Justiça valida justa causa de funcionária de hospital infantil que recusou vacina contra Covid
Conecte-se conosco

Brasil

Justiça valida justa causa de funcionária de hospital infantil que recusou vacina contra Covid

Durante o processo, a colaboradora, que é auxiliar de limpeza, não apresentou argumentos válidos que explicassem a recusa em ser imunizada.

Publicado

em

Funcionários do Hospital das Clínicas sendo vacinados contra a COVID19.
O hospital realizou campanhas sobre a importância da imunização para profissionais da Saúde (Foto: Reprodução/Governo de São Paulo)

Em uma decisão emitida na 2ª Vara do Trabalho de São Caetano do Sul, através da juíza Isabela Flaitt, a Justiça do Trabalho de São Paulo validou a demissão por justa causa de uma funcionária de um hospital infantil da cidade que se recusou receber a vacina contra Covid19.

A mulher, que era auxiliar de limpeza do hospital, tentou reverter a dispensa, dizendo não ter tido tempo de explicar sua decisão. Enquanto isso, a empresa comprovou que foram realizadas campanhas no local, alertando sobre a importância da imunização contra o vírus, principalmente para profissionais que atuam em áreas críticas do ambiente hospitalar.

Junto a isso, o hospital infantil ainda apresentou a advertência assinada pela funcionária por recusar tomar a vacina. Depois de menos de uma semana, a mulher se recusou novamente a ser imunizada. No processo, a mulher não apresentou nenhuma condição médica que justificasse a recusa à vacinação.

Para a juíza Flaitt, é dever do empregador oferecer condições dignas aos colaboradores, que protejam sua saúde, integridade física e psíquica. Além disso, reforça que a liberdade de consciência não deve se sobrepor ao direito à vida. “A necessidade de promover e proteger a saúde de todos os trabalhadores e pacientes do Hospital, bem como de toda a população deve se sobrepor ao direito individual da autora em se abster de cumprir a obrigação de ser vacinada”, completou.

Dessa forma, de acordo com a juíza, a empresa cumpriu com sua obrigação de informar os funcionários sobre como se proteger e evitar possíveis transmissões da Covid19, e que a vacina é a única solução perfeita para o controle de uma pandemia como a do novo coronavírus.

A juíza ainda utilizou na decisão a vacinação obrigatória disposta no artigo 3º da Lei 13.979/2020, entendida pelo Supremo Tribunal Federal. Além disso, mencionou o guia técnico do Ministério Público do Trabalho sobre a vacinação de Covid19, que prevê afastamento do trabalhador e considera falta grave a recusa injustificada em não se vacinar.

Brasil

Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas. Confira.

Publicado

em

Por

As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

As chuvas no Rio Grande do Sul deram uma trégua, no entanto, as autoridades alertam a população para o risco de novas enchentes e iminente queda brusca de temperatura. O recado é, especialmente, para a região metropolitana de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas, frisando…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana. Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros…

Continuar lendo

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo

Brasil

Helicóptero Águia de SP socorre bebê e idosa infartada no Rio Grande do Sul

Mais de mil pessoas resgatadas em uma semana de apoio nas enchentes

Publicado

em

Por

Equipe do helicóptero Águia 33 durante missão de resgate no Rio Grande do Sul, fornecendo auxílio vital em meio à crise de enchentes (Foto: Governo de SP)

Na quinta-feira (9), o helicóptero Águia 33, equipado com UTI aeromédica, realizou duas missões cruciais no Rio Grande do Sul. Primeiramente, transportou um bebê de cinco meses com pneumonia do hospital regional de Tramandaí para a UTI pediátrica em Venâncio Aires. O pequeno paciente necessitava de aparelhos para respiração durante o trajeto. Em seguida, a aeronave viabilizou a remoção de…

Continuar lendo
Publicidade