Terra da Inovação
Conecte-se conosco

Opinião

Terra da Inovação

Se as bases foram lançadas no primeiro mandato do prefeito Luiz Fernando, elas são apenas o início de um processo que tornará Jundiaí uma cidade referência em termos de inovação na Gestão Pública

Publicado

em

Atualizado há

Jonas Henrique Martins. (Foto: Divulgação)
Jones Henrique Martins é Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Passada a eleição é hora de avançar. Se as bases foram lançadas no primeiro mandato do prefeito Luiz Fernando, elas são apenas o início de um processo que tornará Jundiaí uma cidade referência em termos de inovação na Gestão Pública. Isso significa novas práticas para dentro do governo, mas também ações voltadas ao ambiente externo.

Capacitamos empreendedores e formamos mão de obra qualificada através de cursos na TV TEC, antiga TV Educativa; Fundo Social de Solidariedade; e projetos como o Fepasa Viva. É hora de intensificar a melhora no ambiente de negócios, processo já iniciado, facilitando a abertura e a sobrevivência de empresas.

Queremos órgãos governamentais com “alma digital”, hubs de inovação, células ativas no processo de repensar continuamente seus processos tendo em vista maior resolutividade no serviço público, mas, sobretudo, um contexto no qual os cidadãos ganhem cada vez mais autonomia.

O mundo hoje nos permite irrestrita capacidade de aprendizado, participação e conexão com outras pessoas. Nesse cenário, não há mais espaço para departamentos públicos engessados. É possível criar startups e projetos inovadores dentro dos governos, desde que haja foco na inovação.

Coordenei nos últimos quatro anos a primeira Unidade Central de Entregas dentro da prefeitura, voltada a acompanhar as entregas de obras e serviços prioritários, além de medir a eficácia das políticas públicas através de indicadores públicos disponíveis no observatório. Foi minha primeira experiência na gestão pública. Enfrentamos culturas “analógicas” com determinação e hoje somos exemplo no pioneirismo de controlar, com total transparência, cada data, orçamento e status das ações em andamento de forma digital.

Associar o dinamismo da iniciativa privada à visão social da prefeitura é um compromisso a ser materializado através de indicadores efetivos, frutos de boa vontade, coragem e gestão. Além de Terra da Uva, da Logística e de outras tantas qualidades, vamos transformar nossa cidade em Terra da Inovação.

Jones Henrique Martins é Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

A corrupção é uma tempestade permanente e contribui diretamente com o caos provocado pelos desastres naturais

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

Os Desastres Naturais são fenômenos que geram impactos nas sociedades humanas trazendo consequências graves para as pessoas. Obviamente muitos desses representam o ciclo natural da terra e ainda a ciência não desenvolveu instrumentos precisos de previsibilidade, para ajudar a amenizar os impactos sobre a vida e a economia. Atualmente, alguns eventos climáticos têm aumentado de maneira significativa, e os cientistas levantam hipóteses…

Continuar lendo

Opinião

Agência Moody’s confirma a recuperação da credibilidade da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

As últimas décadas do século XX foram determinantes para a modelagem da ordem mundial vigente e a acumulação financeira condicionando à produtiva e dando origem a um tipo de capitalismo com menor dinamismo e maior instabilidade quando comparado ao sistema vigente no pós-guerra e, além disso, inverteu o sentido de determinação das crises que passaram a originar-se na órbita financeira…

Continuar lendo

Opinião

Planejar a cidade

Artigo por Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí

Publicado

em

Por

Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo pessoal

Ao construirmos uma casa, necessitamos de planejamento e fundações sólidas. Assim também funciona com uma cidade: não há espaço para projetos desorientados, baseados em proposições meramente empíricas e desprovidas de sustentação orçamentária, sem unidade estratégica. O governador Mário Covas dizia que governar exige dizer sim, mas também dizer não. Acrescento que o que se diz, na prática, deve reverberar os…

Continuar lendo

Opinião

Os efeitos da escravidão promovida pelos colonizadores continuam impedindo o avanço da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Brasil em pleno século XXI ainda enfrenta distorções na economia e desigualdade social por causa do longo período escravocrata e pela maneira como ocorreu o processo de abolição. As deformações na economia brasileira foram criadas a partir do momento em que a escravidão foi mantida, pois era a base do sistema legal desprezando o capitalismo como sistema de organização…

Continuar lendo

Opinião

Lula festeja o crescimento da economia e o povo ainda não

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

As projeções para a economia brasileira são positivas e o governo aproveita para promover as suas conquistas dando publicidade para a posição do Brasil no ranking das maiores economias global, e com isso vai camuflando o problema endêmico da distribuição de rendas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024…

Continuar lendo
Publicidade