Orçamento de 2021 é aprovado pela Câmara dos Vereadores de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Orçamento de 2021 é aprovado pela Câmara dos Vereadores de Jundiaí

Cerca de 52% do valor será aplicado nas áreas de saúde e educação, de acordo com as prioridades da gestão.

Publicado

em

Vista de Jundiaí
Foto: William Carvalho

A Câmara de Vereadores aprovou na manhã de terça-feira, 1º de dezembro, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021. O valor estimado da receita para 2021 é de R$ 2,57 bilhões. Destes, cerca de 52% serão aplicados nas áreas de saúde e educação de acordo com as prioridades da gestão.

O projeto de lei 13.264 da LOA 2021 passou, antes da aprovação em plenário, por duas audiências audiências públicas. Uma foi realizada no próprio Paço Municipal em 11 de setembro; a outra pelo Legislativo em 29 de outubro, quando detalhes da proposta foram apresentadas ao público pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Expectativa de entrega

As obras em andamento terão prioridade para que sejam concluídas e entregues em 2021. Entre elas a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Hortolândia. Além disso, uma Clínica da Família, com atendimento a toda grande região da Vila Hortolândia e bairros adjacentes. Também terão sequência as obras de reformas de UBS, para adequação dos espaços físicos e melhoria do atendimento à população. Também terá início a obra da Unidade de Pronto Atendimento da Ponte São João. A gestão da área de saúde fará o planejamento dos equipamentos e de pessoal dessas unidades no próximo ano, para que sejam entregues em pleno funcionamento para a população.

Na área de Educação, também terão continuidade as reformas de escolas e a conclusão da escola Joaquim Candelário de Freitas, na Cidade Luiza, entre outras.

O gestor de Governo e Finanças ressalta que o próximo ano deve ser marcado por um período de recuperação da economia nacional. Isso porquê a pandemia causou uma queda significativa. “Porém, os reflexos na arrecadação tributária só serão sentidos a partir de 2022”, afirma. “A continuidade da carteira de projetos do Programa Avança Jundiaí, lançado em 2018, terá continuidade em 2021. As obras em andamento terão prioridade para que sejam concluídas e entregues em 2021”, diz Parimoschi.

Austeridade

O  cenário econômico atual e as incertezas para o próximo ano inspiram uma gestão austera dos gastos públicos, para que sejam mantidos os pilares do equilíbrio das contas públicas do município. Porém, o foco da gestão continua sendo alocar recursos  nas ações prioritárias do governo e que contemplam serviços públicos à população como Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Segurança e Assistência Social ficam com cerca de 54% do total do orçamento do próximo ano.

O impacto da pandemia sobre a economia local, a qualidade dos serviços públicos, políticas de bem-estar social e geração de emprego estiveram entre os focos de debate da LOA em todas as oportunidades de discussão. A proposta, agora aprovada por unanimidade, foi elogiada pelos parlamentares que a classificaram como adequada para enfrentar os desafios impostos a partir de 2020 com reflexos no próximo ano.

Jundiaí

Prefeito de Jundiaí recebe a visita do cônsul-geral de Portugal

A comitiva portuguesa visitou o Espaço Jundiaí Empreendedora e o Teatro Polytheama. Confira.

Publicado

em

O encontro serviu para fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (21), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu a visita do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva, e do Diretor Brasil da Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal, Francisco Saião Costa. O objetivo do encontro foi fortalecer as relações empresariais e culturais entre Jundiaí e Portugal. Além da reunião no Paço Municipal,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes). De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só…

Continuar lendo

Jundiaí

Audiência Pública de revisão do Plano Diretor será realizada nesta quarta (22) na Câmara de Jundiaí

As alterações debatidas correspondem a correções no texto, para evitar ambiguidades ou dupla interpretação e de alterações dos mapas de zoneamento

Publicado

em

Por

Audiência será realizada nesta quarta (22). Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí promove nesta quarta-feira (22), a partir das 19h, mais uma audiência pública de revisão do Plano Diretor. O encontro será realizado na própria Câmara, de forma presencial. O projeto tem por finalidade alterar a Lei nº 9.321, de 11 de novembro de 2019. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) estará…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia a campanha de arrecadação para crianças do Rio Grande do Sul

A campanha se baseia nos pilares da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças: o brincar e o sonhar como direitos fundamentais da infância.

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. A iniciativa, lançada nesta quarta-feira (22), tem como objetivo arrecadar itens essenciais para crianças entre 0 e 12 anos das cidades de Canoas e Colinas. Ambas cidades foram fortemente impactadas pelas enchentes. Motivados pela situação das cidades gaúchas, o prefeito Luiz Fernando Machado entrou em…

Continuar lendo

Jundiaí

Vacina contra gripe ultrapassa 30% do grupo prioritário em Jundiaí

Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas.

Publicado

em

Vacinação em Jundiaí
Doses seguem disponíveis nas unidades básicas de saúde da cidade. Veja como tomar a vacina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí alcança 34,72% de cobertura da vacina contra a gripe entre grupos prioritários. A campanha, iniciada em 25 de março para idosos, crianças, gestantes e puérperas, já aplicou 61.835 doses. Apesar do progresso, a imunização ainda está abaixo do ideal, especialmente entre gestantes e puérperas, com índices de apenas 11,75% e 6,55%, respectivamente. Além disso, a adesão de idosos está…

Continuar lendo
Publicidade