Evento on-line em Jundiaí marca o Dia Internacional Contra a Homofobia
Conecte-se conosco

Jundiaí

Evento on-line em Jundiaí marca o Dia Internacional Contra a Homofobia

Data marca a luta contra a discriminação dos homossexuais, transexuais e transgêneros

Publicado

em

Atualizado há

A Prefeitura de Jundiaí promove iniciativas para garantir direitos fundamentais de toda a comunidade (Foto: Reprodução)

O dia 17 de maio é considerado uma data para refletir sobre a importância do respeito à diversidade. Comemorado nesta segunda (17), o Dia Internacional Contra a Homofobia reforça a luta do movimento LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual e o + para incluir outros grupos e variações de sexualidade e gênero) para a busca de igualdade e respeito.

Em Jundiaí, a Prefeitura, por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas, vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil, promove iniciativas para garantir direitos fundamentais de toda a comunidade, através de políticas públicas e discussões sobre o tema “Diversidade sexual” em palestras, simpósios e conferências. Essas ações estão interligadas à Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual do município.

Segundo a assessora de Políticas para Diversidade Sexual, Kelly Cristina Galbieri, há projetos em andamento que atendem diretamente o segmento da Diversidade, dentre eles, o “O Amor Vence”, que reúnem familiares e responsáveis para orientação, e o “Primeiros Passos”, que promove o acolhimento de jovens e adultos LGBTQIA+, além do encaminhamento para atendimento médico, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, entres outros.  Em função da pandemia de Covid19, tanto os encontros mensais promovidos dentro dos projetos, como o atendimento estão sendo feitos de maneira remota.

Assessora de Políticas para Diversidade Sexual, Kelly Cristina Galbieri (Foto: Arquivo Pessoal)

Para marcar a data, Kelly participa como convidada de uma live pela Editora In House, que reunirá autores jundiaienses da comunidade LGBTQIA +. A transmissão será às 19h30, nesta segunda (17), pelas redes sociais da editora.

Arte de divulgação do evento on-line (Foto: Divulgação/Editora In House)

Caso de homofobia

A homofobia é considerada como o medo, aversão, ou ódio irracional aos homossexuais, e, por extensão, a todas as pessoas que manifestem orientação sexual ou identidade de gênero diferente dos padrões heteronormativos, podendo refletir em casos de xingamentos, agressões físicas e morais.

Levantamento da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Grupo Gay da Bahia divulgado sexta (14) registrou a ocorrência de 237 mortes violentas de LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) em 2020 no Brasil. Foram 224 homicídios (94,5%) e 13 suicídios (5,5%).

Gil do Vigor

Na última semana, um caso de homofobia chamou atenção da mídia. O ex-participante do Big Brother Brasil, Gilberto Nogueira, foi convidado a conhecer o estádio do Sport, time do coração e, durante a visita, ele fez uma dança da sua famosa coreografia.  Momentos depois, um áudio de conselheiros do clube foi divulgado pelo WhatsApp. “Se ele tivesse feito essa dancinha na casa dele ou no bordel, eu não estava nem aí. Foi dentro da Ilha do Retiro, né rapaz? Isso é uma desmoralização! Isso é ausência de vergonha na cara. É isso que estamos vivendo. Não tem mais respeito por pai e filho”, disse o membro Flávio Koury.

Por causa da atitude de Flávio, o deputado Romero Albuquerque solicitou a expulsão do conselheiro do Sport e também uma reunião para tratar sobre o assunto. De acordo com Romero, a diversidade faz parte da democracia. “Pensamentos como os de Flávio Koury, não. O Sport fez 116 anos ontem, e nossa história é plural. O time é de brancos, negros, héteros, homossexuais, de todos. Isso construiu o maior do Nordeste”.

Gil do Vigor, do BBB21 (Foto: Reprodução/Instagram)

Logo após o ocorrido, Gil se manifestou nas redes e recebeu o apoio de diversas personalidades, como Pablo Vittar, Lula, Ciro Gomes, Juliette, Fiuk e Deborah Secco, entre outros.

Importante decisão

No Brasil, em 13 de junho de 2019, a Justiça deu um passo histórico na luta contra a LGBTfobia. Por oito votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a criminalização da homofobia e da transfobia no país. Com a decisão, atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais passaram a configurar crime com pena de um a três anos, além da aplicação de multa.

Origem da data

A criação da data foi em decorrência do marco ocorrido em 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade