Jundiaí tem Laboratório de Microbiologia certificado pelo Instituto Adolfo Lutz
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí tem Laboratório de Microbiologia certificado pelo Instituto Adolfo Lutz

Por mês, em média, 300 exames são analisados na unidade, localizada no Complexo de Referência de Infectologia

Publicado

em

Atualizado há

A qualidade dos testes para a detecção de tuberculose, realizados pelo Laboratório Municipal de Microbiologia de Jundiaí, foi atestada pelo Instituto Adolfo Lutz. O relatório de proficiência foi encaminhado à cidade na última semana. Por mês, em média, 300 exames são analisados na unidade, localizada no Complexo de Referência de Infectologia. Em períodos de Campanha de Intensificação de Busca Ativa de casos de Tuberculose, em março e setembro, a quantidade salta para um mil.

“Termos esse laboratório já é um diferencial da rede municipal de saúde. Esse certificado do Adolfo Lutz, que é referência, qualifica ainda mais o trabalho, comprovando a competência do órgão e de toda a sua equipe, que contribui para a consolidação na oferta de testes com qualidade, aumentando a segurança dos pacientes”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Para a avaliação, os técnicos do Adolfo Lutz, da regional de Campinas, consideraram aspectos como procedimentos para preparação e resultados encontrados. Foram levadas para análise, 794 lâminas de baciloscopia de tuberculose, processadas entre setembro e novembro de 2022.

“O diagnóstico de micobactérias é um trabalho muito específico, e a análise de concordância apontou que 100% das nossas lâminas estavam de acordo. Isso demonstra que seguimos corretamente as diretrizes do Ministério da Saúde, contidas no Manual de Recomendação para Diagnóstico Laboratorial de Tuberculose e Micobactérias. Estamos muito felizes com essa certificação”, comemora a responsável técnica pelo Laboratório de Jundiaí, biomédica Glaucia Cezário Pereira.

Estrutura

Além dos testes para a detecção da tuberculose, no Laboratório Municipal de Microbiologia, é realizada a leitura de lâminas para o diagnóstico da hanseníase, oriundas dos serviços da Atenção Básica e do Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI).

A partir deste ano, o órgão também passou a receber dos hospitais públicos e privados, da Atenção Básica e do AMI, os exames de sorologia para doenças como raiva, febre maculosa, leptospirose, arboviroses (dengue, zika e Chikungunya), sarampo, rubéola, meningite e Covid-19. No local, é efetuada a centrifugação das amostras, a identificação, a soragem e o armazenamento até a retirada pela Vigilância Epidemiológica para encaminhamento ao Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico.

A estrutura é composta por equipamentos como um ultrafreezer que chega a menos 70 graus Celsius e um aparelho Genexpert, que permite detectar até se o paciente tem traços do DNA da micobactéria que causa tuberculose e, também, aponta se o paciente é resistente ou sensível ao fármaco usado no tratamento da doença.

Complexo

Desde agosto, o Complexo de Referência de Infectologia que agrega o laboratório, o AMI e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão na rua Palmira Cervi Bárbaro, 91. O prédio recebeu investimento de cerca de R$ 400 mil da Prefeitura, em obras de reforma e de adequação. A estrutura também conta com mais consultórios, com atendimento odontológico e farmácia para a dispensação de medicamentos específicos.

Jundiaí

Noite de festa no Centro abre as programações do ‘Circuito Natal Luz’ e ‘Jundiaí 367 anos’

Publicado

em

Por

Projeções na Catedral seguem nas próximas semanas, de segunda a sexta-feira, com sessões às 19h10, 20h e 21h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Uma verdadeira festa de luzes e músicas no Centro Histórico abriu, na noite dessa sexta-feira (01), o Circuito Natal Luz e Jundiaí 367 anos, programações já tradicionais na cidade propostas pela Prefeitura para o mês de dezembro, com entregas e inaugurações, atrações culturais gratuitas e sempre muitas novidades. Para a realização da programação natalina, a iniciativa conta ainda com as parcerias da Catedral…

Continuar lendo

Jundiaí

4ª FENS: Papai Noel recebe cartinhas com pedidos das crianças neste final de semana

Publicado

em

Por

A 4ª FENS será a Casa do Papai Noel e da Mamãe Noel neste final de semana, no Parque da Uva: entrada e estacionamento gratuitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Papai Noel estará neste sábado (2) e domingo (3) na 4ª FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços), no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O local conta também com espaço kids e o Circuito Crianças Empreendedoras, além de praça de alimentação com mais de 20 food trucks, shows musicais e atrações culturais. A entrada e o estacionamento…

Continuar lendo

Jundiaí

Videomaker de Jundiaí é premiada no maior festival de web-séries do mundo

“idear” competiu diretamente com outros 9 projetos, incluindo 4 produções canadenses.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nesta terça-feira (28), o documentário “idear“, produzido pela Videomaker Lúana Zaparoli, de Jundiaí, ganhou o prêmio de melhor série de Variedades no Rio WebFest 2023, o maior festival de web-séries do mundo. O projeto jundiaiense destacou-se entre os mais de 2 mil projetos inscritos na 9ª edição do festival, que selecionou 267 filmes para concorrerem em 72 categorias diferentes. Assim,…

Continuar lendo

Jundiaí

Começou o Circuito Natal Luz de Jundiaí de 2023

Atrações gratuitas seguem até o dia 23 de dezembro no Centro da cidade

Publicado

em

Por

A programação do Circuito Natal Luz está de volta ao Centro de Jundiaí, com atrações gratuitas até o dia 23 de dezembro. Entre as atrações, tem coral nas janelas do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, exposição de presépios, casa do Papai Noel e projeção de luz na fachada da Catedral Nossa Senhora do Desterro. Ao longo do…

Continuar lendo

Jundiaí

Gestores e alunos de EMEB de Jundiaí discutem melhorias no Jardim Tulipas

Alguns dos pedidos foram ciclovia, espaço pet, plantio de árvores, revitalização e ampliação dos brinquedos, elementos que remetam à campanha pé de infância, entre outros.

Publicado

em

Por

 A iniciativa de receber os estudantes está em consonância com o Programa Cidade das Crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta semana, alunos da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho se reuniram com gestores de Jundiaí para sugerir melhorias para o bairro Jardim Tulipas. Receberam as crianças os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos) e Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte). A iniciativa de receber os estudantes está em consonância com o Programa Cidade…

Continuar lendo
Publicidade