Setembro Vermelho: entenda a importância da fisioterapia na recuperação cardiovascular
Conecte-se conosco

Bem-estar

Setembro Vermelho: entenda a importância da fisioterapia na recuperação cardiovascular

O movimento é destinado aos cuidados com o coração, e no dia 8 de setembro é comemorado Dia Mundial da Fisioterapia.

Publicado

em

Atualizado há

Médicos fisioterapeutas com leito no Hospital São Vicente
Daniel Gimenez, do Hospital São Vicente de Paulo, esclarece importância da fisioterapia no tratamento de doenças cardiovasculares (Foto: Divulgação/HSV)

Um dos movimentos relacionados à saúde celebrados neste mês é o Setembro Vermelho, dedicado aos cuidados do coração e conscientização sobre a prevenção e o combate às doenças cardiovasculares.

As iniciativas conscientizam sobre cuidados com a saúde do coração, adoção de hábitos saudáveis e ainda ressaltam a importância do acompanhamento com um profissional, principalmente os portadores de doenças cardiovasculares, que são a maior causa de óbitos no Brasil e no mundo.

Além disso, neste dia 8 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia, data instituída em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia, entidade que conta com mais de 250 mil profissionais pelo mundo.

Importância da fisioterapia para recuperação cardiovascular

O coordenador da equipe de fisioterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Daniel Gimenez, trabalha na instituição há 17 anos e aproveitou as datas para explicar como a fisioterapia pode atuar no auxílio à pessoas que vivem com doenças cardiovasculares.

“O fisioterapeuta é um promotor da saúde. É um profissional que possui formação e conhecimento das doenças que podem levar a aquisição de problemas cardíacos como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e tabagismo, ou seja, o paciente que possui histórico de tais patologias, precisam de um acompanhamento fisioterapêutico”, explica.

Daniel Gimenez esclarece importância da fisioterapia na reabilitação cardiovascular (Foto: Divulgação/HSV)

“Temos um papel importante na vida desses pacientes, principalmente em casos que necessitam de reabilitação cardíaca”, ressalta o profissional, especialista em fisioterapia cardiorrespiratória.

De acordo com Gimenez, a prevenção de doenças cardiovasculares começa com pequenas mudanças em hábitos diários, como monitoramento regular da diabetes e interrupção do tabagismo. Além disso, a prática de atividades físicas é fundamental para a redução de agravamento das doenças.

A equipe realiza exercícios específicos, com intuído de evitar complicações respiratórias devido tempo de internação uma vez que o paciente está sujeito a adquirir complicações como pneumonia ou infecção.

“O paciente pós-infarto exemplificando, se encontra acamado por um longo período, e hoje sabemos que, a cada semana internado, o indivíduo pode perder até 30% da sua massa muscular, podendo ter dificuldades até mesmo para se movimentar, necessitando também do auxílio de um profissional fisioterapeuta, que utiliza de atividades físicas no leito, mudanças de decúbito e até pequenas caminhadas pela unidade, afim de evitar a perda de força muscular”, explica.

Benefícios da fisioterapia

“Após sofrer um infarto agudo do miocárdio, muitos pacientes seguem com acompanhamento médico apenas com um profissional cardiologista. Porém, o acompanhamento fisioterapêutico para o tratamento é de muita importância neste processo”, diz Gimenez.

“Entre os benefícios da fisioterapia para a reabilitação cardíaca, está principalmente a diminuição das internações hospitalares, a redução de agravamentos dos casos e quadros de descompensação clínica”, cita o médico.

Daniel Gimenez ressalta que outros principais benefícios da fisioterapia são a qualidade de vida e o bem-estar, já que uma das consequências das doenças cardiovasculares são a diminuição da performance dos pacientes.

“Nosso maior objetivo é poder reinseri-lo novamente ao seu convívio social, ambiente de trabalho e principalmente em suas atividades de lazer. Quando realizamos exercícios de força muscular para membros inferiores e superiores ou em aparelhos como esteira e bike, o próprio paciente é capaz de perceber sua evolução clínica e assim se sente melhor do ponto de vista mental e social”, destaca.

Tratamento

O profissional ainda explica que o tratamento para reabilitação cardiovascular deve ser iniciado no ambiente hospitalar. No local, a equipe especializada promove quatro fases do programa de reabilitação, focada nos aspectos físicos do tratamento. O objetivo do tratamento é minimizar os efeitos da perda de condicionamento prejudicado pelo repouso no leito e intensificar o funcionamento cardiovascular e músculo-esquelético.

A primeira fase consiste em abordagens na unidade hospitalar. Após receber alta, a segunda fase, chamada “fase ambulatorial”, começa, com atividades físicas monitoradas semanalmente por um fisioterapeuta na casa do paciente.

Em seguida, a equipe aplica a terceira etapa, com a avaliação do paciente. Dependendo da sua evolução, a equipe passa a acompanha-lo poucas vezes ao mês. “Em outras palavras, realizamos o processo de ‘desmame’ dessa assistência”, explica Gimenez.

A última etapa é o estágio de acompanhamento ambulatorial não supervisionado, onde o paciente é orientado a procurar um educador físico para manter atividades regulares como caminhadas, e realizar acompanhamento com consultas a cada 6 meses ou anualmente para monitorar o quadro clínico da doença.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Por

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo
Publicidade