Granizo em Jundiaí faz lembrar a microexplosão que há cinco anos causou terror nos bairros
Conecte-se conosco

Jundiaí

Granizo em Jundiaí faz lembrar a microexplosão que há cinco anos causou terror nos bairros

Fato aconteceu na madrugada do dia 6 de junho de 2016 e pelo menos sete bairros foram muito atingidos

Publicado

em

Atualizado há

estragos chuva
Em 2016, o bairro Mato Dentro foi um dos atingidos pela microexplosão: cenário de guerra (Foto: PMJ)

A tempestade de granizo registrada em Jundiaí, domingo (30), assustou muita gente e fez lembrar da microexplosão ocorrida em junho de 2016, que deixou várias famílias desabrigadas e muito estrago em alguns bairros da cidade.

O fato aconteceu na madrugada do dia 6 de junho de 2016 e pelo menos sete bairros foram muito atingidos: Rio Acima, Mato Dentro, Jundiaí-Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre. Casas foram destelhadas, árvores arrancadas, muros caíram e um rastro de destruição foi deixado depois dos ventos superiores a 130 km/h. O cenário lembrava muito o de uma guerra.

O fenômeno é chamado de microexplosão porque, segundo especialistas, uma espécie de colchão de ar desce com velocidade grande e proporciona rajadas de vento muito fortes. Os efeitos são semelhantes ao de um tornado.

Cenário de guerra em Jarinu: dezenas de famílias desabrigadas (Foto: Reprodução/TV Tem)

Em Jarinu, a situação foi muito pior: uma pessoa morreu e a cidade permaneceu por mais de 30 horas sem energia elétrica. Foi decretado estado de emergência e até o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi de perto ver os estragos causados pela microexplosão.

Na ocasião, segundo a Prefeitura, os estragos causaram destruição em mais de 50 estabelecimentos comerciais, 10 prédios públicos e mais de 20 residências, na região central e no bairro Primavera – locais mais atingidos. Ainda conforme o poder público, 45 famílias do bairro Primavera ficaram desalojadas e se abrigaram em casa de parentes e amigos.

Granizo

O fenômeno deste domingo (30) foi registrado em vários lugares e ganhou destaque no site do ClimaTempo. Os especialistas lembraram de um fato semelhante, ocorrido na capital.

“Um dos episódios mais impressionantes de grande quantidade de granizo foi o que ocorreu em 18 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Os bairros mais atingidos foram os das zonas sul e leste da capital. Coincidentemente com o caso atual de Jundiaí, este evento histórico de granizo sobre São Paulo também ocorreu em um domingo, em 18 de maio de 2014. A causa: uma frente fria que chegou ao litoral paulista e estimulou a formação das grandes nuvens”, escreveu, no site.

Ainda de acordo com o ClimaTempo, o que gerou a grande quantidade de pedras de gelo foi “a passagem de uma frente fria que trouxe ar frio para o Estado de São Paulo, causando um choque térmico acentuado numa atmosfera que estava quente”.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo
Publicidade