Biólogos descobrem gambá polinizador de flor rara na Serra do Japi
Connect with us

Meio Ambiente

Biólogos descobrem gambá polinizador de flor rara na Serra do Japi

Vídeo de câmera noturna comprova teoria de quase 30 anos que surgiu em Campinas

Published

on

flor, à esquerda; gambá, à direita
Gambá-de-orelha-preta foi flagrado polinizando uma espécie de planta muito diferente (Foto: Reprodução/Facebook/Pesquisas Fapesp)

O biólogo Felipe Amorim, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, descobriu na Reserva Biológica da Serra do Japi, em Jundiaí, a reposta de uma teoria de quase 30 anos: gambás são polinizadores de uma flor muito rara.

A evidência apareceu por meio de imagens produzidas com câmeras de segunda mão e potes de sorvete para protege-las da umidade da noite.

Ao amanhecer, dois alunos ficaram vendo os vídeos e voltaram para o campo, quando notaram um beija-flor se aproximando da planta. “Nada indicava que eles a polinizavam, mas realmente: os beija-flores vinham ao chão provar o néctar”, disse Felipe, em entrevista ao portal de notícias ‘G1’.

Depois disso, os alunos notaram que um rato havia visitado a planta e depois um Gambá-de-orelha-preta. “Nós acabamos de ver uma planta super estranha que é polinizada por gambás e beija-flores. Temos uma grande descoberta aqui”, afirmou o pesquisador ao portal de notícias.

No entanto, o princípio da descoberta surgiu nos anos 90, quando em um trabalho na Mata de Santa Genebra, em Campinas, a bióloga Patrícia Morellato encontrou uma planta exótica.

Segundo Patrícia, a planta estava em museus como uma parasita. O estudo não parou por aí e, com base em seus estudos de plantas da África do Sul e da Austrália, ela chegou na hipótese de que a planta seria polinizada por gambás.

Ela ainda relata que naquela época não existia a tecnologia de hoje para comprovar a teoria.

A planta tem apenas duas espécies no Brasil que possui um conjunto de flores com escamas, algo muito incomum, aponta o bióloga. Uma estrutura que só poderia ser desvendada por um mamífero.

Felipe chegou a mesma conclusão de Patrícia, mas com os recursos atuais foi possível comprovar a teoria. Ele conta que ao mandar os vídeos, a bióloga ficou “deslumbrada”.

Os dados colhidos por Patrícia aliados às observações de Felipe e seus alunos resultaram em provas consistentes que foram publicadas em um estudo.

Agora, os biólogos tentam descobrir se o gambá é determinante para a vida da planta e se, sem ele, outros polinizadores não acessariam o néctar. Eles também destacam a importância do animal no meio ambiente.

Com informações do portal de notícias ‘G1’.

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading

Meio Ambiente

Temperaturas acima da média, apesar do primeiro frio do inverno

Published

on

Temperaturas acima da média: Termômetro de rua mostra 11°C enquanto uma pessoa vestida com roupas de inverno caminha ao fundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temperaturas acima da média marcaram o início do inverno no Centro-Sul do país neste domingo (30), apesar da chegada do primeiro frio. Mas a alegria de quem gosta das baixas temperaturas será curta. Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, "apenas a região Sul do país está com uma condição de temperaturas mais baixas para o mês". Inclusive, o Brasil…

Continue Reading

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading
Advertisement