Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, é candidata a vereadora no RJ
Conecte-se conosco

Política

Monica Benicio, viúva de Marielle Franco, é candidata a vereadora no RJ

“É uma pré-candidatura que vai brigar de forma incisiva contra o racismo, o discurso de ódio, o bolsonarismo, e tudo que ele representa”, disse a arquiteta.

Publicado

em

Monica Benicio, pré-candidata a vereadora do Rio de Janeiro
Foto: Arquivo Pessoal/Instagram

Viúva de Marielle Franco, Monica Benicio anunciou sua candidatura a vereadora do Rio de Janeiro, pelo PSOL, mesmo partido de sua companheira. A vereadora Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados há dois anos e cinco meses e o caso segue em investigação.

Monica disse em entrevista que quer continuar o legado de Marielle na defesa dos direitos das minorias, e levar suas próprias ideias para a Câmara Municipal. “A Marielle se torna símbolo de representatividade, de resistência e de esperança porque mulheres e a sociedade se aliaram às pautas dela”, disse a arquiteta.

A pré-candidata solicitou medidas de proteção para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (vinculado com a Organização dos Estados Americanos) e teve seu pedido concedido. Caso as medidas de proteção sejam descumpridas, o Brasil pode sofrer sanções diplomáticas. Por este motivo, Monica diz não temer ameaças contra sua vida ou sua candidatura, que é vista por ela como uma “afronta ao fascismo que ronda o cenário político atual”.

Perguntada se sente medo, Monica responde que a maior violência que poderia sofrer aconteceu no dia 14 de março de 2018, dia do assassinato de Marielle. Seu maior medo é de não conseguirem concretizar uma transformação efetiva nas pautas que luta.

Pautas e visibilidade

As lutas de Monica defendem a luta antirracista e LGBTQIA+ e pretende brigar contra a violência contra as mulheres, o discurso de ódio e “tudo o que o presidente Jair Bolsonaro representa”, de acordo com a candidata.

Seus projetos pretendem dar visibilidade para as favelas e as pessoas que vivem nelas, principalmente às mulheres, para que tenham acesso à segurança, saúde e educação. “Minha relação propositiva para a cidade vai além da minha vida acadêmica. Ela vem da minha experiência enquanto mulher favelada”.

As eleições municipais acontecem em novembro, em todos os municípios do Brasil, e elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo