Colégio de Jundiaí inicia ano letivo de 2021 com aplicação do Novo Ensino Médio
Conecte-se conosco

Educação

Colégio de Jundiaí inicia ano letivo de 2021 com aplicação do Novo Ensino Médio

Conheça a proposta da nova grade curricular da 1ª série do Ensino Médio e suas vantagens.

Publicado

em

Fachada da escola
Foto: Divulgação

Depois da reviravolta em 2020 por causa da pandemia, o Colégio Campos Elíseos investiu e se adaptou para continuar oferecendo a qualidade de ensino aos seus alunos. Agora, em 2021, a escola inicia o ano letivo inaugurando a nova Grade Curricular com a 1ª série do Ensino Médio, chamado “Novo Médio”.

O Novo Médio surgiu após uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Com isso, ampliaram o tempo mínimo do estudante na escola, de 800 para 1000 horas anuais. Neste novo formato, a nova organização curricular é mais flexível e oferece aos alunos diferentes escolhas de itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e formação técnica e profissional.

Os itinerários formativos são um conjunto de disciplinas, oficinas, projetos e núcleos de estudo que os estudantes podem escolher no Ensino Médio. Assim, a divisão da nova grade contém estudos das Linguagens e Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, o novo formato conta com o método de Ensino Híbrido.

A metodologia do Ensino Híbrido combina a aprendizagem presencial com os estudos remotos. Dessa forma, o aluno pode tanto estudar sozinho, através de plataformas online, quanto interagir com o professor e os outros estudantes. A ideia surgiu, principalmente, para integrar a tecnologia ao ambiente de estudo, estimulando o protagonismo dos alunos em seu próprio processo de aprendizagem.

Adiantados na formação digital

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o método de ensino à distância virou uma necessidade nas unidades de ensino. Conhecido na região pela identidade digital, o Colégio Campos Elíseos já se prepara há anos para a nova realidade da educação no Brasil.

De acordo com a diretora, Leandra Maia, com o projeto UNOi Educação, o colégio se adiantou em um processo que seguia para a direção da combinação entre tecnologia e ensino. “Todos esses anos de investimentos, apostando no diferencial da tecnologia, hoje faz com que nossa realidade seja eficaz no cotidiano do aluno.”

“A prioridade sempre foi e sempre será a educação dos alunos. Então, com o Ensino Híbrido, será possível complementar o aprendizado tanto na escola como em casa, com nossas plataformas e acessibilidade. Temos como grande aliada, a tecnologia no sistema de educação do Colégio Campos Elíseos, e pretendemos continuar investindo e inovando para o melhor”, afirma a diretora.

Pensando em habilidades do futuro, o Ensino Híbrido vai além das disciplinas básicas no currículo do Ensino Médio. Dessa forma, o aluno recebe estímulos na vivência dentro e fora da sala de aula, como por exemplo:

  • Pensamento crítico e aprendizagem ativa.
  • Criatividade e originalidade.
  • Resolução de problemas complexos.
  • Flexibilidade cognitiva.
  • Inteligência emocional.
  • Trabalho em equipe.
  • Gestão de pessoas.
  • Negociação.
  • Tomada de decisões.
  • Orientação a serviços.

O Colégio Campo Elíseos atendem alunos do Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Integral. O endereço é Rua Helena Conci Gáspari, 85, Jd C Elíseos, Jundiaí. Saiba mais no site oficial da escola.

Educação

Taxa de alfabetização da população brasileira chega a 93%, revela IBGE

Segundo dados do Instituto, em seis décadas, aumento foi de quase 20 pontos percentuais

Publicado

em

Instituto hoje (17) o 'Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo'. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (17) o Censo Demográfico 2022 – Alfabetização: Resultados do universo, cujos dados mostram o aumento da taxa de alfabetização da população. Dos 163 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais, 151,5 milhões sabem ler e escrever ao menos um bilhete simples, enquanto 11,4 milhões não possuem…

Continuar lendo

Educação

A Escola SENAI de Jundiaí está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação em Usinagens Especiais

Publicado

em

Por

Especialização: Lato SensuModalidade: PresencialDuração: 3 semestresAulas aos Sábados: Período integralValor: 18 parcelas de R$ 750,00 ou 24 parcelas de R$ 562,50. Ficou interessado? Clique em saiba mais, preencha o formulário que entraremos em contato: https://forms.office.com/r/W6DpP59EGd

Continuar lendo

Educação

Oito em cada dez professores já pensaram em desistir da carreira

Dado é de pesquisa inédita divulgada pelo Instituto Semesp

Publicado

em

Por

Foto: Sam Bayle/Unsplash

Um estudo recente revelou que oito em cada dez professores da educação básica no Brasil já consideraram abandonar a profissão. Esse levantamento, conduzido pelo Instituto Semesp, identificou diversas razões que levam os educadores a cogitar essa decisão, incluindo questões como remuneração insatisfatória, falta de reconhecimento profissional, carga horária excessiva e desinteresse dos alunos. Resultados da pesquisa Realizada entre os dias…

Continuar lendo

Educação

Senai-SP oferece cursos de Operador de Empilhadeira em Jundiaí

Publicado

em

Por

Matrículas abertas! Faça já sua inscrição pelo link: https://sp.senai.br/cursos/0/0?unidade=502&pesquisa=empilhadeira&pag=1

Continuar lendo

Educação

Governo de SP abre inscrições para curso online gratuito de Libras

Curso voltado a adultos já qualificou mais de 23 mil pessoas em todo Estado; inscrições serão abertas a partir desta sexta (3)

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), abre nesta sexta-feira (3), às 10h, inscrições para o curso online de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, voltado a adultos. O curso é gratuito já capacitou mais de 23 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o estado. O curso será dividido…

Continuar lendo