Paciente que morou por 51 anos no Hospital das Clínicas morre em São Paulo
Conecte-se conosco

Brasil

Paciente que morou por 51 anos no Hospital das Clínicas morre em São Paulo

Paulo Henrique Machado vivia no hospital desde que foi diagnosticado com poliomielite ainda bebê.

Publicado

em

Paulo Henrique Machado viveu por 51 anos no Hospital das Clínicas, em São Paulo
Foto: Reprodução/YouTube/Paulo Henrique Machado

Na tarde desta quarta-feira (18), morreu Paulo Henrique Machado, que morou no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, por 51 anos. Paulo contraiu poliomielite em 1969, quando ainda era bebê, e desde então precisou receber cuidados médicos devido às sequelas da doença.

Há duas semanas, Paulo publicou em seu canal no Youtube, uma transmissão ao vivo com o título “Apesar de Tudo, Estamos Vivos!”. Na ocasião, o paciente contou que estava “passando por dificuldades no estômago” e com uma pedra na vesícula. Segundo o homem na transmissão, a situação “ficava meio complicada”. Paulo também comentou que estava sentindo muitas dores, mas a causa da morte não foi informada.

Em nota, o Hospital das Clínicas lamentou a morte de Paulo e que “se solidariza com os familiares e amigos” do paciente. “O Hospital das Clínicas da FMUSP informa com pesar o falecimento do paciente Paulo Henrique Machado. Paulo contraiu poliomielite quando criança e há 51 anos era morador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia devido às sequelas da doença e aos cuidados especiais que a sua condição clínica inspirava. Durante todo este período, teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do Hospital.”

Poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, nos tipos 1, 2 e 3. Ela não tem cura e é contagiosa. O Ministério da Saúde informa que a maior parte das pessoas infectadas com a poliomielite não possui sintomas, mas ainda assim podem contaminar outras pessoas. De acordo com o órgão, há ainda casos graves da doença, que causam paralisia e podem levar à morte, como era o caso da doença de Paulo.

51 anos no hospital

Desde que tinha 1 ano e meio de idade, Paulo vivia no Hospital das Clínicas. Em 2013, durante uma entrevista à Folha de S. Paulo, contou que a mãe morreu dois dias depois de Paulo nascer. Ainda bebê, o paciente teve paralisia infantil que acabou atingindo seu sistema respiratório, fazendo com que ele precisasse da ajuda de um aparelho de respiração artificial.

Morando no hospital, Paulo aprendeu a ler e escrever, concluiu o ensino médio e fez diversos cursos na área de informática e softwares. Ele ainda compartilhava sua rotina através de seu canal no Youtube e em sua página no Facebook.

Paulo uniu as grandes paixões por tecnologia, games e cultura geek, e criou uma série de desenhos animados para crianças. Entitulado “As Aventuras de Léca e Seus Amigos”, a série conta a história de sete crianças com deficiência física. Paulo relembra nas histórias de amigos que não resistiram às doenças.

Homenagens

Em suas poucas saídas do hospital, Paulo visitava a Comic Con Experience (CCXP). O evento anual de cultura pop lamentou a morte do fã.

“O mundo perdeu um herói. Paulo Henrique Machado nos deixou hoje, mas sua história viverá para sempre em nós. Porque não existe nada mais poderoso que uma boa história e a dele foi incrível. Obrigado por nos alegrar, inspirar e compartilhar suas paixões com a gente, seja nos seus vídeos ou nos corredores da CCXP. Vá em paz”, escreveu a página oficial do evento no Facebook.

Além disso, Eliana Zagui, companheira de Paulo por muitos anos no quarto do hospital e inspiração para a protagonista de sua criação animada, também prestou homenagens ao amigo na rede social.

“Uau olha! O que? Vale muito a pena viver!!! Isso era dito em todas aberturas da live do Paulo Henrique Machado. Meu verdadeiro irmão, família, companheiro, confidente, meu fiel amigo durante até os dias de hoje. Léco, obrigada por tudo, tudo que vivemos e aprendemos um com outro, por nossas conquistas, cumplicidades, brigas, seu ciúme de extremo valor ao meu entendimento e respeito. Adeus meu verdadeiro irmão, amigo e família. Obrigada por mostrar que mesmo em meio as circunstâncias: VALE MUITO A PENA VIVER!!! Te amo muito, muito mesmo. Sempre sua Léquinha”.

Com informações do UOL Notícias.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo