Jundiaí incentiva adoção tardia de animais
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Jundiaí incentiva adoção tardia de animais

102 animais adultos esperam por uma família no Debea

Publicado

em

Adoção tardia de animais
Vitória foi adotada pela aposentada Maria Antonia Damazio (Foto: Divulgação/Jundiaí)

Na maioria das vezes, os animais adultos permanecem em abrigos sem serem adotados, pela ilusão de que não serão educados ou por não serem considerados “fofos”. Este hábito resulta em abrigos e canis superlotados.

Esse também é um dos problemas enfrentados no Departamento do Bem-Estar Animal (Debea), órgão ligado à Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí.

Nele, 102 animais esperam por uma família há anos, entre eles, 35 gatos e 67 cachorros, que chegaram ao departamento por denúncias de maus-tratos ou abandono.

Para a diretora do Debea, Talita Odara Cervi, a vantagem de levar para casa um animal adulto é que ele já está socializado e consegue se adaptar melhor às regras da casa.

Além disso, ao escolher um animal mais velho, a pessoa também estará salvando uma vida. “Cachorros adultos que estão em abrigos, muitas vezes, passam por traumas e situações difíceis. Muitos perderam sua família, foram expulsos de casa ou resgatados de lares desestruturados”, comenta.

Entre eles está o caso da cachorrinha Glória que foi resgatada há dois meses em uma caixa fechada com parafusos em Jundiaí.

Mas, Glória teve um final feliz e foi adotada na última segunda-feira (20) pela aposentada Maria Antônia Damazio. “Quando eu vi a foto daquela cachorrinha toda machucada meu coração partiu. Entrei em contato com o Debea imediatamente para começar o processo de adoção”, detalha.

LEIA TAMBÉM:

Dupla de Jundiaí: publicitário e vira-lata fazem sucesso na web com dublagens de memes

Condomínio não pode proibir morador de ter animal, decide STJ

Os interessados em adotar um dos animais abrigados no Debea devem entrar em contato com o órgão, pelo telefone: (11) 4582-2685, ou comparecer à unidade na Rua Abrahão Farrão, 8, Chácara São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo

Mundo Pet

‘Trilheiros’ encontram sete filhotes de cachorro deixados para morrer em trilha na montanha

Essa história reforça a importância de lares temporários para animais resgatados.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Lake Lowell Animal Rescue

Em uma recente caminhada pelas Montanhas Owyhee, em Idaho, duas pessoas notaram uma grande sacola de plástico perto da trilha à frente. Confusos, se aproximaram da caixa e perceberam que ela estava cheia de sete filhotes de cachorro magros, deixados sozinhos na floresta. "Eles ficaram horrorizados ao encontrá-los abandonados lá fora", disse Melissa Blackmer, diretora da ONG de resgate Lake…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro ‘da cidade’ surpreende ao mudar radicalmente durante visita aos avós no campo

Recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida… e ele adorou!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Alexis Pepillo

Coco, uma cachorro poodle é um pet da cidade - adora seus passeios de trem pela cidade e se misturar com outros cães na creche. Mas, recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida. Tudo começou quando a tutora de Coco, Alexis Pepillo, deixou o cachorro na casa de seus pais no interior da Colômbia antes de viajar para…

Continuar lendo