Veterinária alerta para riscos com pets cardiopatas durante festas de fim de ano
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Veterinária alerta para riscos com pets cardiopatas durante festas de fim de ano

Segundo a especialista, são em épocas como esta que os animais são colocados em situações de estresse, nas quais se machucam, sofrem e, em alguns casos, podem até morrer

Publicado

em

Cão com medo. (Foto: Divulgação)
Veterinária alerta para riscos com pets cardiopatas durante festas de fim de ano. (Foto: Divulgação)

Com as festas de fim de ano se aproximando, surge uma preocupação para quem possui animal de estimação: o sofrimento dos bichinhos com os fogos de artifício. São em épocas como esta que os animais são colocados em situações de estresse, nas quais se machucam, sofrem e, em alguns casos, podem até morrer. Por isso, cuidar do coração dos pets é de extrema importância.

O G1 conversou com a médica veterinária Bruna Guerbas, que atende animais de pequeno porte em Sorocaba, sobre as principais doenças cardíacas que acometem cães e gatos.

Segundo a profissional, algumas raças possuem maior predisposição para o desenvolvimento de cardiopatias, como cães das raças boxer, yorkshire, maltês, poddle, pug, buldogue, cocker spaniel e dobermann. No grupo felino, a raça persa compõe o grupo de risco.

Contudo, Bruna destaca que o envelhecimento também é um fator determinante para que os pets desenvolvam problemas no coração.

Prevenção

Assim como os humanos, cães e gatos devem seguir uma rotina saudável para evitar doenças no futuro, com exercícios físicos, alimentação adequada e balanceada e exames de rotina.

Os tutores, no entanto, devem prestar atenção aos sinais dados pelos pets durante estas atividades, principalmente quando possuem um animal dentro do grupo de raças predispostas.

Segundo a veterinária, cansaços durante exercícios físicos, normalmente seguidos de tosse, desmaios, aumento de volume abdominal, convulsões e obesidade são alguns dos sinais que os pets apresentam.

“O recomendado é levar ao médico veterinário para avaliação e realização de exames para diagnóstico e conseguir iniciar um tratamento a tempo”, diz.

Diagnóstico

Em caso de diagnóstico de cardiopatia, o cuidado com o pet deve ser maior. Além do acompanhamento com um médico veterinário, devem ser feitos exames específicos de rotina.

Normalmente, o animal precisa tomar medicamentos diariamente para o controle da doença, mas dois ingredientes são essenciais para o conforto do bichinho: paciência e amor.

É assim que funciona com Maria Rosa Geronutti, tutora do poodle Léo, que tem 12 anos de idade. Em abril de 2019, após ter tomado uma vacina, o bichinho fez um exame que detectou um sopro no coração. Depois disso, a rotina dele mudou.

Maria Rosa costumava caminhar com Léo e o irmão, Kim, todos os dias pelos arredores da casa, mas conta que, após o diagnóstico do animal, os cuidados ficaram maiores. A cada quatro meses, Léo vai até o veterinário para fazer um ecocardiograma e verificar se está tudo bem.

“Atualmente, fico mais assustada com as reações do Léo. A pandemia já não deixa sair, mas saio menos e o medico todo dia. Antes era um copo e meio ao dia, mas, após um exame recente, mais duas medicações foram acrescentadas”, explica.

Para se certificar de que Kim também não adquiriu problemas cardíacos, a dona também o leva para o veterinário para exames rotineiros.

Risco maior

A veterinária Bruna Guerbas alerta que, nessa época do ano, o risco para animais cardiopatas é muito maior.

“O ideal é não deixar esse animal sozinho durante a queima de fogos, tentar deixá-lo calmo, colocar tampões em seus ouvidos e tentar amenizar o som, já que eles possuem uma audição muito mais aguçada que a nossa”, diz.

Ainda segundo ela, enrolar tecidos ao redor do corpo dos bichinhos ajuda, pois passa a sensação de segurança para eles. O uso de fitoterápicos também pode diminuir o estresse e a ansiedade do animal nesta época, mas só pode ser feito com indicação e prescrição do médico veterinário que acompanha o animal.

Com informações do G1.

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes abandonados se recusam a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda

Um homem relatou ter encontrado cachorrinhos abandonados – e eles se recusaram a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cachorros Logan's Legacy, está acostumada a receber ligações sobre cães de rua que precisam de ajuda. Mas recentemente, ela atendeu a uma chamada que era mais preocupante do que a maioria. Um homem relatou ter encontrado não um, não dois, mas três cachorrinhos abandonados em uma propriedade vazia - e eles se…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro passa por incrível transformação depois de uma tosa de emergência

Olhando para o cachorro, ninguém poderia imaginar que existia um pet pequeno e adorável embaixo de tanto pelo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Abrigo animal Wyandotte

Se você visse essa bola de pelos emaranhados, saberia que se trata de um cachorro? Recentemente, a equipe do abrigo animal Wyandotte acolheu um cão em uma condição que descreveram como "uma das piores que já haviam visto". Pixie - o nome que recebeu - tinha o pelo tão grande e emaranhado que mal conseguia se mover. Olhando para o…

Continuar lendo

Mundo Pet

Judiação: cachorro pit bull foi deixado para morrer descartado em saco de lixo

Os veterinários tinham muitas perguntas. “O que havia acontecido com essa pobre alma? Por que ele foi descartado como lixo?”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/SPCA Pennsylvania

Recentemente, um bom samaritano que trabalhava em uma casa ficou completamente em choque ao encontrar um cachorro pit bull abandonado dentro de um saco de lixo. O corpo e as patas do cachorro estavam rígidos e ele só conseguia mexer a cabeça. O homem retirou o cão do saco de lixo com cuidado, o colocou em um pedaço de papelão…

Continuar lendo

Mundo Pet

Familinha de cachorros encontra felicidade após momentos de terror e abandono

Ao se aproximarem do cachorro, perceberam que ele não estava sozinho: a pequena caixa estava cheia com seus filhotes.

Publicado

em

Por

Outro dia, funcionários do abrigo de animais da SPCA encontraram um visitante inesperado em seu estacionamento. Enquanto cuidavam dos cães resgatados dentro de suas instalações, a equipe percebeu que um cachorro desconhecido estava esperando por eles na calçada. Os corações dos voluntários se apertaram quando descobriram uma pequena caixa amarrada à coleira do cachorro e uma caixa de papelão ao…

Continuar lendo
Publicidade