Noites frias em Jundiaí: equipes em alerta para atender pessoas nas ruas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Noites frias em Jundiaí: equipes em alerta para atender pessoas nas ruas

Operação Noites Fria é realizada em noites com previsão de temperatura inferior a 13°C para e oferecer abrigo às pessoas em situação de rua

Publicado

em

Atualizado há

Operação Noites Frias atende moradores de rua. (Foto: Divulgação/PMJ)
Operação Noites Frias atende moradores de rua em Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Com a temperatura atingindo as mínimas neste mês de agosto, as casas de passagem e abrigos públicos disponíveis em Jundiaí são alternativas para centenas de pessoas em situação de rua fugirem do frio e conseguir uma cama, cobertor, comida e banho.

A busca ativa de pessoas em situação de rua para pernoite faz parte da rotina das equipes da rede socioassistencial, formada pelo Centro Pop e do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS), ligadas a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Este trabalho tem recebido o reforço em número de rondas e de agentes nas noites da Operação Noites Fria, realizada em noites com previsão de temperatura inferior a 13°C.

Nesta semana, a Operação Noites Frias tem sido realizada desde segunda-feira (17), com a equipe oferecendo abrigo às pessoas em situação de rua. Já para os que recusam abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras. 

“Para todos os atendimentos, são aplicados formulários para mapeamento dos casos. Para os que aceitam o abrigamento, além, do pernoite, são ofertados kit de higiene e de roupas e alimentação, além de cuidados com a saúde”, informa a UGADS.

Operação Noites Frias atende moradores de rua em Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Operação Noites Frias atende moradores de rua em Jundiaí. (Foto: Divulgação/PMJ)

Abrigos

Em Jundiaí, são oferecidas 102 vagas regulares em abrigos por mês, conforme parceria com casa de passagem, abrigo e república nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) do Município SOS, CTEC e Casa Santa Marta. 

A Prefeitura informa que nas noites de Operação, estas vagas são aumentadas sem custos ao município.

Segundo dados da UGADS, neste ano foram realizados 811 abrigamentos, de 377 pessoas distintas (das quais, foram destinadas para as vagas reservadas a mulheres e trans 16 atendimentos).

“Neste período foram entregues 974 cobertores, 421 meias, 400 máscaras, além de toucas e luvas”, informa o Executivo. 

Há também 40 vagas criadas em uma estrutura emergencial no Complexo Esportivo Jardim Ângela, localizado na Vila Aparecida, para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Cetro Pop 

No Município, a porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro.

No serviço, o atendimento aos usuários é feito de modo intersetorial, a fim de criar estratégias para um plano de saída das ruas. 

Mensalmente, são realizados, em média, pelo Centro Pop atendimentos a cerca de 280 pessoas em situação de rua. “Desse total, cerca de 40% encontra-se de passagem pelo município e, conseguido contato com familiar ou responsável no município de origem, é realizado o recâmbio”, informa. 

Os demais cerca de 60% dizem respeito a pessoas com origem em Jundiaí ou que estejam no município há alguns anos.

Procura por atendimento

Caso queira orientar uma pessoa em situação de rua a buscar o atendimento no Centro Pop pode acionar o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146, até as 22h. Depois desse horário e em casos de risco à integridade, a Guarda Municipal também poderá ser acionada pelo 153. 

Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU poderá ser acionado pelo telefone 192.

ONGs e governos mobilizados

Em algumas regiões do país, ONGs, governos e prefeituras de Estados do Sul e Sudeste estão fazendo uma força-tarefa para evitar que moradores de rua morram de frio

O Ministério da Cidadania emitiu um alerta para que a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) se mobilize para garantir o abrigo temporário de moradores de rua em todo o país.

Em nota, a pasta informou ainda que é necessário “ter atenção com moradores de áreas rurais e povos e comunidades tradicionais.”

O órgão ainda recomenda atenção com a população mais vulnerável, como idosos e crianças, e ainda recomenda abrigar os animais domésticos durante as noites mais frias.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo