Família cria cabide solidário no Centro de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Família cria cabide solidário no Centro de Jundiaí

Com os dizeres “Você precisa? Sim: pegue uma peça. Não: doe uma peça”, cabide solidário está fazendo sucesso

Publicado

em

Atualizado há

Irene abastece diariamente os cabides (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

Quem passou recentemente pela rua Senador Fonseca, no Centro de Jundiaí, certamente reparou em uma iniciativa inovadora no muro que fica no ponto de ônibus mais ao final da rua, em frente da Escola Professor Luiz Rosa. Por ali, entre duas colunas, foi fixada uma placa com apoio para cabides de roupas.

Com os dizeres  “Você precisa? Sim: pegue uma peça. Não: doe uma peça”, o cabide solidário está sempre com peças de roupas e é abastecido diariamente por Irene Vieira, dona do brechó Achou Família, do outro lado da rua.

“O brechó, que é familiar – criado por mim, meu marido e minha filha – existe há um ano e meio. Nosso intuito sempre foi promover ações sociais, já que todas as nossas roupas são compradas de instituições de caridade, e vimos isso como uma forma de agradecer e devolver tudo que conseguimos de positivo ao longo da nossa trajetória desde que abrimos esse espaço”, conta a idealizadora do projeto.

Ela conta que sempre se interessou por cabides solidários, mas somente um mês atrás puderam colocar a iniciativa em prática. No início, como projeto piloto, viram que deu muito certo e decidiram levar a iniciativa adiante.

“Vimos que as pessoas abraçaram a causa, tanto os que passam pela rua quanto os vizinhos. Todos têm elogiado bastante. Com isso, fizemos a placa que está lá atualmente. Também colocamos caixas, para quem quiser doar sapatos, e coloquei uma planta também para decorar. Ao lado há um banco, para que quem espera o ônibus possa sentar”, continua.

Com as roupas expostas na rua, qualquer um que precisar pode pegar: seja uma pessoa desempregada, um morador de rua, ou, como Irene explica, “até mesmo quem está com frio e precisa de um agasalho naquele momento”.

Além do cabide solidário, brechó também instalou banco em ponto de ônibus (Foto: Letícia Rodrigues/Tribuna de Jundiaí)

“Esses dias estava frio e colocamos agasalhos nos cabides. Todas as peças foram recolhidas, mas uns dois dias depois uma dessas peças retornou para o cabide. Ou seja: a pessoa precisou naquele momento, com frio, e posteriormente devolveu no espaço para quem precisa”, relembra.

Mas, por mais que os cabides sejam abastecidos por Irene, as pessoas já estão se engajando e doam as peças por vontade própria. Um exemplo são as peças de crianças, que não são oferecidas no brechó e ainda assim estão constantemente nos cabides.

Um dos pontos positivos, de acordo com a idealizadora, é ver a ideia da solidariedade sendo passada adiante. “Esses dias uma mãe veio deixar roupas com os dois filhos e foi uma cena que me deixou muito feliz. A mãe ali doando, as crianças pequenas ajudando ela a colocar as roupas, aprendendo sobre esse gesto”.

Além disso, Irene explica que a ação visa o reúso e a sustentabilidade, conceitos importantes para ela e sua família. “Todos ganham nessa iniciativa, quem doa e quem recebe. E além de tudo reaproveitamos aquilo que já existe”, finaliza.

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade