Em 2022, a Cultura de Jundiaí investiu na preservação do patrimônio
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em 2022, a Cultura de Jundiaí investiu na preservação do patrimônio

As ações da gestão destacam as obras do Centro das Artes, preservação do Espaço Expressa e do Museu Ferroviário e mais. Confira.

Publicado

em

Atualizado há

Espaço Expressa vista de cima
Com foco na preservação, obras de revitalização avançam (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A tão aguardada obra do Centro das Artes, em 2022, avançou e já tem previsão de entrega para março de 2023. Além desta, a Cultura deu atenção à preservação de outros equipamentos históricos de Jundiaí, como o Complexo Fepasa – agora, Espaço Expressa – e o Museu Ferroviário.

“O sucesso da preservação de um patrimônio se dá, além da manutenção frequente e criteriosa, por meio da sua ocupação pelas pessoas e pela escolha acertada de seu plano de uso por elas. Se não for devidamente ocupado, até mesmo o espaço recentemente revitalizado pode voltar, em pouco tempo, à degradação. Por isso, a exemplo das intervenções já feitas nos anos anteriores na Pinacoteca, no Teatro Polytheama e no prédio do Solar do Barão, em 2022 o Centro das Artes e o Espaço Expressa receberam, respectivamente, o avanço de suas obras e a concretização de sua vocação, com foco na Cultura e no fazer criativo, sempre pautados pela preservação e conservação”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Centro das Artes

Após a finalização das obras, o Centro das Artes apresentará aos visitantes um espaço moderno, com a sua tradição preservada. Uma ampla área de convivência vai oferecer espaço para apresentações e projeções artísticas, central de bilheteria de todos os equipamentos da Cultura. Além disso, uma cafeteria e empório para comercialização de produtos locais, como livros de autores jundiaienses e artesanato do Jundiaí feito à Mão. Ainda no espaço, haverá um ambiente de co-working do Jundiaí Empreendedora.

O térreo do Centro das Artes também terá uma nova sala de espetáculos, com até 100 lugares móveis. No andar superior, uma Galeria de Exposições, com iluminação cênica adequada. O acesso ao piso superior poderá ser feito pela escada principal ou elevador.

A Sala Glória Rocha terá todos os atributos para ser um dos espaços teatrais mais modernos do Brasil, com ampliação de seu pé direito, maior área de palco e um corredor de rotunda, além de uma cabine de audiodescrição, ao lado da sala de som e luz. Como próximas intervenções, vai sua nova roupagem cênica, cortinas e poltronas. O tratamento acústico do teatro começa desde o acesso, como barreiras, porta e cortinas, e segue em todo o espaço, nas paredes quanto no teto. De acordo com a Cultura, 77% dos serviços estão executados.

Expressa e Museu

Com o mesmo foco de preservar equipamentos culturais históricos, uma série de intervenções de manutenção e grande investimentos foram feitos no Espaço Expressa. O local ganhou um novo conceito de ocupação, com atrações gratuitas propostas pela Prefeitura. O Espaço Expressa ainda é norteado com base em 5 eixos, definidos pela letra C: Cidade e Cidadania, Comida, Convivência, Criança e, obviamente, Cultura.

“A partir da transferência da Cultura para o Expressa já foram realizadas inúmeras intervenções para a sua preservação e para melhorar a experiência de uso para seus frequentadores”, comenta o gestor Marcelo. “Todas novidades implantadas no espaço têm como base o Plano Diretor de ocupação e uso do local, aprovado pela Prefeitura em 2020 junto aos órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural”, acrescenta.

Além dos serviços de manutenção que vão desde a pintura das calçadas internas, limpeza de canaletas e pintura de grelhas de escoamento de águas pluviais, aplicação de cal nos barrados dos prédios, mais recentemente, a gestão investiu R$ 2,8 milhões na reforma do telhado do galpão de estacionamento para revitalização da cobertura e substituição das telhas de fibrocimento por material de zinco no galpão 16, espaço com 7,5 mil metros quadrados de extensão.

Família visitando Museu Ferroviário
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A reabertura do Museu Ferroviário, localizado no Espaço Expressa, também confirmou o olhar atento da Cultura ao patrimônio da cidade. O local passou por revitalização completa – com manutenção do piso, pintura, instalação de iluminação cênica, além da reorganização e higienização do acervo.

Ferrovias… muito além dos trilhos, a exposição inédita montada para a reabertura do espaço, valoriza a importância da memória e dos trabalhadores da ferrovia para a cidade, propostas alinhadas ao conceito do Expressa, que trata da vocação enquanto lugar de expressão cultural e humana, evocando também seu passado ferroviário.

Jundiaí

Prefeito Luiz Fernando Machado nomeia nova diretoria da FMJ

A cerimônia de posse ocorrerá no Anfiteatro Pedro Favaro, com planos ambiciosos para expandir ensino, pesquisa e assistência na FMJ

Publicado

em

Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini celebram nomeação para dirigir a FMJ, focando em inovação e excelência acadêmica até 2028 (Foto: FMJ)

O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, nomeou, através da portaria 78/2024, os professores Evaldo Marchi e Ana Carolina Marchesini de Camargo como diretor e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para o período de 2024 a 2028. A cerimônia de posse será realizada no dia 25 de maio, sábado, às 10h, no Anfiteatro Pedro Favaro da FMJ.…

Continuar lendo

Jundiaí

9ª Brasil Log chega a Jundiaí com encontros estratégicos, inovações e tendências

Descubra as últimas inovações em logística, participe de palestras exclusivas e faça networking com líderes do setor na Brasil LOG 2024

Publicado

em

A imagem mostra uma exposição ou feira de tecnologia industrial, onde pessoas estão observando e discutindo equipamentos de automação, como transportadores de rolos usados para movimentação de caixas. No centro, há uma máquina amarela com esteiras rolantes que transportam caixas de papelão. À direita, um grupo de pessoas, algumas de terno, conversa próximo aos estandes.
Visitantes exploram as soluções inovadoras e oportunidades de negócios apresentadas na feira (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 9ª Feira Internacional de Logística, a Brasil Log, abre suas portas na próxima semana, de 22 a 24 de maio, no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), em Jundiaí. Com a expectativa de reunir mais de 80 expositores e gerar R$ 15 milhões em negócios, a feira se consolida como um importante espaço para o networking, geração de…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia da Coxinha: Jundiaí celebra seu patrimônio imaterial com sabor e tradição

Jundiaí celebra o Dia da Coxinha, destacando a coxinha de queijo como um ícone local e patrimônio imaterial há mais de 40 anos.

Publicado

em

A imagem mostra uma mesa coberta com uma toalha de mesa xadrez azul e branca, sobre a qual estão dispostas várias coxinhas de queijo apresentadas em pratos decorativos. As coxinhas têm formato cônico e algumas estão acompanhadas de guarnições como folhas verdes e molhos. Ao fundo, há outras mesas com toalhas de cor clara e pessoas desfocadas, sugerindo um ambiente de restaurante ou evento gastronômico.
Coxinha de queijo de Jundiaí é um símbolo cultural que une tradição e sabor, atraindo visitantes de todo o Brasil. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado, dia 18 de maio, celebramos o Dia da Coxinha, o salgado mais amado do Brasil. E em Jundiaí, essa data tem um significado ainda mais especial: a coxinha de queijo é considerada patrimônio imaterial da cidade, um símbolo da gastronomia local que atrai fãs de todo o país. Mais que um salgado, uma tradição Presentes nos cardápios de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Publicado

em

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos. Um compromisso…

Continuar lendo

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo
Publicidade