'Fico aqui pelos meus animais': italiano fica na Ucrânia para cuidar de 400 animais resgatados
Conecte-se conosco

Mundo Pet

‘Fico aqui pelos meus animais’: italiano fica na Ucrânia para cuidar de 400 animais resgatados

Andrea vive na Ucrânia há 13 anos e se recusa a sair do país, atacado pela Rússia, sem os animais de seu abrigo.

Publicado

em

Atualizado há

Homem segurando cachorros
Andrea Cisternino tem um abrigo de animais premiado na Ucrânia (Foto: Reprodução/Facebook/Andrea Cisternino)

Andrea Cisternino é italiano, mas vive na Ucrânia há cerca de 13 anos, onde toma conta de um abrigo para animais abandonados. Seu abrigo fica não muito longe de Kiev, cidade que recentemente foi atacada por militares da Rússia.

Originalmente, Andrea era um fotógrafo de moda na Itália, mas se casou e com uma mulher ucraniana e se mudou. Hoje, centenas de milhares de pessoas tentam deixar a Ucrânia às pressas. No entanto, Andrea conta que eles não querem ter que abandonar os 400 animais que resgataram até agora em seu abrigo.

“É um abrigo de animais que inicialmente era para cães, depois também para outros animais, como cavalos”, contou Andrea ao EuroNews.

O homem já enfrentou algumas dificuldades em sua vida. Durante os campeonatos europeus de futebol, ele foi alvo de “caçadores de cães”. Na época, o governo dava licenças e dinheiro para aqueles que matavam cães de rua. Assim, esses “caçadores” procuravam os animais para obter a recompensa. Como resultado, o abrigo de Andrea foi incendiado. O que ele fez? Ele começou tudo de novo.

No meio do fogo cruzado

Ele não acreditava que uma invasão russa fosse possível. Andrea não esperava que isso acontecesse. Pela primeira vez em sua vida, ele conheceu o cheiro de pólvora.

“Eles estão atirando, infelizmente esta é a situação. Esta é uma guerra repentina e incompreensível”, comentou o defensor animal. “Aqui, nas aldeias próximas, eles destruíram uma ponte para que os russos não pudessem atravessar. Ouvimos os aviões russos e os helicópteros indo para o aeroporto Antonov (também conhecido como Hostomel) que eles tomaram o controle e que fica a cerca de 30 km daqui”. De acordo com relatos de Andrea, os tiros começam às 5h da manhã e continuam até às 8h. “Estamos nesta situação há alguns dias, mas já parece seis meses”.

Quando perguntado o que ele acha que acontecerá, se ele abrigaria pessoas no local e se ele mesmo tentaria sair dali, Andrea responde. “Não sei, vou ficar aqui pelos meus animais. Depende do que acontecer, mas 400 animais é um número enorme para transportar para qualquer lugar, para trazê-los e para encontrar um lugar para eles. Há cavalos, vacas, cães, gatos… um pouco de tudo”. Além disso, Andrea reforça que não seria fácil simplesmente sair dali. “Custou muito para mim – foi um sacrifício, por isso não é fácil deixar tudo para trás. […] No momento eu não sei, estou aqui”.

“Eu nunca vi uma guerra antes. Esta manhã eu estava olhando pela janela, a 1 km de distância houve um golpe de morteiro e cheirei pólvora, não estava acostumado a ela”. Junto de Andrea, há outros cinco colaboradores no abrigo, que fica em uma aldeia. A esposa dele está em Kiev.

Felizmente, depois de uma situação de conflito em 2014, Andrea se precipitou e tem estoque de alimentos e mantimentos para eles e para os animais. No entanto, não se sabe quanto tempo ficarão ali, isolados.

Com informações de EuroNews.

Mundo Pet

Mamãe cachorro corajosa protege seus filhotes até encontrar ajuda

Felizmente, uma socorrista percebeu a família inteira de cachorros escondida na beira da estrada e os salvou.

Publicado

em

Foto: Reprodução/TikTok/@streetheartstx

Uma ávida socorrista chamada Kristin dirigia por uma estrada no Texas em um dia chuvoso quando avistou algo se movendo nos arbustos próximos. Ela parou e olhou um pouco mais de perto - e percebeu que havia uma família inteira de cachorros escondida na beira da estrada. Uma cadela e seus filhotes estavam encolhidos em alguns arbustos, tentando ficar longe…

Continuar lendo

Mundo Pet

Tutora preocupada rastreia a localização de seu cachorro e descobre sua vida dupla

Como todo adolescente, o cachorro escapou de casa para ir para uma festa secreta.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X/@dammitdemi

Quando Demi soube que seu cachorro havia saído de casa, ela não ficou totalmente surpresa. Han Solo é conhecido por sair sem ser visto e explorar sua vizinhança, não importa o quanto sua família tente mantê-lo em casa. Graças a um rastreador GPS na coleira do cão, Demi rapidamente rastreou sua localização até o clube de campo ao lado -…

Continuar lendo

Mundo Pet

Câmera captura cachorro procurando ajuda na rua após incêndio em casa

Loy não encontrou sua família em lugar algum após o incêndio, e não tinha ideia de para onde ir sem eles.

Publicado

em

Por

Foto: Suzette Hall/The Dodo

Há alguns dias, Suzette Hall, resgatadora de cães e fundadora do abrigo Logan's Legacy 29, recebeu uma ligação preocupante de sua amiga Nanette. Um prédio próximo ao trabalho de Nanette havia se incendiado recentemente, e parecia haver um cachorro sobrevivente deixado para trás. Nanette reconheceu instantaneamente o cão pastor alemão, mais tarde chamado Loy, quando ele passou correndo pelo seu…

Continuar lendo

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo
Publicidade