15,9% dos pacientes não comparecem nas consultas da rede pública em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

15,9% dos pacientes não comparecem nas consultas da rede pública em Jundiaí

“Isso prejudica o atendimento de todos, já que outra pessoa poderia ser atendida na vaga”, diz funcionária da Prefeitura

Published

on

15,9% dos pacientes não comparecem nas consultas da rede pública em Jundiaí
Aviso com número de telefone da Central de Agendamento de Consultas tem por objetivo facilitar a comunicação em caso de necessidade de falta (Foto: Divulgação)

Das 220 mil consultas oferecidas no primeiro semestre de 2019, 35 mil não foram realizadas, ou seja, 15,9%. O motivo foi a falta do usuário sem o aviso prévio.

O número de consultas seria suficiente para atender, durante seis meses, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Agapeama/Vila Esperança, Hortolândia e Fazenda Grande.

Em busca de reverter o quadro, a Prefeitura de Jundiaí, tem adotado diversas medidas, a última, – frase de alerta no comprovante de agendamento – foi sugerida pelo Conselho Gestor da UBS Fazenda Grande à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

“Faz parte das ações da UGPS buscar a redução das perdas em consultas e em exames. Várias ações foram realizadas e tivemos avanços, como a implantação do modelo acesso avançado na Clínica da Família no Novo Horizonte, que funciona com resolutividade de 85%, com as pessoas  sendo triadas e atendidas rapidamente. Em outros equipamentos, adotaram a medida de divulgar os índices de faltas no mural da unidade, e, recentemente, o Conselho Gestor da UBS Fazenda Grande se mobilizou para reverter os números negativos daquela unidade, que chegam a quase 30% em algumas especialidades”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Somente na UBS Fazenda Grande, no primeiro semestre de 2019 foram oferecidas perto de 10 mil consultas, número 5% maior que o oferecido no mesmo período do ano passado. No entanto, a perda média foi de até 21%.

“Recebemos a informação sobre a quantidade de faltas dos nossos usuários e ficamos impressionados com as agendas não realizadas pela falta do usuário sem aviso. Isso prejudica o atendimento de todos, já que outra pessoa poderia ser atendida na vaga. Com a impressão do número da Central de Agendamento de Consultas (CAC) no comprovante, não há motivo para não informar”, comenta a conselheira Denise Baciga Soares.

A sugestão do conselho de incluir, no comprovante de agendamento, a frase “Em caso de falta, desmarcar a consulta com, no mínimo, 48 horas da data da consulta pelo telefone (11) 4531-8670” foi bem aceito pela população. Henrique Jaqueto de Oliveira, 52 anos, motorista, mora no Fazenda Grande há 16 anos, e faz o acompanhamento de saúde na UBS do Bairro.

“Às vezes que precisei faltar, avisei. Não é certo tirar a vaga de outra pessoa. A impressão da frase com o telefone no comprovante de agendamento facilita muito. Assim não há desculpa para não avisar”, explica.

Ranking

Já a UBS Caxambu partiu para a publicação de ranking de faltas e o envolvimento da região a partir da Paróquia Senhor Bom Jesus

“Fizemos reunião com a pastoral de saúde da paróquia e o pároco. Todos se sensibilizaram. Agora, o padre João Batista faz o alerta para o bom uso do Sistema Único de Saúde (SUS) ao final de cada missa. Ainda fizeram a publicação no Facebook da comunidade. A medida rendeu grande movimentação entre os usuários, que pediram mais comprometimento para evitar que outras pessoas fiquem aguardando muito tempo para ser atendidas. A Gestão oferece o serviço, mas é preciso que a população também faça a sua parte, comparecendo ao atendimento agendado, para que seu tratamento tenha o acompanhamento adequado”, analisa a gerente Marilu Batista Barreto Costa.

Usuária da UBS, Thais Cristina Manoel, 26 anos, levou a filha para passar por consulta na manhã de quinta-feira (19), com pediatra. Somente no período que ela esteve no equipamento, quatro crianças que estavam agendadas não foram levadas pelos pais.

“A gente percebe que isso acontece com frequência entre todas as especialidades. É lamentável já que é possível reagendar e dar a oportunidade para que outra pessoa seja atendida”, analisa.

Também com o objetivo de reduzir as faltas, a UGPS adotou modelo diferenciado de atendimento na Clínica da Família do Novo Horizonte.

“A partir da adoção do acesso avançado, as pessoas são triadas e encaminhadas para o atendimento imediato. Isso amplia a resolutividade do serviço, que passa a atender e resolver a demanda do paciente em um ou no máximo dois atendimentos. O acesso ao serviço é acelerado e não há perda de vagas agendadas”, explica a diretora de Atenção Básica, Fabiana Barrete de Alcântara.

Jundiaí

Aos 70 anos, jundiaiense redescobre a vida e empreende com propósito

Após vencer a depressão e crises de pânicos, Edite Lofrano começa uma nova jornada de descobertas. Conheça o seu trabalho!

Published

on

Aos 70 anos, Edite participa de sua primeira feira.
Edite participou da Feira da Família Empreendedora no sábado, 7 de dezembro (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Edite Lofrano , de 70 anos, moradora do bairro Agapeama, em Jundiaí (SP), mostra que nunca é tarde para sonhar ou para abrir o seu próprio negócio. No último sábado (7), ela participou de sua primeira feira empreendedora e comemora o sucesso.  Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí conta como foi essa jornada de autodescoberta e de começar a fazer…

Continue Reading

Jundiaí

Evento em Jundiaí promove estratégias para o crescimento empresarial

Encontro destacou ferramentas e orientações para alavancar negócios, com foco especial no modelo de franquias.

Published

on

Evento da Jundiaí Empreendedora.
O encontro gratuito foi uma oportunidade para aqueles que buscam diversificar e expandir suas atividades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Espaço Jundiaí Empreendedora abriu as portas para um evento que reuniu empreendedores de várias áreas que estão em busca de novas oportunidades de crescimento e expansão, o ‘Vitrine de Oportunidades: Da Ideia à Loja!’.  A ação apresentou ferramentas valiosas e orientações essenciais para quem deseja alavancar ou expandir seu negócio, especialmente no modelo de franquias - um dos temas…

Continue Reading

Jundiaí

Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado com avanços em Jundiaí

Oito anos de políticas que impulsionam o desenvolvimento da cidade.

Published

on

Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos é uma das ações apresentadas no Dia Internacional dos Direitos Humanos pela cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (10), o mundo celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948. A data busca destacar a importância da valorização e promoção do tema. Em Jundiaí, a Assessoria de Políticas de Direitos Humanos, vinculada à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), tem desempenhado um papel crucial nesse contexto, com iniciativas…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content