Amor no Cabide: irmãs espalham roupas de frio em cabides pelas ruas de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Amor no Cabide: irmãs espalham roupas de frio em cabides pelas ruas de Jundiaí

Projeto começou no inverno jundiaiense de 2016

Publicado

em

Atualizado há

Amor no cabide
Amor no Cabide: irmãs espalham roupas de frio em cabides pelas ruas de Jundiaí (Foto: Divulgação)

Uma iniciativa realizada por duas irmãs está trazendo mais amor pelas ruas de Jundiaí. Em pleno inverno, elas colocam cabides com roupas de frio espalhados pela cidade, em locais pré-determinados que são chamados de ‘pontos de amor’.

O projeto, chamado ‘Amor no Cabide’, começou em Porto Alegre, em 2013, mas as irmãs Patrícia e Amanda Verdugo só ficaram sabendo em 2015, por meio de uma reportagem na televisão. Foi então, no inverno seguinte, que elas decidiram colocar o gesto de amor em prática.

“Então nós tivemos a ideia de trazer para Jundiaí, afinal o projeto consiste em ser copiado e espalhado. Nós começamos a instalar alguns pontos de amor pela cidade e escolhemos para isso os pontos de ônibus, pela quantidade de pessoas que transitam por eles e por serem cobertos”, explicou Amanda Verdugo ao Tribuna de Jundiaí.

Este já é o terceiro inverno consecutivo que o projeto acontece na cidade. Neste ano, são cinco pontos de amor, em que as pessoas podem pegar ou doar um agasalho. Para Amanda, a ideia é que o projeto seja da rua, de todo mundo. “Quem precisa pega, mas quem tem sobrando no guarda-roupa vai no ponto e deixa sua peça”.

Dessa forma, não existe um ponto de arrecadação específico: a doação é feita diretamente na rua, em cada um dos cabides disponibilizados nestes pontos. Mas nada impede que outras pessoas também criem suas plaquinhas e pontos de amor próprio.

“A nossa ideia é dar um primeiro passo, contagiar as pessoas, para que elas façam outros pontos no seu bairro, onde moram e trabalham, para espalhar pela cidade. No ano passado e neste ano, uma pessoa também fez o seu próprio ponto de amor, que atualmente está na Ponte São João”, continuou.

E quem pode pegar o agasalho? Amanda diz que qualquer um que precisa, não apenas moradores de rua.  “O movimento consiste em não julgar, ainda mais neste momento de crise em que o Brasil passa. Quem precisa pode ser um estudante que está passando na rua, pode ser a pessoa que saiu do trabalho desprevenida. Pode ser qualquer pessoa que esteja na rua e precise daquele agasalho naquele momento”.

E, depois de três anos de projeto, a jundiaiense garante que o sentimento de gratidão é imenso. “Ver que os agasalhos vão, é isso que move a gente. A gratidão é essa: ver o ponto fixo, chegar lá horas depois ou no dia seguinte e ver que alguém já pegou aquela peça. Ou então quando chegamos em um ponto para colocar um agasalho e vemos que alguém já colocou, se sensibilizou e quis fazer parte do movimento”, finalizou.

Sentiu vontade de fazer parte desse gesto de amor também? Confira o endereço dos pontos de amor fixos por Jundiaí:

❤ Ponto de ônibus na Rua Campos Sales, altura do nº 472 – Centro (Atrás do Velório Municipal e em frente a academia Mega Form)

❤ Ponto de ônibus na Rua Carlos Gomes, altura do n° 1.231 – Jd. Carlos Gomes (Lateral do Móveis Candieiro)

❤ Ponto de ônibus na Avenida 9 de Julho, altura do nº 300 – Vila Virgínia (Em frente ao espaço dos Food Trucks)

❤ Ponto de ônibus na Avenida Antônio Frederico Ozanan, altura do número 5.620 (Um ponto antes do Maxi Shopping).

❤ Ponto de ônibus na Rua Santa Maria, altura do número 331/338 – Ponte São João (Próximo do Jack Lanches).

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h

Publicado

em

Por

A abertura do Maio Amarelo será quinta (2), às 14h no Jardim da Mobilidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dará início nesta quinta-feira (2) à campanha Maio Amarelo 2024. A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h. O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho –…

Continuar lendo

Jundiaí

Franco da Rocha conhece estrutura de Núcleo de Articulação de Políticas Públicas de Jundiaí

Foram abordados temas como o funcionamento no dia a dia; as temáticas de cada assessoria; entre outros

Publicado

em

Por

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), membros do Laboratório de Políticas Públicas da Prefeitura de Franco da Rocha estiveram em Jundiaí para conhecer a estrutura do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A visita contou com a participação dos sete assessores que compõem o Núcleo, da Gestora do Laboratório de Políticas de Franco…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: fomento à empregabilidade é destaque do Jundiaí Empreendedora

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para a geração de emprego e renda, além do incentivo à formação profissional

Publicado

em

Por

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para aumentar a geração de emprego e renda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o Dia do Trabalho, celebrado globalmente em 1º de maio, ganha destaque especial, refletindo o compromisso com o fomento à empregabilidade. Desde o lançamento do programa Jundiaí Empreendedora, a cidade tem fortalecido suas estratégias para impulsionar a criação de empregos, o aumento da renda e a promoção da formação profissional. Conectando empresas e profissionais Desde sua implementação em…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, marca presença em evento de transformação digital

Além de estande montado para mostrar as inovações, o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins, participou de painel sobre Dados e Indicadores na gestão pública

Publicado

em

Por

Jones Martins, no centro do palco, participou do painel de tema Dados e Indicadores na gestão pública. Foto: Divulgação

As ações da Prefeitura para tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais tecnológica e digital são reconhecidas, mais uma vez, em um grande evento de cidades inteligentes. Na segunda-feira (29), a cidade marcou presença na 2ª edição do CSC GovTech, um evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities com o apoio do Estadão, na capital paulista. Além de um estande…

Continuar lendo

Jundiaí

Pela primeira vez, Jundiaí é palco de encontro estadual de secretários de finanças

A ASSEFIN-SP discute política pública tributária e justiça fiscal, fornece assistência técnica, troca de experiências e mais. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (30), o anfiteatro da UniAnchieta, em Jundiaí, recebeu mais de 300 pessoas para o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças. O evento é da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí. Essa foi a primeira realização do evento…

Continuar lendo
Publicidade