Dia de Combate às Drogas: relatório mostra impactos da pandemia do novo coronavírus
Conecte-se conosco

Saúde

Dia de Combate às Drogas: relatório mostra impactos da pandemia do novo coronavírus

Saiba como identificar e ajudar um dependente químico!

Publicado

em

Foto de pessoa acendendo baseado
‘Relatório Mundial sobre Drogas 2020’ divulgado na quinta-feira, 25 de junho (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O ‘Relatório Mundial sobre Drogas 2020’ divulgado na quinta-feira (25) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) mostra o impacto da pandemia do novo coronavírus no tráfico e uso de entorpecentes.

Segundo o documento, o fechamento de fronteiras e restrições relacionadas à pandemia causaram escassez de drogas nas ruas, levando ao aumento de preços e à redução da pureza.

“Podem surgir padrões de uso mais prejudiciais à medida que alguns usuários passem para o uso da injeção, ou injetem com maior frequência”, diz relatório.

No entanto, com o aumento do desemprego e a falta de oportunidade no atual cenário, as classes mais pobres se tornaram mais vulneráveis ao uso e ao tráfico e cultivo de drogas para garantir o sustento, aponta relatório.

“A crise da Covid-19 e a retratação econômica ameaçam agravar ainda mais os riscos das drogas, quando nossos sistemas sociais e de saúde estão à beira de um colapso e nossas sociedades estão lutando para lidar com esse problema”, disse a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly.

Ainda de acordo com o relatório, 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018 – aumento de 30% em comparação com 2009. Além disso, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

Combate

Valter Schüller, membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) de Jundiaí, especialista em dependência química e ex- dependente químico, conta que é muito difícil sair do vício.

Homem palestrando

Valter durante uma de suas palestras de combate às drogas (Foto: Arquivo Pessoal)

Para ele, a principal forma de combate ao consumo de drogas é a criação e implantação de políticas públicas sobre drogas, principalmente a prevenção. Dentre os programas, Valter cita o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), feito pela Polícia Militar nas escolas há muitos anos.

A atuação da família também é um dos pontos destacados pelo profissional. “A família deve ser presente no papel de esclarecimento. Tanto a família, quanto a escola e o poder público devem se unir nesse combate. A união de forças na prevenção é o melhor caminho. Cada real gasto em prevenção são vários reais economizados em tratamento”, diz.

Para as famílias, cada sinal deve ser olhado com atenção. “É necessário que sejam avaliadas mudanças de comportamento. Os pais conhecem os filhos e às vezes atribuem a mudança de comportamento à adolescência, mas muitas vezes não é só isso. É prestar atenção realmente, ver se há mudança de atitude, mudança no círculo de amizades. E também olhar sinais físicos, como olhos vermelhos e pupila dilatada”, continua o especialista.

E, em casos de consumo de drogas, o diálogo é sempre primordial, afirma Valter. Mas, se não for o suficiente, devem ser buscados profissionais. “Psicológicos, psiquiatras, para entender um pouco mais. E, em alguns casos, também deve ser buscada a internação. Além do dependente químico, a família também deve buscar ajuda, já que quem costuma conviver com a situação de perto acaba adoecendo também. Todos precisam de apoio psicológico”.

Por fim, Valter cita a importância dos grupos de autoajuda, tanto para usuário, quanto família. “Aqui em Jundiaí existem 3 grupos de Alcoólicos Anônimos e 5 de Narcóticos Anônimos. Também existem dois grupos para famílias, o Nar-Anon  e o Amor Exigente”, finaliza.

 

Saúde Pública

Ministério da Saúde muda classificação de gênero em tratamentos do SUS para ampliar acesso a transexuais

Tanto homens quanto mulheres poderão realizar mais 270 procedimentos que antes eram restritos a um gênero específico

Publicado

em

A lista agora inclui 271 procedimentos. Foto: Canva

O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na classificação de gênero para mais de 200 procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta alteração visa ampliar o acesso de pessoas transexuais aos tratamentos e exames oferecidos pela rede pública. Novos procedimentos incluídos Com a nova portaria, tanto homens quanto mulheres poderão realizar diversos tratamentos e exames que antes eram restritos…

Continuar lendo

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo
Publicidade