Lei de proibição dos fogos com estampido prevê conscientização em condomínios residenciais
Connect with us

Jundiaí

Lei de proibição dos fogos com estampido prevê conscientização em condomínios residenciais

É necessária ampla divulgação sobre os riscos do estampido aos animais domésticos e silvestres, crianças, idosos, autistas e tantos outros que sofrem com os estouros.

Published

on

Atualizado há

Na última sessão do ano, nesta segunda-feira (06), na Câmara de Jundiaí, foi aprovado projeto de lei dos vereadores Faouaz Taha, Leandro Palmarini e Paulo Sérgio Martins, para que haja conscientização em condomínios residenciais a respeito da proibição da soltura de fogos com estampido na cidade. A proibição é prevista em lei municipal, de autoria dos mesmos vereadores, desde 2020. 

Diante da espera pela fiscalização por parte da prefeitura, os parlamentares acreditam que, para além de punição aos infratores, é necessária ampla divulgação sobre os riscos do estampido aos animais domésticos e silvestres, crianças, idosos, autistas e tantos outros que sofrem com os estouros. Por essa razão, o projeto aprovado inclui alteração para que haja cartazes nos condomínios sobre a existência da lei.

Um dos autores do projeto e presidente da Casa, Faouaz Taha, é também criador da campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ que justamente busca maior conscientização sobre o tema, desde 2018, por meio de divulgação da lei nas redes sociais e em pontos apoiadores, como pet shops, clínicas veterinárias, casas de ração e outros. Mais de 3 mil pessoas apoiaram ainda a campanha em abaixo-assinado.

“Todos os anos, mesmo antes da lei aprovada, fazemos ações de conscientização e discussão sobre os riscos dos fogos com estampido. Neste ano, gostaríamos de ter o apoio de condomínios que, naturalmente, já evitam a soltura em respeito aos seus moradores e animais, sobretudo neste período de festas. Esperamos ter apoio e, assim, mostrar que, para além da punição ou fiscalização, a mudança de hábito ocorre por meio do conhecimento sobre a causa”, diz Faouaz.

A alteração na lei não prevê sanções, apenas a fixação de cartazes para divulgação da proibição. O vereador Faouaz também possui um campo de denúncias on-line, cujos dados serviram como mapeamento da incidência de soltura de fogos na cidade, para indicar locais em que ações preventivas poderiam ser feitas. O documento foi entregue às autoridades e à prefeitura.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement