O jundiaiense Witzel é afastado do cargo de governador do RJ
Conecte-se conosco

Política

O jundiaiense Witzel é afastado do cargo de governador do RJ

Witzel é suspeito de realizar desvios nos contratos emergenciais da pandemia do Covid-19.

Publicado

em

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (28), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) afastou do cargo o governador do RJ, Wilson Witzel, por irregularidades no setor de saúde do estado.

O afastamento não permite mais a comunicação do governador com funcionários e utilização dos serviços do governo do estado, por seis meses, inicialmente.

A equipe de defesa do governador diz que recebeu a decisão com surpresa e “tomada de forma monocrática e com tamanha gravidade”. Em nota, informaram que os advogados estão aguardando o acesso ao conteúdo de acusação para tomar medidas cabíveis.

Investigação da PF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também denunciou Witzel e mais oito pessoas por corrupção, incluindo a primeira-dama, Helena Witzel. As investigações mostram que o governador operava negócios que envolviam propina de fornecedores da saúde. A PGR solicitou a prisão do governador, mas o STJ não autorizou a medida.

As acusações são relacionadas a pagamentos efetuados por empresas ao escritório de advocacia de Helena Witzel. De acordo com a acusação, as empresas teriam contratado os serviços do escritório da primeira-dama para realizar transferências dos empresários Mário Peixoto e Gothardo Lopes Netto para o governador.

De acordo com os investigadores, o escritório da primeira-dama não tinha nenhum funcionário e nem realizava nenhum outro tipo de serviço. Os pagamentos eram feitos por meio de contratos com pelo menos quatro empresas do segmento de saúde que tinham ligação com membros de organizações criminosas.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a empresa “laranja” de Helena Witzel recebeu, entre agosto de 2019 e maio de 2020, mais de R$ 550 mil.

Na investigação da Polícia Federal, o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo, recebeu um mandado e foi preso. A defesa declarou em nota que o pastor “sempre esteve à disposição de todas as autoridades e reitera sua confiança na Justiça”.

A operação tem, até o momento, 17 mandados de prisão (seis preventivas e 11 temporárias) e 72 mandados de busca e apreensão.

A lista atualizada de denunciados pelos atos de corrupção da operação contém: Wilson Witzel, Helena Witzel, Lucas Tristão, Mário Peixoto, Alessandro Duarte, Cassiano Luiz, Juan Elias Neves de Paula, João Marcos Borges Mattos, Gothardo Lopes Netto.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade