Jundiaí intensifica fiscalização na Serra do Japi durante pandemia
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí intensifica fiscalização na Serra do Japi durante pandemia

População continua a frequentar a Serra do Japi em grande quantidade e sem respeitar o distanciamento social

Publicado

em

Foto de veículos na estrada que leva a Serra do Japi
Guarda Municipal de Jundiaí vem realizando bloqueios para tentar conscientizar as pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante a pandemia do novo coronavírus, moradores de Jundiaí e de cidades próximas continuam a frequentar a Serra do Japi em grande quantidade e sem respeitar o distanciamento social, fundamental segundo as autoridades sanitárias de todo o mundo para reduzir o número de casos da Covid-19.

Várias pessoas também insistem em não usar máscaras, o que pode facilitar a propagação da doença.

“A visitação à Serra do Japi deve ocorrer de forma consciente também em tempos de pandemia, sem a aglomeração de motoristas, pedestres e ciclistas, como temos visto acontecer com frequência nos finais de semana e feriados”, reforça a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes. “Há ainda o problema de veículos andando em alta velocidade pelas ruas próximas à Reserva Biológica da serra, o que coloca em risco tanto quem mora no local quanto os animais que ali habitam”, emendou.

Muita gente reunida sem a proteção devida não é o único problema nas proximidades do maior patrimônio ambiental da Região, mesmo com as ações preventivas promovidas frequentemente pela Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí.

A GMJ vem realizando bloqueios para tentar conscientizar as pessoas. Algumas viaturas ainda usam seus autofalantes para passar mensagens de alerta aos munícipes e visitantes, seja para manter a higiene das mãos, usar máscaras e evitar aglomerações.

Quem usa a Serra do Japi sem respeitar a legislação do município está sujeito a pagar multas e responder processo na Justiça. Fazer churrasco constantemente e promover passeios de bicicleta, jipe ou de moto acabam gerando o acúmulo de pessoas, sujeira excessiva na serra, danos às árvores, fogueiras que podem se tornar queimadas, barulho, poluição e incômodo à fauna e a quem vive no local.

Dão o regramento à permanência de pessoas na Serra do Japi a Lei Municipal Complementar 417, de 2004, que rege a proteção do território, e o decreto 20.876, de 2007. É terminantemente proibida a entrada de indivíduos na Reserva Biológica da serra sem autorização e acompanhamento de pessoas autorizadas para as finalidades de pesquisa científica e educação ambiental monitorada.

“A grande maioria das propriedades da região é particular, com casas construídas nos bairros Santa Clara, Paiol Velho e Eloy Chaves. Visitantes e moradores interessados em reunir parentes e amigos no local devem entrar em contato com a Prefeitura de Jundiaí ou a Fundação Serra do Japi pelos telefones (11) 4817-8273 e 4589-8984, para saber como devem proceder quando estiverem no lugar”, lembrou a superintendente.

Novas placas

No início de 2020, a Fundação Serra do Japi instalou 10 novas placas na serra, visando orientar visitantes e moradores do entorno sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Cinco delas foram fixadas nas estradas de acesso à serra e as outras cinco em locais de grande fluxo de pessoas. Mesmo com estas placas, há indivíduos fazendo o contrário do que é recomendado.

Cada uma das placas traz a mensagem “Você está entrando em uma área de proteção ambiental. Respeite o Meio Ambiente e evite multas!”. Abaixo da frase estão pequenos desenhos (pictogramas) que indicam que, naquele trecho, é proibido promover encontros de veículos motorizados como jipes e motos de trilhas, nadar, caçar e fazer queimadas. “Mesmo assim, ainda há muitas pessoas desrespeitando a lei e sendo descuidadas quanto à prevenção ao Novo Coronavírus”, completou Vania.

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: bairro Santa Gertrudes recebe ação de nebulização veicular contra dengue

A ação acontece entre quarta (8) e sexta-feira (10) e complementa o trabalho de vistoria em imóveis para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Publicado

em

Por

A região acumula 451 casos de dengue dos 10.524 registrados na cidade. Saiba mais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), intensifica as ações de combate à dengue no município. Entre os dias 8 e 10 de maio, será realizada nebulização veicular no Jardim Santa Gertrudes, somando-se aos esforços já em andamento para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A nebulização veicular complementa o trabalho de vistoria em…

Continuar lendo
Publicidade