Confira dicas de como acalmar os animais de estimação durante os fogos de artifício
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Confira dicas de como acalmar os animais de estimação durante os fogos de artifício

Os pets têm o ouvido mais sensível que dos humanos, por isso os fogos de artifício os incomodam muito mais.

Publicado

em

Veterinária dá dicas de como acalmar os animais de estimação durante a queima dos fogos de artifício
Foto: Reprodução/TV TEM

Com a virada do ano, quem tem animais de estimação sempre se preocupa com os bichinhos por causa da queima de fogos de artifício. Mesmo sendo proibidos em muitos municípios da nossa região, ainda tem pessoas que ignoram as regras. Assim, o barulho dos fogos é uma tortura para os pets.

De acordo com a veterinária Isabella Mendonça, para o G1, os animais têm os ouvidos mais sensíveis que o dos humanos. Ou seja, o incômodo dos barulhos altos e constantes dos fogos de artifício é dobrado. Além disso, se o bichinho tiver algum problema de saúde pré-existente ou muito medo, o susto pode causar ainda mais problemas.

“Desde uma convulsão se o animal já tem um problema específico ou até uma síncope, um desmaio pelo medo excessivo ou acabar se cortando, se machucando tentando fugir, escapar de onde está”, explica.

Dicas para amenizar o susto

Segundo a especialista, para amenizar o problema, é ideal que a família esteja junto com o animal ou que o deixe em um local calmo e tranquilo. Há também o método de colocar bolinhas de algodão nos ouvidos ou uma faixa ao redor do pet, que simula um abraço e o faz se sentir protegido.

“Você vai pegar um lenço, uma faixa ou até um pano comprido, passar por debaixo do pescoço, cruzar em cima, passar debaixo do abdômen e amarrar em cima. Não pode apertar muito para a circulação do cachorro funcionar normal, nada muito justo, mas vai funcionar como um abraço e ele vai ficar seguro. De preferência, no colo do proprietário também, mas isso vai dar uma segurança, um conforto para o animal”, explica a veterinária.

No caso dos fogos começarem de repente, é recomendado acalmar o cão, ou deixa-lo em um local fechado, sem janelas e portas de vidro, para evitar que ele fuja. Enquanto isso, para os donos de gatos podem fazer “ninhos” em um quarto, fechar tudo e apagar as luzes. Dessa forma, o ambiente fica o mais calmo possível para o pet.

“Depois de um evento de estresse, o animal pode ficar tremendo, salivando, chegar a ficar duro, estático, parado. O ideal é procurar ajuda de um veterinário, porque às vezes a gente tem que intervir. Eles ficam extremamente nervosos e agitados”, completa Isabella.

Com informações do G1.

Mundo Pet

Gatos têm reação hilária ao ‘saber’ da gravidez da tutora

Quando Autumn descobriu que estava grávida, ela não tinha ideia de como seus gatos reagiriam – e eles pareceram saber imediatamente que algo estava diferente.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Autumn McIntyre/The Dodo

Os gatos Penelope e Kilo adoram sua tutora e sempre se esforçaram para ocupar o máximo possível de sua atenção. Ambos têm grandes personalidades e sempre deixam transparecer seus sentimentos, tanto os bons quanto os ruins. "Penelope é uma menina muito amorosa e incrivelmente carente quando se trata do carinho da mamãe. Ela faz de tudo para chamar minha atenção",…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro salsicha chega ao abrigo tão gordinho que mal conseguia andar

O pequeno cachorro pesava oito quilos, quando deveria pesar cerca de quatro e meio. Para um cão tão pequeno, isso é muito peso extra.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Marin Humane/The Dodo

Quando o cachorro salsicha Jammy chegou ao abrigo Marin Humane, uma das primeiras coisas que todos notaram foi seu sorriso adorável e sua personalidade alegre. A segunda coisa que notaram foi que o pobre cão era muito, muito gordinho. Jammy foi entregue ao abrigo pois seu tutor não tinha mais condições de cuidar dele. O pequeno cachorro pesava oito quilos,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Resgate com final feliz: Cachorro é retirado de telhado em ruínas e encontra nova família

Publicado

em

Foto: Facebook/Austin Animal Center

Em fevereiro, os moradores de um complexo de apartamentos em Austin avistaram um pequeno filhote de cachorro marrom no telhado em ruínas de uma garagem. Uma pessoa ligou para o Austin Animal Center, um abrigo municipal, para pedir ajuda para resgatar o cachorrinho. Staci Figueroa, uma oficial de proteção animal do Austin Animal Center, chegou ao local com sua colega,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo
Publicidade