Crescimento com planejamento
Conecte-se conosco

Opinião

Crescimento com planejamento

Neste 14 de dezembro, Jundiaí completa 365 anos de história. Por Gustavo Martinelli, vice-prefeito da cidade.

Publicado

em

Atualizado há

Banner de aniversário de 365 anos de Jundiaí
Gustavo Martinelli, vice-prefeito de Jundiaí (Foto: Divulgação)

Hoje Jundiaí completa 365 anos e temos muitos motivos para comemorar. Somos a melhor cidade do estado em qualidade de vida. Estamos em segundo lugar no ranking das melhores cidades do país e em primeiro lugar no ranking de desenvolvimento sustentável. Somos uma das dez melhores cidades do país em saneamento. O mérito é do contribuinte e das gestões comprometidas com o desenvolvimento aliado à sustentabilidade. Mas a cidade é dinâmica e sempre temos novos desafios pela frente.

Nossa excelente colocação nos rankings nacionais, somada à nossa localização geográfica privilegiada, tem atraído novos moradores que buscam qualidade de vida para suas famílias. E este crescimento populacional deve vir acompanhado de infraestrutura: adequações nas vias para melhorar a mobilidade, disponibilidade de escolas e de equipamentos de saúde, investimentos em abastecimento de água e saneamento são alguns exemplos.

O crescimento da cidade também transforma os bairros, principalmente aqueles afastados da região central, que têm apresentado uma grande expansão nos últimos anos. Por isso é importante pensarmos em um plano diretor individualizado para cada região, para avaliarmos as necessidades específicas de cada bairro e podermos levar qualidade de vida aos que lá vivem.

Com a vinda de novos habitantes, os novos empreendimentos também surgem para acompanhar a demanda. É um ponto de atenção e também uma oportunidade de desenvolvimento, já que grandes obras podem contribuir com contrapartidas importantes para o entorno.

Mas estas contrapartidas não são suficientes para resolver por completo os impactos do crescimento. O desenvolvimento da cidade depende também dos governos estadual e federal, já que é de lá que vem grande parte dos recursos. Por isso é importante termos representantes da região na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal como uma maneira de termos voz e visibilidade.

Qual Jundiaí queremos para as futuras gerações? As ações de hoje influenciam os rumos da nossa cidade nas próximas décadas, e planejar nosso desenvolvimento é um desafio para esta e para as próximas gestões, com o olhar em uma Jundiaí melhor e mais justa para todos.

Vice-prefeito Gustavo Martinelli
Foto: Arquivo Pessoal

Por Gustavo Martinelli, vice-prefeito de Jundiaí.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam necessariamente as ideias ou opiniões do Tribuna de Jundiaí.

Opinião

Planejar a cidade

Artigo por Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí

Publicado

em

Por

Jones Henrique Martins, Gestor de Governo e Finanças de Jundiaí
Foto: Arquivo pessoal

Ao construirmos uma casa, necessitamos de planejamento e fundações sólidas. Assim também funciona com uma cidade: não há espaço para projetos desorientados, baseados em proposições meramente empíricas e desprovidas de sustentação orçamentária, sem unidade estratégica. O governador Mário Covas dizia que governar exige dizer sim, mas também dizer não. Acrescento que o que se diz, na prática, deve reverberar os…

Continuar lendo

Opinião

Os efeitos da escravidão promovida pelos colonizadores continuam impedindo o avanço da economia brasileira

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Foto: Canva

O Brasil em pleno século XXI ainda enfrenta distorções na economia e desigualdade social por causa do longo período escravocrata e pela maneira como ocorreu o processo de abolição. As deformações na economia brasileira foram criadas a partir do momento em que a escravidão foi mantida, pois era a base do sistema legal desprezando o capitalismo como sistema de organização…

Continuar lendo

Opinião

Lula festeja o crescimento da economia e o povo ainda não

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

Presidente Lula
Foto: José Cruz/Agência Brasil

As projeções para a economia brasileira são positivas e o governo aproveita para promover as suas conquistas dando publicidade para a posição do Brasil no ranking das maiores economias global, e com isso vai camuflando o problema endêmico da distribuição de rendas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2024…

Continuar lendo

Opinião

Elon Musk ataca a democracia no Brasil, tentando barrar a BYD e amenizar sua agonia

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário.

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

O ambicioso, controverso, arrogante e polêmico bilionário sul africano Elon Musk, em uma entrevista à Bloomberg em 2011, caiu na gargalhada quando o repórter sugeriu a BYD como possível rival da gigante Tesla no setor de veículos elétricos. Musk respondeu com empáfia, perguntando se alguém já tinha visto um carro da marca chinesa, subestimando qualquer possibilidade de algum terráqueo superar…

Continuar lendo

Opinião

Decisão do STF sobre retroatividade de impostos agrava a insegurança jurídica

Artigo escrito por Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Publicado

em

Por

Rafael Cervone é presidente do CIESP. Foto: CIESP/Divulgação

É absurda e danosa à economia a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a cobrança retroativa de impostos não recolhidos no passado em razão de sentenças judiciais definitivas ganhas pelas empresas. Estas terão de despender agora expressivo volume de dinheiro com uma inesperada despesa, para arcar com algo que a própria Justiça havia estabelecido como indevido. É uma…

Continuar lendo
Publicidade