a cada 6 meses ou anualmente para monitorar o quadro clínico da doença.

Bem-estar

Para atletas e não atletas: CrossFit DaMata de Jundiaí une comunidade com foco na saúde

No CrossFit Damata, você encontrará muito mais do que um treino intenso e eficaz. Você fará parte de uma comunidade vibrante e acolhedora. Conheça.

Published

on

Grupo de pessoas reunidas em uma academia de CrossFit, identificada como CrossFit DaMata de Jundiaí. O grupo é composto por homens, mulheres e crianças.

Cansado da monotonia da academia tradicional? Busca um treino desafiador e dinâmico que te ajude a alcançar seus objetivos de forma eficiente e divertida? Então o CrossFit DaMata é o lugar ideal para você! Localizado em Jundiaí, o box oferece aulas de CrossFit para todos os níveis de condicionamento físico, desde atletas profissionais e amadores até iniciantes que buscam melhorar…

Continue Reading

Bem-estar

Academia Céltica de Jundiaí lança programas personalizados: ‘Transforme seu Corpo em 120 dias’

Os programas de acompanhamento individualizado abrangem emagrecimento, combate a Lipedema, para gestantes, idosos e adolescentes. Saiba mais.

Published

on

Mulher medindo a cintura com fita métrica em academia
Foto: Canva

A Academia Céltica de Jundiaí anuncia o lançamento de seus novos programas personalizados de 120 dias, com foco personalizado para cada aluno. Cada programa tem duração de 12 semanas, e oferecem um acompanhamento individualizado por profissionais qualificados, incluindo Professores de Educação Física, Nutricionistas e Fisioterapeutas. "Nossos programas abrangem diferentes objetivos, como Emagrecimento, para Lipedema, Gestantes, Idosos, Adolescentes e para prevenção…

Continue Reading

Bem-estar

Dieta Mediterrânea é uma grande aliada para afastar a hipertensão

Uma pesquisa mostra que a boa alimentação auxilia na proteção cardiovascular; confira como adaptar esse cardápio, de ingredientes facilmente disponíveis no Brasil.

Published

on

Mesa com alimentos frescos e variados, incluindo frutas, vegetais, carnes, peixes e grãos, destacando uma dieta balanceada e saudável.
Por Regina Célia Pereira, da Agência Einstein (Foto: Canva)

Manter um cardápio diversificado, com hortaliças, frutas, grãos integrais, oleaginosas (castanhas, nozes e afins), pescados, lácteos magros e, é claro, azeite de oliva, traz vários benefícios para a saúde. Esses são alimentos típicos da chamada Dieta Mediterrânea, tradicional em países como Grécia, Espanha e Itália, e cujos benefícios para o coração são bastante estudados. E isso inclui minimizar o risco…

Continue Reading

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Published

on

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continue Reading

Bem-estar

Farmacêutica do Hospital São Vicente orienta sobre armazenamento correto de medicamentos

Armazenamento adequado é essencial para garantir eficácia e segurança de medicamentos. Confira as dicas e saiba mais.

Published

on

Farmacêutica do Hospital São Vicente
Farmacêutica do HSV dá orientações de como guardar remédios em casa ou na bolsa (Foto: Hospital São Vicente de Paulo)

Guardar medicamentos de uso contínuo ou esporádico em casa é normal, mas o modo como isso é feito exige atenção. O armazenamento inadequado pode comprometer a eficácia e segurança do medicamento. De acordo com a farmacêutica do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Paula Daniela Cordeiro dos Santos, armários na cozinha ou no banheiro não são a melhor opção para…

Continue Reading