Novas ideias para o desenvolvimento da nossa região
Conecte-se conosco

Opinião

Novas ideias para o desenvolvimento da nossa região

Por: Miguel Haddad

Publicado

em

Atualizado há

Miguel Haddad
Foto: Divulgação

Quando analisamos os resultados das eleições recém-concluídas, há um dado que precisa ser visto com atenção: a maioria dos prefeitos eleitos e reeleitos do Aglomerado Urbano de Jundiaí e de algumas cidades vizinhas está no mesmo campo político.

Estive várias vezes nessas cidades durante o período eleitoral e posso dizer que essa afinidade pode ser extremamente positiva se pensarmos em ações conjuntas visando o desenvolvimento dos nossos municípios.

Compartilhamos, por exemplo, o rio Jundiaí, a Serra dos Cristais e a Serra do Japi, além de outros leitos e reservas florestais que poderão ser mais preservados e protegidos se complementarmos as iniciativas municipais com projetos de âmbito regional.

Não há porque ser tímido quanto ao alcance dessas medidas. Com o fim da pandemia teremos as principais nações do Planeta – principalmente com a volta dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, peça chave para a realização de um esforço mundial da preservação da Natureza e combate ao Aquecimento Global – empenhadas em diminuir a emissão de gases poluentes, com o aumento exponencial de investimentos públicos e privados nessa área. Atualmente, a União Europeia, liderada pela Alemanha, e a China, na Ásia, estão na vanguarda dessas iniciativas.

Os recursos que serão alocados para o meio ambiente, principalmente para projetos que tornem cidades e regiões ecologicamente eficientes, irão superar em muito a perspectiva que temos hoje.

Na verdade, não se poderá mais dissociar desenvolvimento da preservação ambiental. Para nossas cidades não ficarem para trás e continuarem avançando, sendo competitivas no mercado global – hoje nossos produtos são vendidos para o mundo inteiro – temos de ser excelentes nessa área.

Estamos falando de ações que envolvem os mais diversos setores, desde a educação, ao uso comum de boas práticas pela iniciativa privada, de melhoria conjunta no saneamento básico, entre tantas outras, que permitirão o acesso a agências internacionais de fomento. Até mesmo com essas iniciativas criando valor no mercado de carbono, que hoje ainda está dando os primeiros passos em razão de programas como o anunciado Green New Deal do presidente eleito dos Estados Unidos.

A afinidade que mencionei no início é chave para conseguirmos dar esses passos e tornarmos o Aglomerado Urbano de Jundiaí e municípios vizinhos ecologicamente eficientes, assegurando com isso a continuidade do desenvolvimento de nossas cidades e da qualidade de vida da população.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

O petróleo não é o excremento do diabo e sim uma Dádiva de Deus

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor.

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Países do Oriente Médio, Nigéria, Venezuela, Irã, Angola, Congo, Argélia e Rússia são grandes produtores e exportadores de petróleo. Pertencem ou apoiam a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), um organismo com viés monopolista e autoritário. Mas além da terra rica, essas nações têm outras características similares como pobreza, concentração de rendas, aversão a institucionalidade democrática e são dominados…

Continuar lendo

Opinião

Opinião por Miguel Haddad: Inundações no RS e o papel das cidades na luta contra o desequilíbrio do Clima

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul sofre nos últimos dias pela série de inundações devastadoras, resultantes das incessantes chuvas que assolaram a região. Com mais de uma centena de vítimas fatais e milhares de desalojados, estas enchentes se tornaram o pior evento climático da história do estado, desencadeando uma discussão urgente sobre os fatores que contribuíram para essa catástrofe e como…

Continuar lendo

Opinião

A corrupção é uma tempestade permanente e contribui diretamente com o caos provocado pelos desastres naturais

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Os Desastres Naturais são fenômenos que geram impactos nas sociedades humanas trazendo consequências graves para as pessoas. Obviamente muitos desses representam o ciclo natural da terra e ainda a ciência não desenvolveu instrumentos precisos de previsibilidade, para ajudar a amenizar os impactos sobre a vida e a economia. Atualmente, alguns eventos climáticos têm aumentado de maneira significativa, e os cientistas levantam hipóteses…

Continuar lendo

Opinião

Agência Moody’s confirma a recuperação da credibilidade da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

As últimas décadas do século XX foram determinantes para a modelagem da ordem mundial vigente e a acumulação financeira condicionando à produtiva e dando origem a um tipo de capitalismo com menor dinamismo e maior instabilidade quando comparado ao sistema vigente no pós-guerra e, além disso, inverteu o sentido de determinação das crises que passaram a originar-se na órbita financeira…

Continuar lendo

Opinião

Planejar a cidade

Artigo por Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí

Publicado

em

Por

Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo pessoal

Ao construirmos uma casa, necessitamos de planejamento e fundações sólidas. Assim também funciona com uma cidade: não há espaço para projetos desorientados, baseados em proposições meramente empíricas e desprovidas de sustentação orçamentária, sem unidade estratégica. O governador Mário Covas dizia que governar exige dizer sim, mas também dizer não. Acrescento que o que se diz, na prática, deve reverberar os…

Continuar lendo