Bolsonaro diz que quem votar no ex-presidente Lula em 2022 'merece sofrer'
Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro diz que quem votar no ex-presidente Lula em 2022 ‘merece sofrer’

O presidente comentava sobre a decisão de anulação das condenações de Lula com apoiadores no Palácio da Alvorada

Publicado

em

Presidente Jair Messias Bolsonaro
Presidente Jair Messias Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Nesta segunda-feira (19), durante um encontro com apoiadores no Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro disse que quem votar no ex-presidente Lula nas eleições presidenciais de 2022 “merece sofrer”. Na ocasião, o presidente da República comentou sobre a anulação das condenações de Lula pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Foi 8 a 3 o placar lá. Você interprete como quiser. Agora, pelo amor de Deus, o povo que por ventura vote em um cara desses, é um povo que merece sofrer”, disse Bolsonaro.

Na última quinta-feira (15), os ministros do STF decidiram que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar os processos contra Lula.

Além disso, Bolsonaro também criticou a Rede Globo, mais uma vez. “Eu fui eleito em uma situação inacreditável. E o pessoal dizia que: ‘ninguém aguentaria dois meses com a Globo batendo. Estou com dois anos e quatro meses. E não admito que chamem a Globo de lixo. Lixo é reciclável.”

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, Lula está evitando “cantar vitória” após a decisão do STF. Ainda nesta semana, a suspensão do ex-juiz Sergio Moro irá para julgamento. Assim, é possível que as sentenças sejam anuladas e também abre as possibilidades de invalidação de todas as provas dos processos.

Corrida pela presidência

Mesmo antes de o STF ter devolvido seus direitos, o ex-presidente Lula já vinha conversando com frentes da igreja católica e evangélica, que representam grande parte dos eleitores de Bolsonaro. Assim, o presidente na gestão atual tem recebido conselhos para se antecipar na articulação de reeleição, evitando o avanço de Lula.

Um dos primeiros passos de Bolsonaro foi o jantar com empresários, no início de abril. A ideia agora é reproduzir o evento a cada dois meses, incluindo diferentes perfis de empresários. Além disso, muitos destes não são apoiadores do governo Bolsonaro.

O presidente também avalia fazer um tipo de “viagem” pelos templos evangélicos e reforçar que cumprirá a promessa de indicar alguém “terrivelmente evangélico” para o Supremo. Dessa forma, Bolsonaro procura não perder apoio empresarial e manter seu público da igreja evangélica.

Política

Estado de SP aprova criação de escolas cívico-militares

Com protesto durante a votação, oito pessoas foram detidas, mas já liberadas após audiência de custódia

Publicado

em

Policial militar acompanha alunos em atividade na quadra de uma escola, promovendo segurança e interação na comunidade escolar.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na terça-feira (21), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em meio a protestos e detenções, a criação das escolas cívico-militares. Sob autoria do governo Tarcísio de Freitas, com 54 votos a favor e 31 contra, o projeto prevê a implementação de escolas com gestão compartilhada entre corporações militares e secretarias estaduais ou municipais de educação. Confronto…

Continuar lendo

Política

2ª Turma do STF extingue pena de José Dirceu na Lava Jato

Por 3 votos a 2, ministros avaliaram que pena ‘prescreveu’, ou seja, prazo para punir foi ultrapassado

Publicado

em

Por

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na mais recente sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta terça-feira (21), uma decisão majoritária resultou na extinção da pena do ex-ministro José Dirceu, em uma condenação por corrupção passiva relacionada à operação Lava Jato. Revisão do caso José Dirceu havia sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela 13ª Vara Federal de Curitiba,…

Continuar lendo

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo
Publicidade