Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa morre após troca de tiros com policiais em Goiás
Conecte-se conosco

Polícia

Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa morre após troca de tiros com policiais em Goiás

Com uma extensa ficha criminal. suspeito de chacina no DF era procurado por uma força-tarefa policial desde 9 de junho.

Publicado

em

Atualizado há

Lázaro Barbosa
Lázaro Barbosa fugiu da prisão três vezes e era acusado de diversos crimes, desde 2007 (Foto: Reprodução/Polícia)

Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Civil de Goiás informou que Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi encontrado e morreu após ser baleado. Lázaro era procurado em uma megaoperação por 20 dias, com mais de 270 policiais.

O homem era condenado por assassinatos e estupros, em uma série de crimes em Goiás e na Bahia desde 2007. Lázaro chegou a fugir da prisão três vezes e, mais recentemente, acusado pela morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no Distrito Federal e de um caseiro, em uma fazenda em Goiás.

Nesta manhã, o governador do estado, Ronaldo Caiado, compartilhou nas redes sociais informações sobre a captura de Lázaro. “Acabo de receber neste momento uma informação de todas as equipes que estão na região de Cocalzinho que o Lázaro foi preso”, disse o governador.

Policiais também comemoraram a captura e compartilharam imagens do homem ferido. “Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido”, completou Caiado no vídeo publicado na internet, pouca antes da notícia da morte do fugitivo.

Policias encontram e prendem Lázaro em Goiás (Foto: Reprodução/Henrique Ramos/TV Anhanguera)

Força-tarefa

As buscas por Lázaro começaram no dia 9 de junho, após a identificação do crime que deixou quatro membros de uma família mortos no Distrito Federal. Durante a fuga, Lázaro teria roubado um carro e seguido a 80 km de distância, para Cocalzinho de Goiás.

A partir daí, a força-tarefa policial o perseguiu pela mata densa da região, utilizando cães farejadores, drones, helicópteros, rádios comunicadores e um caminhão com plataforma de observação elevada de videomonitoramento. Durante a perseguição, Lázaro invadiu pelo menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), de acordo com informações da força-tarefa.

Além disso, Lázaro ainda chegou a fazer uma família refém – um casal e a filha, de 16 anos – e exigiu que todas as vítimas andassem em um córrego, para não deixar rastros.

Onde tudo começou

Lázaro tem uma extensa ficha criminal que começou na cidade Barra dos Mendes, na Bahia, onde nasceu. Em 2007, foi acusado de duplo homicídio. Na ocasião, segundo a Polícia Civil da Bahia, ele chegou a ficar nove dias escondido em uma mata, mas se entregou, pois estava ferido.

Dez dias depois, ele fugiu da prisão.

Quatro anos depois, em 2011, Lázaro Barbosa foi preso novamente, condenado por roubo e estupro no Distrito Federal. O crime teria sido cometido em 2009, por ele e um irmão, que morreu dois anos depois. Na Penitenciária da Papuda, em Brasília, Lázaro chegou a participar de cursos sobre “empatia, sexualidade e para se colocar no lugar das vítimas”. Ele saiu da prisão em 2016, no indulto de Páscoa, e não retornou à penitenciária.

Em 2018, chegou a ser preso novamente, em Águas Lindas de Goiás, mas conseguiu fugir da cadeia por um buraco no teto da cela, com outros quatro detentos. No entanto, foi o único do grupo que não foi capturado novamente.

Desde então, Lázaro é suspeito de assaltar chácaras em cidades goianas. Em Cocalzinho de Goiás, era investigado por matar um caseiro no fim de maio e, quatro dias depois, acusado de matar a família Vidal, em Ceilândia.

Cláudio Vidal, Cleonice Marques, Gustavo Vidal e Carlos Eduardo Vidal foram mortos por Lázaro Barbosa, segundo a polícia (Foto: Reprodução/G1)

Polícia

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho em SP

A esposa e a outra filha do Guarda também foram mortas. O jovem de 16 anos ligou para a polícia e confessou o crime. Saiba mais.

Publicado

em

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho adotivo em SP
Isac Tavares Santos trabalhava na Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí desde 2012 (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Isac Tavares Santos, Guarda Municipal de Jundiaí, foi assassinado pelo filho adotivo, um adolescente de 16 anos. O menor também confessou ter matado a esposa do guarda, Solange Aparecida Gomes, de 50 anos, e a filha do casal, Letícia Gomes Santos, de 16 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente ligou para a Polícia Militar, na noite…

Continuar lendo

Polícia

Homem é atropelado por trem na Linha 7-Rubi em Jundiaí

A vítima invadiu a via entre as estações e foi levada a um hospital; CPTM colabora com a investigação e reforça alertas sobre riscos ferroviários.

Publicado

em

Por

Foto: CPTM Governo de SP

Um homem foi atropelado por um trem da Linha 7-Rubi na manhã deste sábado, no trecho entre Jundiaí e Várzea Paulista. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a vítima teria invadido a via férrea entre as estações e foi colhida pelo trem que seguia no sentido da Estação Brás. Após o acidente, o resgate foi acionado…

Continuar lendo

Polícia

Casal que forjou Pix para doações ao Rio Grande do Sul é preso em Santo André

Publicado

em

Casal é preso em Santo André por fraudes em doações via Pix para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul em operação conjunta das Polícias Civis. (Foto: Governo de SP)

Operação conjunta entre as Polícias Civis de São Paulo e do Rio Grande do Sul resulta em prisões Um casal foi preso em Santo André, na região do ABC paulista, na manhã desta quarta-feira (15), suspeito de fraudar doações via Pix destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A operação, batizada de "Dilúvio Moral", é resultado de…

Continuar lendo

Polícia

Guarda de Jundiaí apreende adolescente que teria participado de roubo em ponto de ônibus

O adolescente afirmou ter roubado um aparelho celular, mas o objeto já não estava mais em sua posse. Ele foi apreendido e encaminhado à Fundação Casa.

Publicado

em

Viatura da Guarda Municipal de Jundiaí
O caso aconteceu no bairro Eloy Chaves (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (13), Guardas Municipais de Jundiaí apreenderam um jovem de 16 anos suspeito de participar de um assalto. O adolescente estava em um ponto de ônibus na Avenida Carlos Veiga, no bairro Eloy Chaves. De acordo com o relato, um transeunte abordou os guardas Meneses e Gomes, informando que três jovens tentavam roubar uma pessoa usando uma faca. No…

Continuar lendo

Polícia

Homem é preso em Jundiaí suspeito de agredir filho e esposa

Segundo boletim de ocorrência, a mulher chegou a esfaquear o suspeito para se defender das agressões.

Publicado

em

Por

plantao-policial
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil (Foto: Arquivo Pessoal)

Um homem de 43 anos foi preso na madrugada deste domingo (12), na Vila Municipal, em Jundiaí, após supostamente agredir a esposa e o filho. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher, de 37 anos, teria esfaqueado o marido em legítima defesa. Vizinhos acionaram a polícia após presenciarem a briga. Ao chegar no local, os policiais encontraram o…

Continuar lendo