15,9% dos pacientes não comparecem nas consultas da rede pública em Jundiaí
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15,9% dos pacientes não comparecem nas consultas da rede pública em Jundiaí

“Isso prejudica o atendimento de todos, já que outra pessoa poderia ser atendida na vaga”, diz funcionária da Prefeitura

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15,9% dos pacientes não comparecem nas consultas da rede pública em Jundiaí
Aviso com número de telefone da Central de Agendamento de Consultas tem por objetivo facilitar a comunicação em caso de necessidade de falta (Foto: Divulgação)

Das 220 mil consultas oferecidas no primeiro semestre de 2019, 35 mil não foram realizadas, ou seja, 15,9%. O motivo foi a falta do usuário sem o aviso prévio.

O número de consultas seria suficiente para atender, durante seis meses, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Agapeama/Vila Esperança, Hortolândia e Fazenda Grande.

Em busca de reverter o quadro, a Prefeitura de Jundiaí, tem adotado diversas medidas, a última, – frase de alerta no comprovante de agendamento – foi sugerida pelo Conselho Gestor da UBS Fazenda Grande à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

“Faz parte das ações da UGPS buscar a redução das perdas em consultas e em exames. Várias ações foram realizadas e tivemos avanços, como a implantação do modelo acesso avançado na Clínica da Família no Novo Horizonte, que funciona com resolutividade de 85%, com as pessoas  sendo triadas e atendidas rapidamente. Em outros equipamentos, adotaram a medida de divulgar os índices de faltas no mural da unidade, e, recentemente, o Conselho Gestor da UBS Fazenda Grande se mobilizou para reverter os números negativos daquela unidade, que chegam a quase 30% em algumas especialidades”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Somente na UBS Fazenda Grande, no primeiro semestre de 2019 foram oferecidas perto de 10 mil consultas, número 5% maior que o oferecido no mesmo período do ano passado. No entanto, a perda média foi de até 21%.

“Recebemos a informação sobre a quantidade de faltas dos nossos usuários e ficamos impressionados com as agendas não realizadas pela falta do usuário sem aviso. Isso prejudica o atendimento de todos, já que outra pessoa poderia ser atendida na vaga. Com a impressão do número da Central de Agendamento de Consultas (CAC) no comprovante, não há motivo para não informar”, comenta a conselheira Denise Baciga Soares.

A sugestão do conselho de incluir, no comprovante de agendamento, a frase “Em caso de falta, desmarcar a consulta com, no mínimo, 48 horas da data da consulta pelo telefone (11) 4531-8670” foi bem aceito pela população. Henrique Jaqueto de Oliveira, 52 anos, motorista, mora no Fazenda Grande há 16 anos, e faz o acompanhamento de saúde na UBS do Bairro.

“Às vezes que precisei faltar, avisei. Não é certo tirar a vaga de outra pessoa. A impressão da frase com o telefone no comprovante de agendamento facilita muito. Assim não há desculpa para não avisar”, explica.

Ranking

Já a UBS Caxambu partiu para a publicação de ranking de faltas e o envolvimento da região a partir da Paróquia Senhor Bom Jesus

“Fizemos reunião com a pastoral de saúde da paróquia e o pároco. Todos se sensibilizaram. Agora, o padre João Batista faz o alerta para o bom uso do Sistema Único de Saúde (SUS) ao final de cada missa. Ainda fizeram a publicação no Facebook da comunidade. A medida rendeu grande movimentação entre os usuários, que pediram mais comprometimento para evitar que outras pessoas fiquem aguardando muito tempo para ser atendidas. A Gestão oferece o serviço, mas é preciso que a população também faça a sua parte, comparecendo ao atendimento agendado, para que seu tratamento tenha o acompanhamento adequado”, analisa a gerente Marilu Batista Barreto Costa.

Usuária da UBS, Thais Cristina Manoel, 26 anos, levou a filha para passar por consulta na manhã de quinta-feira (19), com pediatra. Somente no período que ela esteve no equipamento, quatro crianças que estavam agendadas não foram levadas pelos pais.

“A gente percebe que isso acontece com frequência entre todas as especialidades. É lamentável já que é possível reagendar e dar a oportunidade para que outra pessoa seja atendida”, analisa.

Também com o objetivo de reduzir as faltas, a UGPS adotou modelo diferenciado de atendimento na Clínica da Família do Novo Horizonte.

“A partir da adoção do acesso avançado, as pessoas são triadas e encaminhadas para o atendimento imediato. Isso amplia a resolutividade do serviço, que passa a atender e resolver a demanda do paciente em um ou no máximo dois atendimentos. O acesso ao serviço é acelerado e não há perda de vagas agendadas”, explica a diretora de Atenção Básica, Fabiana Barrete de Alcântara.

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Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

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Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

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9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

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A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

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Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

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A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

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Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

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Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

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Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

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O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

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