Pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí alerta sobre como identificar violência infantil
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí alerta sobre como identificar violência infantil

Saiba como identificar e denunciar casos de violências contra crianças

Publicado

em

Atualizado há

Mônica Franco, pediatra no HU (Foto: Hospital Universitário de Jundiaí)

O caso de violência dentro de casa sofrido pelo menino Henry chamou atenção de todos nesta semana. A violência física aplicada pelo padrasto Jairinho, levou menino de 4 anos a sofrer fortes lesões pelo corpo, resultando em morte. Porém, esse é um caso dentro de 233 agressões notificadas por dia no país. Em 2017, foram feitas 85.293 notificações de violência física, psicológica e até tortura contra as crianças, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), mantido pelo Ministério da Saúde (MS).

Algumas violências podem ocorrer no ambiente doméstico, com pessoas do círculo familiar e de convivência das vítimas. Por esse motivo, a pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Mônica Franco, alerta que é preciso observar os sinais das crianças. “Quando ela está passando por essa situação tende a mudar de comportamento como ficar irritada, assustada, ficar em silêncio, mudar os hábitos, fazer xixi na cama e o mais evidente para detectar, e o aparecimento de hematomas e dores pelo corpo”, detalha a pediatra.

Casos de violência no HU

A médica informa que muitas vezes, há crianças que chegam ao consultório com marcas de mordidas, queimaduras de cigarro, hematomas, entre outros sinais que demonstram que a criança possa estar sofrendo violência física. “Muitas vezes deixamos a criança internada para a própria segurança dela, pois o maior perigo está dentro de sua casa”, explica.

Quando casos de violência física chegam ao HU é acionado o Serviço Social da instituição que faz a notificação ao Conselho Tutelar e dá sequência com o Boletim de Ocorrência e a apuração do ocorrido. A subnotificação de casos ainda é grande, afirma a pediatra. “Isso ocorre por diferentes causas, mas a mais comum está no familiar que esconde os fatos e ignora a violência física dentro de casa”, completa Mônica e ressalta que, em muitos casos, as crianças, e muitas vezes a mãe ou responsável precisam de acompanhamento psicológico para poder tentar superar o ocorrido.

Denuncie

Caso você observe uma criança sofrendo violência física, moral, psicológica ou de qualquer tipo, denuncie no DISQUE 100.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade