Mulher que descobriu gestação aos 7 meses dá à luz bebê de quase 6 kg
Conecte-se conosco

Brasil

Mulher que descobriu gestação aos 7 meses dá à luz bebê de quase 6 kg

Especialistas concluíram que Tales é um bebê macrossômico, ou seja, acima da curva em relação ao peso, considerando a idade gestacional.

Publicado

em

Atualizado há

Mulher e bebê em hospital
Mãe e bebê passam bem e devem receber alta neste sábado (Foto: Divulgação/Ascom HMS)

Na manhã desta quinta-feira (30), o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do Pará deu as boas-vindas a um “superbebê”, com a ajuda de dois cirurgiões obstétricos, que precisaram trabalhar juntos na cirurgia do parto.

Lidiane Pereira Ferreira, mãe do “pequeno” Tales, só descobriu a gestação aos 7 meses. A criança nasceu com 5,660 kg e 62 centímetros. De acordo com Lidiane, que tem outros quatro filhos, todos nasceram com peso entre 4 e 5 quilos.

Foto: Divulgação/Ascom HMS

“Descobri que estava grávida aos 7 meses. Eu era uma gorda normal e a barriga da gestação não aparecia. Eu não tinha enjoo e estava menstruando todos os meses. Quando fui no posto de saúde e fazer um exame veio a primeira surpresa: eu estava grávida. Já comecei o pré-natal dos 8 para os 9 meses, mesmo assim eu continuava menstruando”, contou Lidiane ao G1.

“Tales era um bebê que não mexia muito, não chutava. A barriga só apareceu depois que eu descobri que estava grávida”, disse.

A mãe só descobriu que Tales estava com peso acima da média depois de dar entrada no hospital, já em trabalho de parto. “Eu nunca imaginei que iria ter um bebê tão grandão como o Tales. Só no hospital eu soube que o bebê era muito grande e que um parto normal poderia ter complicações. Então o médico perguntou se eu aceitaria fazer a cesárea e eu aceitei, pra não ter risco pra mim e nem para o bebê. Eu olho pra ele e acho lindo, mas a ficha parece que ainda não caiu. É um bebê enorme”, disse Lidiane.

Bebê Macrossômico

A médica obstetra Leiliane Almeida explicou ao G1 que Tales é um bebê macrossômico. Ou seja, a criança nasceu acima da curva, quando relacionado peso a idade gestacional. Dessa forma, quando nasce um bebê mascrossômico, os cuidados devem ser maiores, para evitar riscos de saúde, em decorrência do peso.

“Como a mãe não tinha feito o pré-natal completo, a gente aguarda resultados de exames para que bebê e mãe recebam alta. O bebê está sendo monitorado para que não venha a ter hipoglicemia. Foi tudo bem no parto, mas foi um susto também para toda a equipe e todo um cuidado por se tratar de um bebê assim, tão grandinho”, explicou a obstetra.

Equipe completa

Para a cirurgia do parto de Tales, participaram dois cirurgiões, uma pediatra, um médico residente da obstetrícia, um médico residente da pediatria, um anestesista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Um total de oito profissionais.

Depois de 1h30 de cesárea, o bebê nasceu. Tanto Lidiane quanto Tales passam bem, e devem receber alta hospitalar neste sábado (2).

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo
Publicidade