Jundiaí tem indicador satisfatório de arboviroses, mas algumas regiões exigem atenção
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí tem indicador satisfatório de arboviroses, mas algumas regiões exigem atenção

Com a chegada das chuvas com maior frequência, o cuidado com os ambientes domésticos é essencial para interromper o ciclo

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizaram entre os dias 11 e 22 de outubro, a avaliação de densidade larvária (ADL). Foi identificado que a cidade de Jundiaí, no geral, está em situação satisfatória (0,7), com baixa infestação. No entanto, há regiões em que a ocorrência de larvas do mosquito Aedes Aegytpi se destaca e coloca os bairros em situação de Alerta. Com a chegada das chuvas com maior frequência, o cuidado com os ambientes domésticos é essencial para interromper o ciclo do mosquito transmissor de dengue, zika chikungunya e febre amarela.

A avaliação foi realizada em 5.232 imóveis visitados em toda a cidade. Para a avaliação, foram divididas em oito áreas, geográficas. Do total de residências visitadas, 4.727 apresentava criadouros sem água, porém expostos à chuva, possibilitando a criação de mosquitos. “Os mais comuns permanecem sendo os pratos das plantas, latas e frascos não utilizáveis, garrafas retornáveis, lonas e plásticos, baldes, bromélias e garrafas descartáveis. Itens que a s pessoas possuem nas casas e, se não observados com cuidado, podem se transformar em criadouros dos mosquitos transmissores das arboviroses”, comenta a biomédica da Visam, Ana Lúcia de Castro.

Entre os criadouros com água identificados, 1.041, 28 estavam com larvas, sendo 25 com larvas de Aedes aegypti, ou seja, 89%. De acordo com a biomédica, esses criadouros em três ou quatro dias contariam com mosquitos adultos, capazes de transmitir as arboviroses. Os bairros com maior coleta de larvas foram Vila Rami e Agapeama. “Em todo o território teve presença do Aedes com infestação baixa. Se as residências continuarem a oferecer criadouros, o mosquito vai se estabelecer e, em 2022, uma infestação maior será ocasionada e levará risco à saúde”, salienta a biomédica.

Jundiaí

Alunos de Jundiaí apresentam projetos inovadores em feira de ciências

Estudantes aplicaram o aprendizado em projetos práticos que encantaram a comunidade escolar e promoveram reflexões sobre o meio ambiente.

Published

on

Alunos da rede pública de jundiaí.
Alunos da EMEB da Flórida Mestag, no Mato Dentro, mostram projetos inovadores em feira de ciências (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os alunos da EMEB Flórida Mestag, localizada no bairro Mato Dentro, em Jundiaí (SP) deram um show de criatividade e compromisso com o meio ambiente durante a Feira de Ciências, realizada no sábado (30), no Parque Urbano Mato Dentro. A iniciativa, que envolveu professores, direção, familiares e amigos, foi o ponto alto de meses de pesquisa e aprendizado voltados para inovação…

Continue Reading

Jundiaí

Programa Ludicidadania nas escolas: Jundiaí celebra conclusão de nova turma no bairro Almerinda Chaves

Iniciativa da Guarda Municipal de Jundiaí promove cidadania e transforma a vida de estudantes.

Published

on

Programa Ludicidadania
240 alunos de sete classes dos 4º anos da EMEB Ivo de Bona se formaram no programa (Foto: Divulgação)

Com cerca de 240 alunos do 4º ano, a EMEB Ivo de Bona, localizada no Parque Almerinda Chaves, em Jundiaí, foi palco de uma celebração emocionante do Programa Ludicidadania neste sábado (30). A iniciativa é promovida pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em parceria com a Unidade de Gestão de Educação. O evento reuniu estudantes, familiares e amigos em uma quadra lotada para celebrar o aprendizado…

Continue Reading

Jundiaí

Sustentabilidade em foco: DAE Jundiaí implementará usina fotovoltaica na sede

A obra, com investimento de R$ 14 milhões, começa em dezembro e tem previsão de conclusão em dez meses.

Published

on

Estacionamento da DAE Jundiaí.
Obras no atual estacionamento de funcionários começam em dezembro (Foto: DAE Jundiaí)

A DAE Jundiaí dá mais um passo em direção à sustentabilidade com a implantação de uma usina fotovoltaica na sede administrativa, localizada na Vila Hortolândia. O projeto, que terá início em dezembro, visa gerar energia para as unidades de baixa tensão e proporcionar cobertura completa ao estacionamento dos funcionários. Com um investimento de R$ 14 milhões, a obra tem previsão…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content