Connect with us

Opinião

Terra da Inovação

Se as bases foram lançadas no primeiro mandato do prefeito Luiz Fernando, elas são apenas o início de um processo que tornará Jundiaí uma cidade referência em termos de inovação na Gestão Pública

Published

on

Atualizado há

Jonas Henrique Martins. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação

Passada a eleição é hora de avançar. Se as bases foram lançadas no primeiro mandato do prefeito Luiz Fernando, elas são apenas o início de um processo que tornará Jundiaí uma cidade referência em termos de inovação na Gestão Pública. Isso significa novas práticas para dentro do governo, mas também ações voltadas ao ambiente externo.

Capacitamos empreendedores e formamos mão de obra qualificada através de cursos na TV TEC, antiga TV Educativa; Fundo Social de Solidariedade; e projetos como o Fepasa Viva. É hora de intensificar a melhora no ambiente de negócios, processo já iniciado, facilitando a abertura e a sobrevivência de empresas.

Queremos órgãos governamentais com “alma digital”, hubs de inovação, células ativas no processo de repensar continuamente seus processos tendo em vista maior resolutividade no serviço público, mas, sobretudo, um contexto no qual os cidadãos ganhem cada vez mais autonomia.

O mundo hoje nos permite irrestrita capacidade de aprendizado, participação e conexão com outras pessoas. Nesse cenário, não há mais espaço para departamentos públicos engessados. É possível criar startups e projetos inovadores dentro dos governos, desde que haja foco na inovação.

Coordenei nos últimos quatro anos a primeira Unidade Central de Entregas dentro da prefeitura, voltada a acompanhar as entregas de obras e serviços prioritários, além de medir a eficácia das políticas públicas através de indicadores públicos disponíveis no observatório. Foi minha primeira experiência na gestão pública. Enfrentamos culturas “analógicas” com determinação e hoje somos exemplo no pioneirismo de controlar, com total transparência, cada data, orçamento e status das ações em andamento de forma digital.

Associar o dinamismo da iniciativa privada à visão social da prefeitura é um compromisso a ser materializado através de indicadores efetivos, frutos de boa vontade, coragem e gestão. Além de Terra da Uva, da Logística e de outras tantas qualidades, vamos transformar nossa cidade em Terra da Inovação.

Jones Henrique Martins é Analista de Sistemas, Administrador público e Diretor de Governo em Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Por que certas marcas entram na nossa rotina sem pedir licença?

Artigo por Lais Lumes, designer especialista em branding essencialista e fundadora do Lais Lumes Brand Studio.

Published

on

Você já notou como algumas marcas se tornaram tão presentes na sua vida que você nem se questiona mais? Aquele café da manhã que vem sempre da mesma padaria, o aplicativo que você abre automaticamente quando acorda ou aquela marca de tênis que você compra o tempo todo. Por que algumas marcas conseguem esse feito enquanto outras, mesmo investindo milhões…

Continue Reading

Opinião

Compra Aberta: Marco no Pioneirismo de Jundiaí

Artigo escrito por Miguel Haddad

Published

on

Nas últimas décadas Jundiaí tem se destacado pela adoção de medidas inovadoras, algumas posteriormente incorporadas por diversas cidades brasileiras. Dois exemplos emblemáticos desse pioneirismo são a implantação do sistema de cotas para a população negra nos concursos públicos municipais, em 2002, e o desenvolvimento, no mesmo ano, da plataforma Compra Aberta para contratação de fornecedores. O Compra Aberta ilustra essa afirmação. Até…

Continue Reading
Pular para o conteúdo