Detentos do semiaberto fazem trabalhos de manutenção em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Detentos do semiaberto fazem trabalhos de manutenção em Jundiaí

70 reeducandos já conservaram e limparam 15 mil metros em quatro meses

Publicado

em

Detentos do semiaberto fazem trabalhos de manutenção em Jundiaí
Jeferson fez cursos de pintor e agora ajuda a recuperar portões e grades de ferro (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, em convênio com a Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), permite que detentos do semiaberto executem serviços de limpeza urbana e manutenção em espaços públicos no município.

“Nosso objetivo é dar a um grupo de detentos do semiaberto a chance de retornar ao convívio social e otimizar os serviços realizados na cidade. Trata-se de um complemento às ações de zeladoria que realizamos”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado. 

O Departamento Central de Suprimentos e Serviços (DCSS) realiza todos repartos solicitados pelas Unidades de Gestão da Administração. Com isso a demanda é alta e necessita da ajuda dos reeducandos. 

“Atualmente, com o reforço proporcionado por esses dois trabalhadores, nós conseguimos atender demandas urgentes em até 24 horas”, garante o diretor Edimário Mendes da Silva. 

Os detentos são responsáveis pelos reparos em peças de ferro, como portões, corrimões e grades, além de realizarem solda em caminhões quando necessário. 

Desde a assinatura do convênio, cerca de 70 reeducandos participam da iniciativa com manutenções em vários bairros da cidade, como, por exemplo, o Almerinda Chaves, que uma das equipes concretaram diversas vielas e, hoje, fazem reparos na Praça Onofre Canedo. 

Além dos reparos, o serviço de limpeza urbana foi contemplado pelo convênio, que em quatro meses de atividades, foi feita a conservação de 15 mil metros lineares em vários bairros de Jundiaí. 

A jornada de trabalho dos detentos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma hora de almoço. A Prefeitura paga diretamente à FUNAP o valor de R$ 998 por mês por cada reeducando, além de vale-alimentação e vale-transporte. 

O repasse do valor para cada reeducando é de responsabilidade da Fundação, assim como os aspectos relativos à segurança e fiscalização do serviço. 

Autoestima renovada

O serralheiro Fernando Célio Rocha, 39 anos, atua há dois meses no convênio. Ele deixa a Penitenciária de Franco da Rocha, diariamente, e parte para o DCSS, da Prefeitura de Jundiaí, onde trabalha como serralheiro. 

“Estou muito contente com essa nova rotina. Posso colocar em prática meus conhecimentos e ajudo na manutenção da cidade. Me sinto mais reintegrado à sociedade desde então”, disse.

O seu colega de trabalho, Jeferson dos Santos Mineiro, 29 anos, trabalha como pintor no local e compartilha da mesma opinião. “Acredito que esta seja uma forma de mostrar à sociedade que queremos uma segunda chance para fazer as coisas direito. O pessoal aqui do Centro nos trata com muito respeito e isso nos dá mais confiança e incentiva a gente a buscar um novo caminho”, afirmou. 

Diariamente, eles aplicam os conhecimentos que adquiriu em cursos que fez no Senai e em capacitações oferecidas pelo Governo do Estado.

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade