Projeto de Cristiano Lopes que prevê prazo de remoção de animais mortos em até 24h é aprovado
Conecte-se conosco

Política

Projeto de Cristiano Lopes que prevê prazo de remoção de animais mortos em até 24h é aprovado

Alteração da lei é necessária para criar uma agilidade no recolhimento pela Prefeitura Municipal dos animais de pequeno porte mortos

Publicado

em

Atualizado há

Cristiano Lopes é vereador de Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Cristiano Lopes desenvolve importante trabalho em prol da causa animal na Câmara Municipal. (Foto: Divulgação)

Projeto de lei que prevê o prazo máximo de 24 horas para remoção pelo Poder Público de animais mortos de pequeno porte foi aprovado, nesta terça-feira (27), pela Câmara Municipal.

De autoria do vereador Cristiano Lopes, o PL nº 13.228/2020 altera a lei 2.140/1975, que dispõe sobre serviços de limpeza pública. “A alteração da lei se faz necessária para criar uma agilidade no recolhimento dos animais de pequeno porte mortos”, explica o vereador. Antes o prazo era de 72h.

Segundo ele, a alteração na lei é simples e este prazo de 24h é importante até por questões de saúde pública e a morosidade na execução do serviço pode causar sérios riscos sanitários a população.

“Aqueles que amam os animais sabem que não existe uma dor maior do que a de perdê-los. Os cães e os gatos são companheiros inseparáveis de seus donos, dessa forma, a hora de sua partida é um momento de comoção na família que precisa ser respeitada”, declara Lopes.

Segundo ele, a prefeitura precisa criar canais de divulgação sobre o assunto, deixando claro como será feita a remoção e a destinação correta dos animais mortos. “Divulgar esta informação, com um telefone específico é primordial para agilizar o processo”, declara.

Causa animal

Cristiano Lopes desenvolve importante trabalho em prol da causa animal. Ele foi um atuou no projeto que isentou instituições, entidades, associações ou ONGs, com atuação na defesa da causa animal, da cobrança da taxa de fiscalização. Com isso, elas podem realizar livremente em Jundiaí, suas feirinhas, bazares e vendas para arrecadar recursos financeiros visando a defesa da vida e do meio ambiente.

No ano passado foi realizada a 1ª edição da Semana Pet. A formatação da Semana Pet se deu graças à lei do vereador Cristiano Lopes (número 9266), que Institui o Programa de Valorização do Animal de Estimação “Pet”. O projeto foi aprovado no dia 6 de agosto de 2019 e a lei sancionada no dia 22 de agosto.

A Lei 8774/2017 que institui na rede municipal de ensino o programa “Conhecer para cuidar”, com o objetivo de conscientizar sobre a guarda responsável de animais domésticos é de autoria do vereador.

Ele também criou a lei que institui o Programa “Amigo Pet” e cria o Selo “Empresa Amiga do Pet”. A lei incentiva parcerias com empresas privadas para a realização de obras e melhorias em áreas públicas destinadas ao lazer das famílias e pets. A empresa que participar e realizar estas melhorias ganhará o Selo Amiga do Pet e poderá colocar sua propaganda no local que recebeu a benfeitoria.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade