Equipe da Mata Ciliar passa aniversário da ONG em combate a incêndio
Conecte-se conosco

Jundiaí

Equipe da Mata Ciliar passa aniversário da ONG em combate a incêndio

Entidade completou nesta segunda-feira (31), 33 anos de trabalho e muita dedicação à vida dos animais silvestres na região

Publicado

em

Atualizado há

Equipe Associação Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)
Equipe da Associação Mata Ciliar que participou do combate ao incêndio. (Foto: Divulgação)

“Ao invés de apagarmos as velinhas, tivemos que apagar um incêndio”, escreveu a Associação Mata Ciliar em sua página do Facebook.

A entidade completou nesta segunda-feira (31), 33 anos de trabalho e muita dedicação à vida dos animais silvestres na região. A equipe que estava na sede, ontem, teve que se mobilizar para salvar os animais em reabilitação por causa de um incêndio de grandes proporções que atingiu a área de reflorestamento entre a entidade e o aeroporto estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro.

“Apesar de não termos vítimas dos bichos que estão sob nossos cuidados muitos outros de vida livre devem ter sofrido na queimada, estávamos registrando uma grande diversidade de espécies que passa ou habita naquela mata, então esse foi um aspecto negativo no dia de ontem”, informou Samuel Nunes, coordenador de Comunicação da ONG.

O fogo foi controlado depois de um trabalho intenso feito pela divisão florestal da Guarda Municipal, a equipe do Corpo de Bombeiros e os funcionários da concessionária do aeroporto.

A Associação Mata Ciliar aguarda o resultado da investigação para saber a causa do incêndio.

Incêndio próximo a Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)

Incêndio próximo a Mata Ciliar. (Foto: Divulgação)

Nota da Mata Ciliar

Trinta e um de agosto é o dia de aniversário da Associação Mata Ciliar. Enquanto deveríamos estar comemorando, nossa equipe se mobilizou para ajudar a apagar uma queimada de grandes proporções na nossa área. Os locais mais afetados foram áreas de recuperação florestal e um recinto de reabilitação para onças.

Os animais desse e de outro recinto para lobos-guarás próximo onde ocorreu a queimada foram manejados e retirados do local como forma preventiva. A queimada que começou no final da tarde de ontem foi controlada no início da noite em uma ação da Guarda Municipal Florestal, Corpo de Bombeiros e agentes da concessionária VOA SP a quem agradecemos o empenho na luta contra o fogo.

O tempo também passa para a Mata Ciliar e os desafios superados nesses 33 anos nos dá experiência e força para continuar adiante, independente da situação, em prol da conservação da biodiversidade.

Mais uma luta vencida

Recentemente, a Associação Mata Ciliar resolveu o imbróglio com o Governo do Estado sobre terreno onde está sediada a associação. A entidade contou com o apoio do deputado estadual Alexandre Pereira.

Em audiência com o vice-governador, Rodrigo Garcia,  no dia 17 de agosto, a ONG recebeu garantia de que ficará na área que ocupa há 25 anos.

“A área não será vendida, só vamos estudar como será regularizada em definitivo a sua ocupação e atuação pela Associação, que faz um belo e importante trabalho de resgate de animais silvestres e sustentabilidade”, afirmou o vice-governador.

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo
Publicidade