Jundiaí: Turismo é um dos setores que gera renda e movimenta a economia local
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Turismo é um dos setores que gera renda e movimenta a economia local

A cidade conta com seis Rotas Turísticas, que contam com adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, entre outros

Publicado

em

Atualizado há

Turismo em Jundiaí movimenta a economia local

Nesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo e o Dia Nacional do Turismólogo, em Jundiaí, o setor é um importante gerador de renda e economia. Segundo o Departamento de Fomento ao Turismo, ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), 7% das empresas existentes no município têm a Classificação Nacional de Atividades Econômicas vinculada ao setor, o que representa em torno de 3.500 empresas. 

“O turismo é um importante motor econômico para Jundiaí, que garante o sustento de muitas famílias e que foi muito afetado durante a pandemia, mas, com o avanço da vacinação, está conseguindo promover uma boa retomada econômica”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Antes da pandemia, em 2019, Jundiaí recebeu mais de um milhão de turistas. Uma pesquisa realizada pela UGAAT mostra que 83,3% dos empreendimentos estão recebendo mais turistas do que meses antes da pandemia.  “100% dos empreendimentos que participaram do estudo indicaram que houve aumento no fluxo turístico nos últimos meses e 54,5% já precisaram contratar mais colaboradores por conta do crescimento do turismo em Jundiaí”, afirmou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e proprietária de adega que está na Rota do Vinho, Mirian Oliveira, comenta que o setor comemora a retomada. “A visitação cresceu pelo menos em 60% e percebemos que recebemos agora um público diferenciado, são turistas de São Paulo, ABC, Baixada Santistas, são grupos que não tinham o hábito de vir para Jundiaí.”, afirma.

Apesar do impacto da pandemia, em 2020, o turismo injetou em Jundiaí 54 milhões de dólares. “No ano anterior, a renda direta gerada pelo setor foi de 181 milhões de dólares. Prevemos um crescimento de 10% neste ano. Estamos otimistas para os próximos meses e para 2022.” disse o diretor de Turismo, Marcelo Moro.

A expectativa é que em 2022 o aumento seja gradativo e com mais velocidade, já que aumentam o número de pessoa imunizadas da população, além da melhora dos atrativos turísticos. “O município se mobiliza e com uma visão de futuro pós-pandemia muito positiva para o turismo. Buscamos recursos para aprimorar nossos serviços e potencializar ainda mais qualidade no atendimento e acolhimento. Estamos otimistas para os próximos meses e principalmente para 2022”, confirmou a presidente do COMTUR.

A cidade conta com seis Rotas Turísticas (Vinho, Uva, Cultura Italiana, Terra Nova, Castanho e Centro Histórico), que oferecem mais de 600  atrativos turísticos como adegas, restaurantes, parques, sítios, museus, entre outros. Para saber mais sobre as Rotas Turísticas, basta acessar o site.

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo

Jundiaí

Semana Equestre de Jundiaí celebra cultura e tradição

A programação terá eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. Confira.

Publicado

em

Semana Equestre de Jundiaí
Criado por meio da lei municipal 8.925/2018, a Semana Equestre conta com o apoio da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A quinta edição da Semana Equestre de Jundiaí, que começou no dia 8 de maio, traz diversos eventos, palestras e atividades para amantes de cavalos. O evento, que vai até o dia 19 de maio, quer valorizar, difundir e preservar a cultura equestre, além de fomentar a economia do agronegócio e da pecuária na cidade. Criado por meio da lei…

Continuar lendo

Jundiaí

Igreja Batista Manancial celebra seu primeiro aniversário e traz o cantor gospel Robinson Monteiro

Comemoração inclui três cultos especiais nos dias 19, 23 e 25. Acompanhe a programação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Igreja Batista Manancial, uma comunidade vibrante e comprometida com a fé cristã, está se preparando para celebrar seu primeiro aniversário com três cultos especiais nos dias 19 (às 9h30 e às 18h30), com o pastor Paulo Ricardo de Oliveira, presidente da Manancial; 23 (às 19h30), com o pastor Pedro Santana e o cantor gospel, Robinson Monteiro; e 25 (às…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí lança projeto de treinamento de empresas em encontro sobre solidão

Ciente da importância da saúde mental no ambiente de trabalho, a ACE de Jundiaí promoveu o 1º Encontro “Criando Conexões em um Mundo Isolado”.

Publicado

em

Foto: ACE Jundiaí

De acordo com uma pesquisa da Meta-Gallup, mais de um milhão de pessoas, principalmente entre 19 e 29 anos, sofrem com a solidão. A pesquisa foi realizada em 142 países. A gravidade da situação levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a classificar a solidão como prioridade de saúde pública, com nível de epidemia. Ciente da importância da saúde mental…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Mental Materna: Campanha ‘Maio Furta-Cor’ é aprovada na Câmara Municipal em Jundiaí

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população e estimular o debate sobre políticas públicas que atendam necessidades das mães em diversas fases da maternidade.

Publicado

em

Faouaz Taha
O projeto de lei foi idealizado pelo vereador Faouaz Taha (Foto: )

Jundiaí dá um passo importante na luta pela saúde mental materna com a aprovação, na Câmara Municipal, do projeto de lei que cria a campanha de conscientização "Maio Furta-Cor". A iniciativa, idealizada pelo vereador Faouaz Taha, tem como objetivo sensibilizar a população para a causa e estimular o debate sobre a importância de políticas públicas que atendam às necessidades das…

Continuar lendo
Publicidade