Em 2021, oncologia do HSV atendeu 13% a mais de pacientes que no ano anterior
Conecte-se conosco

Saúde

Em 2021, oncologia do HSV atendeu 13% a mais de pacientes que no ano anterior

Cerca de 900 pacientes a mais são atendidos na radioterapia e quimioterapia em comparação com 2020.

Publicado

em

Atualizado há

Três pessoas em uma sala de radioterapia
Radioterapia do HSV. (Foto: Divulgação/ HSV)

Apesar do cenário desafiador imposto pela pandemia desde março de 2020, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem superado ano a ano sua assistência a pacientes oncológicos, especialidade a qual é referência para Jundiaí e região. Na comparação entre 2020 e 2021, o crescimento no número anual de pacientes atendidos nos setores de radioterapia e quimioterapia foi da ordem de 13%, o que representa 908 pacientes a mais. Em 2020 foram atendidos 6.956 e em 2021 foram 7.864 pacientes.

Em 2021 o HSV realizou 18.310 sessões de radioterapia e 13.172 sessões de quimioterapia. Em 2020 os índices eram de 16.688 e 12.571 respectivamente. O tratamento com hormonioterapia também teve crescimento, ampliando a média de 742 pacientes ao mês para 891, o que representa aumento de 20%. Com relação às cirurgias oncológicas, o HSV manteve a marca de 468 procedimentos no decorrer de 2021, o mesmo índice de 2020. No entanto, em 2019, período pré-pandemia, foram realizadas 672 cirurgias oncológicas, média de 56 ao mês, índice que a instituição pretende superar em breve, a partir da redução de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“A oncologia do São Vicente é referência em todo o interior de São Paulo, reconhecemos a alta qualidade dos serviços prestados na unidade, com estrutura adequada, profissionais qualificados e humanizados. Todos nossos esforços são no sentido de viabilizar melhorias constantes para a instituição. A ampliação bem estruturada e planejada da assistência oncológica é foco de nossa gestão, o equipamento é símbolo de vida e esperança para nossa cidade”, define o prefeito Luiz Fernando Machado.

O superintendente do HSV, Matheus Gomes, atribui a melhora dos resultados ao esforço conjunto entre a gestão municipal, administração do HSV e equipes do hospital. “Poucos municípios investem tanto no atendimento oncológico como Jundiaí, por isso somos referência para outras oito cidades da região”, lembra ele se referindo a Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Itatiba, Morungaba, Jarinu e Cabreúva. “Também é importante destacar o comprometimento de nossos profissionais, que nos ajudam a ampliar a produtividade, sem onerar nossos custos, mas com a mesma qualidade de assistência”, completa.

Dentre as principais iniciativas para o crescimento no número de pacientes atendidos, Matheus destaca alguns deles. “Focamos na otimização operacional e humanização, investimos na reforma e ampliação da quimioterapia, viabilizamos a ampliação dos horários de atendimento da radioterapia e negociamos parcerias. Afinal, o câncer não pode esperar e nós temos a missão de adequar nossa assistência, garantindo segurança e um bom atendimento à população”, salienta.

Atualmente vários projetos estão em fase de implantação, com foco especialmente na humanização da assistência prestada aos pacientes oncológicos. “Implantamos a identificação dos pacientes por meio de uma carteirinha exclusiva para uso em qualquer unidade do hospital; viabilizamos uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, nutricionista, assistente social e outros profissionais no ambulatório de triagem oncológica; viabilizamos o prontuário unificado e estamos na fase de implantação de totens para retirada de senha preferencial”, enumera Matheus.

Aos 78 anos, a aposentada Floriza Nunes Moro, natural de Dourado, interior de São Paulo, e que há 75 anos mora em Jundiaí, descobriu por acaso uma massa escura nos pulmões, após avaliação médica, a indicação foi de sessões de radioterapia e quimioterapia. “Eu estava acompanhando um problema nos rins e um dos exames de imagem pegou parte dos pulmões, foi aí que o médico notou que tinha algo estranho e passou a investigar o que estava acontecendo”, relembra ela sobre o ocorrido no ano passado.

Homem com o braço em volta de uma mulher
A paciente Floriza Nunes, ao lado do marido José Moro, que a acompanha em todas as sessões de radioterapia no HSV. (Foto: Divulgação/ HSV)

Pouco tempo depois, ela iniciou as sessões de quimioterapia no HSV. Atualmente ela realiza a décima quarta sessão de radioterapia de um total de 30. “Eu venho todos os dias e sou muito bem atendida, todos os profissionais aqui são anjos que nos atendem e isso inclui todos os profissionais, desde o meu primeiro atendimento no Pronto Atendimento Central até os médicos, passando pelo pessoal da limpeza, os seguranças e todos os outros”, afirma.

O marido de dona Floriza, o aposentado José Oberdam Moro, 76 anos, a acompanha em todas as sessões. “Eu vejo ela sempre sendo bem atendida aqui, vejo a agilidade com que o tratamento dela foi providenciado e todo o carinho que ela recebe. Me dá uma tristeza só de pensar que alguns anos atrás esse hospital quase fechou as portas, isso jamais pode acontecer. Nós estamos muito agradecidos”, relata ele com sorrido cheio de empatia.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde

Saiba quais as melhores atividades físicas para combater a depressão

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença. Caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e dança trazem bons resultados

Publicado

em

Por

Foto: Freepik

Por Thais Szegö, da Agência Einstein Uma equipe de pesquisadores formada por especialistas australianos, espanhóis, dinamarqueses e finlandeses divulgou recentemente um trabalho que mostra que os exercícios são eficazes para a prevenção e o tratamento da depressão, o que já havia sido salientado em outros estudos. No entanto, eles expuseram nesse levantamento que caminhada, corrida, ioga, treinamento de força e…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo
Publicidade