Biólogos descobrem gambá polinizador de flor rara na Serra do Japi
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Biólogos descobrem gambá polinizador de flor rara na Serra do Japi

Vídeo de câmera noturna comprova teoria de quase 30 anos que surgiu em Campinas

Publicado

em

flor, à esquerda; gambá, à direita
Gambá-de-orelha-preta foi flagrado polinizando uma espécie de planta muito diferente (Foto: Reprodução/Facebook/Pesquisas Fapesp)

O biólogo Felipe Amorim, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu, descobriu na Reserva Biológica da Serra do Japi, em Jundiaí, a reposta de uma teoria de quase 30 anos: gambás são polinizadores de uma flor muito rara.

A evidência apareceu por meio de imagens produzidas com câmeras de segunda mão e potes de sorvete para protege-las da umidade da noite.

Ao amanhecer, dois alunos ficaram vendo os vídeos e voltaram para o campo, quando notaram um beija-flor se aproximando da planta. “Nada indicava que eles a polinizavam, mas realmente: os beija-flores vinham ao chão provar o néctar”, disse Felipe, em entrevista ao portal de notícias ‘G1’.

Depois disso, os alunos notaram que um rato havia visitado a planta e depois um Gambá-de-orelha-preta. “Nós acabamos de ver uma planta super estranha que é polinizada por gambás e beija-flores. Temos uma grande descoberta aqui”, afirmou o pesquisador ao portal de notícias.

No entanto, o princípio da descoberta surgiu nos anos 90, quando em um trabalho na Mata de Santa Genebra, em Campinas, a bióloga Patrícia Morellato encontrou uma planta exótica.

Segundo Patrícia, a planta estava em museus como uma parasita. O estudo não parou por aí e, com base em seus estudos de plantas da África do Sul e da Austrália, ela chegou na hipótese de que a planta seria polinizada por gambás.

Ela ainda relata que naquela época não existia a tecnologia de hoje para comprovar a teoria.

A planta tem apenas duas espécies no Brasil que possui um conjunto de flores com escamas, algo muito incomum, aponta o bióloga. Uma estrutura que só poderia ser desvendada por um mamífero.

Felipe chegou a mesma conclusão de Patrícia, mas com os recursos atuais foi possível comprovar a teoria. Ele conta que ao mandar os vídeos, a bióloga ficou “deslumbrada”.

Os dados colhidos por Patrícia aliados às observações de Felipe e seus alunos resultaram em provas consistentes que foram publicadas em um estudo.

Agora, os biólogos tentam descobrir se o gambá é determinante para a vida da planta e se, sem ele, outros polinizadores não acessariam o néctar. Eles também destacam a importância do animal no meio ambiente.

Com informações do portal de notícias ‘G1’.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade