Jundiaí receberá mais de 10 mil placas de denominação de ruas a custo zero para o município
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí receberá mais de 10 mil placas de denominação de ruas a custo zero para o município

As novas peças terão identificação de bairros por cores e equipamentos complementares, como mapas temáticos. Confira.

Published

on

Atualizado há

Placa da rua Petronilha Antunes, em Jundiaí
Concessão prevê a instalação de 10 mil placas de rua a custo zero para o município (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O sistema de Sinalização e Informação Urbana de Jundiaí ganhará um novo conceito e novas peças para identificação do nome de ruas. Agora, as placas terão identificação de bairros por cores e equipamentos complementares como mapas temáticos. E tudo isso, a custo zero para o município. Isso graças à concessão com o consórcio All Space Shempo Imobi, que instalará mais de 10 mil peças em toda a cidade. O projeto foi encabeçado pela Unidade de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA).

“Todas as peças seguem as tendências mais atualizadas do mercado em relação ao design e durabilidade. Tudo a custo zero para o município. O consórcio vai explorar a publicidade da placa, colocando anúncios comerciais acima delas, sem que o município pague nenhuma quantia pelo serviço, que é muito importante”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Na chamada “concessão onerosa”, o Poder Público cede o direito de exploração de um recurso de sua propriedade em troca de uma remuneração pré-estabelecida. Neste caso, o recurso são as áreas livres do solo urbano e a remuneração, o serviço prestado. As placas são responsáveis pela identificação de logradouros públicos, podendo haver a indicação do bairro, CEP e numeração. Além disso, há espaço para exploração de publicidade que poderá ser em mídias estáticas e dinâmicas, seguindo o que temos de tecnologia digital atualmente.

De acordo com a diretora do Departamento de Projetos Urbanos, Paula Siqueira, a iniciativa instalará as primeiras placas em ruas da Região Leste, principalmente o Jardim São Camilo. “Esse serviço converge com a requalificação do bairro, que é um dos principais projetos do governo”, lembrou.

120 placas por mês

O projeto prevê a instalação de 120 placas por mês, considerando os pedidos já existentes no município e novas solicitações, ao longo de 10 anos. Serão contempladas 10.010 placas, 500 conjuntos toponímicos (peças instaladas em postes metálicos, normalmente em esquinas com os nomes das duas ruas), 40 painéis de mensagens variáveis (relógios digitais), 5 conjuntos diretórios com mapas temáticos, 30 conjuntos de identificação setorial, seguindo as cores de identificação dos bairros e 25 conjuntos toponímicos digitais (com a publicidade digital).

“A Prefeitura também poderá usar os painéis digitais para informações institucionais e serviços à população. Outra vantagem é que a gestão da concessão será por um sistema online georeferenciado, o que vai proporcionar efetivo controle das demandas, assim como no monitoramento, otimização e qualidade do serviço”, lembrou Paula Siqueira. Assim, a previsão é que a instalação comece no segundo semestre deste ano.

Placas de ruas de Jundiaí

“O objetivo do projeto é estruturar a concessão, com a expectativa de melhorar a instalação e manutenção de placas e conjuntos toponímicos facilitando a visualização e a segurança dos pedestres e daqueles que trafegam em veículos”, lembrou o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho. 

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement