Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: População lota Praça do Centro para caravana da TV TEM e programação cultural

A Sexta no Centro contou com apresentações de dança, Rua de Brincar, Dog Show, vacinação e mais. Confira.

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Milhares de pessoas conferiram, nesta sexta-feira (05), a programação cultural e de serviços promovida pela Prefeitura de Jundiaí na Praça da Matriz. No período da manhã, as atrações dividiram a praça com a Caravana 20 anos da TVTEM. Ao longo do dia, ocorreram ações do Mês da Luta Antimanicomial e a edição de maio do Sexta no Centro, na Praça do Coreto.

“A excelência da programação e dos serviços trazidos hoje ao Centro está alinhada com a proposta da Prefeitura de revitalização destes espaços, por meio de sua requalificação e de sua ocupação por parte da população”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Programação cultural

A programação cultural da manhã trouxe uma série de apresentações. As atrações musicais ficaram a cargo de Marcelo Gut Trio, Marina Ebbecke, Rodolfo de Neguinho e do conjunto de câmara da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí.

Outras performances também abrilhantaram a manhã, como a da Cia. Jovem de Dança, que apresentou a abertura de seu espetáculo “Instagrimm”; do Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ); das turmas do lian gong, da Unidade de Promoção da Saúde (UGPS); do karatê, da Unidade de Esporte e Lazer (UGEL); a “Tarantella” italiana com os alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA); e apresentações musicais em inglês com os alunos das Emeb Luiz Bárbaro (Ponte São João) e Glória Rocha Genovese (Vila Cristo Redentor).

A programação também trouxe de volta a Corte da Uva 2023, responsável por apresentar aos participantes diversas delícias das Rotas Turísticas de Jundiaí, como a coxinha de queijo (patrimônio imaterial de Jundiaí) e produtos derivados da Uva Niagara Rosada de Jundiahy (recentemente certificada com indicação geográfica).

Também estava montada uma Rua de Brincar, instalação do programa Cidade das Crianças. O operador de empilhadeira Eduardo Barbosa, morador do Tarumã, aproveitou para pular corda com o filho Bryan, de quatro anos. “Achei perfeita esta iniciativa da Prefeitura. Quanto mais essas crianças se afastarem dos eletrônicos melhore será para elas”. As atividades foram acompanhadas por recreadores do grupo Amorah.

Serviços no Centro

As praças também contaram com diversos estandes de serviços oferecidos pela Prefeitura. Com foco na Saúde, as equipes prestaram serviços como fitoterapia, auriculoterapia, verificação de câncer de boca, explicações sobre o ciclo do mosquito da dengue e formas de prevenção, além de aferição de pressão e aplicação de doses das vacinas contra a Influenza e Covid. Também prestaram atendimentos e orientações os serviços do Jundiaí Empreendedora e do Procon Móvel.

Joana Marin, moradora da Agapeama, é técnica em imobilização médica e foi à praça para fazer seu cadastro no Jundiaí Empreendedora. “Achei a iniciativa e o atendimento ótimos. Vim ao Centro para fazer o cadastro e vou ficar para conferir as atrações”.

Já a Sandra Mina, moradora do Jardim Estádio, estava de passagem e aproveitou para tomar a vacina da gripe. “O inverno está chegando e é preciso se imunizar. Por isso, aplicar as doses aqui na praça é muito importante, principalmente para aqueles que não têm disposição, nem disponibilidade de ir atrás da vacina”.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Sexta no Centro

Esta edição do Sexta no Centro começou mais cedo, logo pela manhã, com as barracas de alimentação das feiras e varejões municipais na Praça do Coreto, e os artistas do programa “Jundiaí feito à Mão” ao longo do calçadão da rua Barão.

Para marcar a programação do Mês da Luta Antimanicomial, as equipes da Coordenadoria de Saúde Mental realizaram na Praça oficinas de confecção de cartazes e Hip-Hop, distribuição de material informativo e caminhada ao som do maracatu. A barraca do Colmeia Ecosol, iniciativa da Prefeitura que integra diversos serviços voltados à geração de renda por meio de Economia Criativa e Solidária, também marcou presença com a exposição e venda de produtos.

Já a programação musical no palco do Coreto contou, no fim de tarde, com a apresentação de Hip-Hop da banda Floco. Na sequência, veio o pagode do Grupo Duro na Queda e o sertanejo de Cícero Morais.

Jundiaí

Linha especial de ônibus reforça transporte para jogo do Paulista neste sábado

Prefeitura de Jundiaí disponibiliza linha especial e reforça opções de ônibus para facilitar o acesso dos torcedores ao estádio Jayme Cintra

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), preparou uma operação especial para os torcedores que irão acompanhar o jogo do Paulista Futebol Clube neste sábado (19), no estádio Jayme Cintra. Para facilitar o deslocamento até o local da partida, será disponibilizada uma linha especial de ônibus, além do reforço no atendimento de…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí inicia reforma da EMEB da Vila Esperança após dois anos de fechamento

A unidade de Educação Infantil da Vila Esperança começa a ser totalmente revitalizada e deve reabrir no início do ano letivo de 2026.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí deu início à aguardada reforma da EMEB Professora Adail de Oliveira Lenhaioli, no bairro Vila Esperança. A unidade, que estava fechada há dois anos, passará por uma revitalização completa e deverá retomar as atividades no começo do ano letivo de 2026. A previsão de conclusão das obras é dezembro de 2025. Reabertura atende demanda da comunidade…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo